O trabalho tem objetivo de apresentar uma análise da relação teórica e prática das representações de gênero, desenvolvida por meio de um projeto de intervenção intitulado: ‘Discussões com adolescentes sobre o conceito de gênero, sexo e sexualidade’ em uma instituição de educação não formal, com adolescentes, dependentes químicos, na cidade de Campo Mourão/PR. Nosso questionamento foi: Como problematizar a teoria dos Estudos de Gênero e suas representações com adolescentes? Utilizamos como aporte teórico, os estudos na área da educação não formal, dentre eles/as Gohn (2006) e Trilla (2008), e quanto à intervenção pedagógica a abordagem teórica dos Estudos de Gênero com aporte dos Estudos Culturais, mediante as contribuições de Louro (1997; 2013) França (2009); Silva (2011), entre outros/as. Optamos por analisar neste trabalho, parte de um questionário que teve o intuito de analisar a construção de alguns conceitos e como estes influenciam na construção das identidades dos adolescentes. Consideramos que, ao se trabalhar as relações sociais e culturais de gênero, sexo e sexualidade na modalidade de educação não formal, a identidade humana é reproduzida e incorporada ao longo da vida de acordo com o que as instâncias sociais como, mídia, escola, que de certa forma, normatizam os modos de ser.