A ATUAL SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA É CARACTERIZADA PELA SUA PROGRESSIVA IMERSÃO NA CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A SUA CRESCENTE DEPENDÊNCIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. DEVIDO AO AVANÇO TECNOLÓGICO CONTEÚDOS DA FÍSICA MODERNA, COMO O EFEITO FOTOELÉTRICO, NÃO HABITAM, EM SUA TOTALIDADE, NO CAMPO DA ABSTRAÇÃO. O ALUNO SE DEPARA EM SEU COTIDIANO COM APARELHOS ELETRÔNICOS E ÓPTICO ELÉTRICOS QUE TRAZEM ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA BOA COMPREENSÃO DA FÍSICA MODERNA. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA TEM O IMPORTANTE PAPEL SOCIAL DE PREPARAR O ALUNO PARA LIDAR COM AS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE EM QUE VIVE. OS LIVROS DIDÁTICOS TÊM O OBJETIVO DE AUXILIAR O PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DO SABER E O NO NÍVEL QUE ESSE SABER SERÁ APRESENTADO AOS ALUNOS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA DO CONTEÚDO EFEITO FOTOELÉTRICO NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018.