NETO, Silverio Alves Pereira et al.. Intervalos de recreios, uma outra história. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/553>. Acesso em: 21/11/2024 19:57
Este trabalho objetiva apresentar o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção “Intervalos de recreio”, uma outra história pela intervenção pedagógica” como resultado de extensão desenvolvida a partir da disciplina Língua Portuguesa: conteúdo e metodologia. Como professores da rede Municipal e Privada do ensino acerca de quinze anos sabe-se que a realidade dos intervalos de recreio nas escolas brasileiras, no que se refere a aprendizagem, configura-se uma triste e estarrecedora realidade. O que pode configurar-se como um momento de diversão e descontração, culmina com pancadaria e violências em geral. A partir dessa realidade desoladora apresenta-se o resultado de atividades lúdicas concretas resultantes de metodologias diversificadas elaboradas por alunos do VI bloco de Pedagogia-UESPI sob orientação desta professora pesquisadora Umbelina Saraiva Alves e fundamentação nos estudos de Antunes(2007), Borba(2006), Brasil(2000), Kishimoto(2008), Santos(2008). A escolha do campo de intervenção, a escola “Nossa Senhora de Fátima” em Campo Maior, ocorreu devido ser uma escola carente que funciona por incentivo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e que apesar dessa realidade, apresentou o segundo lugar no IDEB de 2010. Intenciona-se com esta iniciativa provocar uma reflexão sobre as práticas dos intervalos de recreio como iniciativa estimulante, divertida e educativa.