INTRODUÇÃO: O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS VIVENCIADAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN NATAL. OBJETIVO: O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS E AS ATIVIDADES VIVENCIADAS COM IDOSOS DO GRUPO VIDA COM SAÚDE. METODOLOGIA: TRATOU-SE DE UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RODA DE CONVERSA COM IDOSOS DO GRUPO VIDA COM SAÚDE, PERTENCENTE AO PROGRAMA HIPERDIA (HIPERTENSÃO E DIABETES). ESTE GRUPO É VINCULADO A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, PLANALTO, DISTRITO SANITÁRIO LESTE, NATAL/RN. RESULTADOS E DISCUSSÕES: AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM: CONFECÇÃO DE CONVITES PELA EQUIPE PARA OS PARTICIPANTES DO GRUPO; DRAMATIZAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO FISIOLÓGICO DA DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS E OUTROS NUTRIENTES, RELACIONANDO COM OS ASPECTOS PATOLÓGICOS DA DIABETES E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL; PRÁTICA DE ALONGAMENTOS/EXERCÍCIOS E DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS COM ORIENTAÇÕES PARA EXERCÍCIOS FÍSICOS DOMICILIARES; DIÁLOGOS ACERCA DA NECESSIDADE DOS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL; DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETO COM ALGUMAS RECEITAS SAUDÁVEIS SEGUIDA DE UM MOMENTO FINAL DE DEGUSTAÇÃO DESTES ALIMENTOS PREPARADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE ALÉM DE EXPERIÊNCIAS ENRIQUECEDORAS DE TROCAS DE SABERES COM O GRUPO, TAMBÉM FOI POSSÍVEL APRENDER MAIS SOBRE AS FORMAS DE PREVENÇÃO/TRATAMENTO RELACIONADAS À HIPERTENSÃO E AO DIABETES, ASSIM COMO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS EDUCACIONAIS, FUNDAMENTAIS NO DIA-A-DIA DO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE, POIS PARA ALÉM DO CUIDADO, A EDUCAÇÃO SE FAZ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA.