O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER E REFLETIR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ‘PSICOGERONTOLOGIA’ OFERECIDO AOS IDOSOS ALUNOS DO CURSO ‘EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO HUMANO’ NA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE (UAMA) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). O CONTEÚDO SE REFERE A TEMÁTICAS DA PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO PAUTADAS NO PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA VIDA. ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DESCRITIVO DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA VIVENCIADA POR DISCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA, A DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CONTEÚDO E A DUAS TURMAS DE IDOSOS ALUNOS. A MONITORIA FOI REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2019 E CONTOU COM 80 PARTICIPANTES EM DUAS TURMAS. AS AULAS CONTINHAM INFORMAÇÕES SOBRE AS PERDAS E GANHOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, ASPECTOS EMOCIONAIS, ESTRESSE, ANSIEDADE, FRAGILIDADE, DEMÊNCIAS, AUTONOMIA, PROJETO DE VIDA, QUALIDADE DE VIDA, SEXUALIDADE, A SAÚDE GLOBAL E MENTAL. VERIFICOU-SE A PARTICIPAÇÃO COLETIVA NO PROCESSO DE REFLEXÃO ACERCA DOS HÁBITOS E ATIVIDADES COTIDIANAS DOS IDOSOS, DESTACANDO-SE MUDANÇAS OBSERVADAS NO PENSAMENTO E RELATADAS PELOS PRÓPRIOS IDOSOS. A RELAÇÃO DOCENTE-MONITORES E ALUNOS FOI MARCADA POR CRESCIMENTO DE TODOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A EDUCAÇÃO SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENVELHECIMENTO É CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A SOCIALIZAÇÃO, EXPOSIÇÃO DE IDEIAS E REFLEXÃO, CONTRIBUINDO PARA A BUSCA DE UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.