AO LONGO DO ENVELHECIMENTO, OS IDOSOS PODEM SE DEPARAR COM UM DECLÍNIO MOTOR E COGNITIVO, CAPAZ DE INTERFERIR NAS TAREFAS DIÁRIAS. NO ENTANTO, É POSSÍVEL REVERTER A SITUAÇÃO, QUANDO O QUADRO JÁ SE ENCONTRA INSTALADO, E EVITAR OU ADIAR TAIS DÉFICITS INVESTINDO EM AÇÕES PREVENTIVAS POR MEIO DE INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS DE ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL, MOTORA E COGNITIVA. ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA DE DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO MOTORA E COGNITIVA PARA COM IDOSOS RESIDENTES EM UMA ILPI. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A SUPERVISÃO DOCENTE EM UMA ILPI PARA IDOSOS, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB. PROPÔS-SE A REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO TENDO COMO NORTEADOR TEÓRICO METODOLÓGICO O ARCO DE MAGUEREZ. PARA A PRÁTICA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA FORAM CONFECCIONADOS UM CALENDÁRIO E UM DIÁRIO DE MEMÓRIAS. A PARTIR DESSA VIVÊNCIA OS DISCENTES PUDERAM DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO PARA REALIZAÇÃO DE CONDUTAS QUE VÃO ALÉM DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO E DE CUIDADOS COMUNS. PARA OS IDOSOS AS ATIVIDADES AUXILIARAM NA COORDENAÇÃO MOTORA, MEMÓRIA E INTERAÇÃO SOCIAL DOS PARTICIPANTES. CONCLUI-SE QUE AS PRÁTICAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA SÃO FERRAMENTAS INTERATIVAS SIMPLES, DINÂMICAS E DE FÁCIL APLICABILIDADE, ESSENCIAIS PARA PROMOVER O ENVELHECIMENTO ATIVO.