A MUDANÇA DE DECÚBITO OU O POSICIONAMENTO DOS PACIENTES COM RISCOS DE LESÕES SÃO RECOMENDAÇÕES EFICAZES PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO (LPP) EM PACIENTES ACAMADOS. DURANTE VISITA DOMICILIAR NAS AULAS TEÓRICO PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA NOS DEPARAMOS COM UM PACIENTE COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA). PORTANTO, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE DETERMINAR A IMPLEMENTAÇÃO DE RELÓGIO PARA MUDANÇA DE DECÚBITO, UMA VEZ QUE ESTAS MUDANÇAS DEVEM POSSUIR HORÁRIOS E FREQUÊNCIAS SISTEMATIZADAS. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM AULAS TEÓRICO PRÁTICAS DESENVOLVIDO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (PB) QUE APÓS A APLICAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) COM 01 PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA) FOI IDENTIFICADO A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS PARA DIMINUIR OS DANOS CAUSADOS POR ESSA PATOLOGIA. PORTANTO, FOI APRESENTADO E EXPLICADO A FAMÍLIA COMO REALIZAR O POSICIONAMENTO E MUDANÇA DE DECÚBITO DO PACIENTE A PARTIR DE ORIENTAÇÕES BASEADAS NO RELÓGIO DE DECÚBITO AFIXADO NA CASA DO MESMO. OS RESULTADOS ESPERADOS FORAM DE PREVENIR O INÍCIO DAS COMPLICAÇÕES RELATIVAS AS LESÕES POR PRESSÃO EM VIRTUDE DE TAL PATOLOGIA. AUXILIAR A FAMÍLIA NA CONDUÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE ACAMADO E AINDA CONTRIBUIR COM O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ENTRE SERVIÇO E ACADEMIA. PORTANTO, AO FINAL DESSE RELATO, IDENTIFICAMOS QUE AS AULAS TEÓRICO PRÁTICAS NOS PERMITEM UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE SERVIÇO, ACADEMIA E SOCIEDADE.