A MONITORIA CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO,
POIS PROPORCIONA A VIVÊNCIA DA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUE ENTENDE QUE O
DESEMPENHO DE UM OFÍCIO É ESTABELECIDO POR UM SABER-FAZER TEÓRICO E PRÁTICO QUE LEVA OS
SUJEITOS ATIVOS DA AÇÃO A EXPERIMENTAR MOMENTOS DE REFLEXÃO. NO 6º SEMESTRE DO CURSO DE
ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB (UFCG) OCORRE A DISCIPLINA DE
SAÚDE DO IDOSO. AS ATIVIDADES ORIENTADAS PELO MONITOR SÃO: ACOMPANHAMENTO DE AULA PRÁTICA,
PLANTÃO TIRA DÚVIDA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS JUNTO AO PROFESSOR. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO É
RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE A MONITORIA DA DISCIPLINA CITADA. TRATA-SE DE UM ESTUDO
DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO A PARTIR DA VIVÊNCIA DISCENTE NA MONITORIA DA
DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO, QUE, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFCG, É
OFERECIDA AOS DISCENTES DO 6º SEMESTRE. TAL EXPERIÊNCIA OCORREU NO MUNICÍPIO DE CAMPINA
GRANDE - PB, NOS SEMESTRES RELATIVOS A 2018.1 A 2019.1. AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NAS
MONITORIAS INFLUENCIAM OS MONITORES A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E MÉTODOS CRIATIVOS PARA INSTIGAR
O INTERESSE DOS ACADÊMICOS, ASSIM INTENSIFICANDO O CONTATO DO MONITOR COM O DISCENTE, COMO
EXEMPLO A PRÁTICA DE PUNÇÃO EM DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS, E EM MANEQUINS DISPONIBILIZADOS
PELA INSTITUIÇÃO. A MONITORIA PROPORCIONA TAMBÉM AO DISCENTE MONITORANDO A OPORTUNIDADE DE
DESENVOLVER HABILIDADES TÉCNICOS-DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. PORTANTO,
CONCLUI-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA EXIGIU COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADES POR PARTE DOS MONITORES, O QUE OPORTUNIZA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES, BEM COMO
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DAS MONITORIAS.