Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MONITORIA ACADÉMICA: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES NA ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, SAÚDE DO IDOSO, CUIDADOS EM ENFERMAGEM, , CUIDADOS EM ENFERMAGEM, Comunicação Oral (CO) AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
"2019-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 53584
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => """
      ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MONITORIA ACADÉMICA:\r\n
      CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES NA ATENÇÃO A SAÚDE DO\r\n
      IDOSO
      """
    "resumo" => """
      A MONITORIA CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO,\r\n
      POIS PROPORCIONA A VIVÊNCIA DA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUE ENTENDE QUE O\r\n
      DESEMPENHO DE UM OFÍCIO É ESTABELECIDO POR UM SABER-FAZER TEÓRICO E PRÁTICO QUE LEVA OS\r\n
      SUJEITOS ATIVOS DA AÇÃO A EXPERIMENTAR MOMENTOS DE REFLEXÃO. NO 6º SEMESTRE DO CURSO DE\r\n
      ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB (UFCG) OCORRE A DISCIPLINA DE\r\n
      SAÚDE DO IDOSO. AS ATIVIDADES ORIENTADAS PELO MONITOR SÃO: ACOMPANHAMENTO DE AULA PRÁTICA,\r\n
      PLANTÃO TIRA DÚVIDA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS JUNTO AO PROFESSOR. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO É\r\n
      RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE A MONITORIA DA DISCIPLINA CITADA. TRATA-SE DE UM ESTUDO\r\n
      DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO A PARTIR DA VIVÊNCIA DISCENTE NA MONITORIA DA\r\n
      DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO, QUE, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFCG, É\r\n
      OFERECIDA AOS DISCENTES DO 6º SEMESTRE. TAL EXPERIÊNCIA OCORREU NO MUNICÍPIO DE CAMPINA\r\n
      GRANDE - PB, NOS SEMESTRES RELATIVOS A 2018.1 A 2019.1. AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NAS\r\n
      MONITORIAS INFLUENCIAM OS MONITORES A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E MÉTODOS CRIATIVOS PARA INSTIGAR\r\n
      O INTERESSE DOS ACADÊMICOS, ASSIM INTENSIFICANDO O CONTATO DO MONITOR COM O DISCENTE, COMO\r\n
      EXEMPLO A PRÁTICA DE PUNÇÃO EM DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS, E EM MANEQUINS DISPONIBILIZADOS\r\n
      PELA INSTITUIÇÃO. A MONITORIA PROPORCIONA TAMBÉM AO DISCENTE MONITORANDO A OPORTUNIDADE DE\r\n
      DESENVOLVER HABILIDADES TÉCNICOS-DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. PORTANTO,\r\n
      CONCLUI-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA EXIGIU COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADES POR PARTE DOS MONITORES, O QUE OPORTUNIZA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES, BEM COMO\r\n
      UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DAS MONITORIAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, SAÚDE DO IDOSO, CUIDADOS EM ENFERMAGEM,, CUIDADOS EM ENFERMAGEM,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID644_24052019215236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANILZA MARIA MARCELINO"
    "autor_nome_curto" => "ISA MARIA"
    "autor_email" => "isamaria.ufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 53584
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => """
      ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MONITORIA ACADÉMICA:\r\n
      CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES NA ATENÇÃO A SAÚDE DO\r\n
      IDOSO
      """
    "resumo" => """
      A MONITORIA CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO,\r\n
      POIS PROPORCIONA A VIVÊNCIA DA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUE ENTENDE QUE O\r\n
      DESEMPENHO DE UM OFÍCIO É ESTABELECIDO POR UM SABER-FAZER TEÓRICO E PRÁTICO QUE LEVA OS\r\n
      SUJEITOS ATIVOS DA AÇÃO A EXPERIMENTAR MOMENTOS DE REFLEXÃO. NO 6º SEMESTRE DO CURSO DE\r\n
      ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB (UFCG) OCORRE A DISCIPLINA DE\r\n
      SAÚDE DO IDOSO. AS ATIVIDADES ORIENTADAS PELO MONITOR SÃO: ACOMPANHAMENTO DE AULA PRÁTICA,\r\n
      PLANTÃO TIRA DÚVIDA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS JUNTO AO PROFESSOR. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO É\r\n
      RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE A MONITORIA DA DISCIPLINA CITADA. TRATA-SE DE UM ESTUDO\r\n
      DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO A PARTIR DA VIVÊNCIA DISCENTE NA MONITORIA DA\r\n
      DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO, QUE, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFCG, É\r\n
      OFERECIDA AOS DISCENTES DO 6º SEMESTRE. TAL EXPERIÊNCIA OCORREU NO MUNICÍPIO DE CAMPINA\r\n
      GRANDE - PB, NOS SEMESTRES RELATIVOS A 2018.1 A 2019.1. AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NAS\r\n
      MONITORIAS INFLUENCIAM OS MONITORES A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E MÉTODOS CRIATIVOS PARA INSTIGAR\r\n
      O INTERESSE DOS ACADÊMICOS, ASSIM INTENSIFICANDO O CONTATO DO MONITOR COM O DISCENTE, COMO\r\n
      EXEMPLO A PRÁTICA DE PUNÇÃO EM DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS, E EM MANEQUINS DISPONIBILIZADOS\r\n
      PELA INSTITUIÇÃO. A MONITORIA PROPORCIONA TAMBÉM AO DISCENTE MONITORANDO A OPORTUNIDADE DE\r\n
      DESENVOLVER HABILIDADES TÉCNICOS-DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. PORTANTO,\r\n
      CONCLUI-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA EXIGIU COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADES POR PARTE DOS MONITORES, O QUE OPORTUNIZA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES, BEM COMO\r\n
      UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DAS MONITORIAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, SAÚDE DO IDOSO, CUIDADOS EM ENFERMAGEM,, CUIDADOS EM ENFERMAGEM,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID644_24052019215236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANILZA MARIA MARCELINO"
    "autor_nome_curto" => "ISA MARIA"
    "autor_email" => "isamaria.ufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

A MONITORIA CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO, POIS PROPORCIONA A VIVÊNCIA DA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUE ENTENDE QUE O DESEMPENHO DE UM OFÍCIO É ESTABELECIDO POR UM SABER-FAZER TEÓRICO E PRÁTICO QUE LEVA OS SUJEITOS ATIVOS DA AÇÃO A EXPERIMENTAR MOMENTOS DE REFLEXÃO. NO 6º SEMESTRE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB (UFCG) OCORRE A DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO. AS ATIVIDADES ORIENTADAS PELO MONITOR SÃO: ACOMPANHAMENTO DE AULA PRÁTICA, PLANTÃO TIRA DÚVIDA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS JUNTO AO PROFESSOR. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE A MONITORIA DA DISCIPLINA CITADA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO A PARTIR DA VIVÊNCIA DISCENTE NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO, QUE, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFCG, É OFERECIDA AOS DISCENTES DO 6º SEMESTRE. TAL EXPERIÊNCIA OCORREU NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB, NOS SEMESTRES RELATIVOS A 2018.1 A 2019.1. AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NAS MONITORIAS INFLUENCIAM OS MONITORES A DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E MÉTODOS CRIATIVOS PARA INSTIGAR O INTERESSE DOS ACADÊMICOS, ASSIM INTENSIFICANDO O CONTATO DO MONITOR COM O DISCENTE, COMO EXEMPLO A PRÁTICA DE PUNÇÃO EM DISPOSITIVOS DIFERENCIADOS, E EM MANEQUINS DISPONIBILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO. A MONITORIA PROPORCIONA TAMBÉM AO DISCENTE MONITORANDO A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER HABILIDADES TÉCNICOS-DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE ESTA EXPERIÊNCIA EXIGIU COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADES POR PARTE DOS MONITORES, O QUE OPORTUNIZA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES, BEM COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DAS MONITORIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.