INTRODUÇÃO: OS PREJUÍZOS DA MEMÓRIA, NO QUE CONCERNE À DIFICULDADE PARA RECORDAR PALAVRAS, NOMES, NÚMEROS DE TELEFONES E OBJETOS GUARDADOS, SÃO OS MAIS COMUNS E AS QUE MAIS INCOMODAM (MONTERO, ET AL.,2012). COM ISSO, ESTA PESQUISA CONTRIBUIRÁ PARA ELUCIDAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS EXPOSTOS A SITUAÇÕES QUE REQUEREM CONSTANTEMENTE A DIVISÃO DE ATENÇÃO E PROCESSAMENTO COGNITIVO. OBJETIVO: AVALIAR O DESEMPENHO DE IDOSOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES MANUAIS SOB A INTERFERÊNCIA DE ATIVIDADES COGNITIVAS SIMULTANEAMENTE. METODOLOGIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL E QUANTITATIVO, APROVADO PELO CEP. PARTICIPARAM 11 IDOSOS COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS. FORAM APLICADOS OS INSTRUMENTOS: PROVA COGNITIVA DE LEGANÉS E O 10-ITEM DUAL-TASKING QUESTIONNAIRE. ALÉM DE TESTES MANUAIS ESPECÍFICOS, COM E SEM INTERFERÊNCIA COGNITIVA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM OBSERVADAS AS MEDIANAS DE IDADE (69,0), PCL (29,0), DUAL-TEST (19,0). QUANDO COMPARADA AS TAREFAS MOTORAS COM ADIÇÃO DA FLUÊNCIA VERBAL, FOI OBSERVADO SIGNIFICÂNCIA EM TODAS AS TAREFAS, COM P= 0,002. COM ISSO, OBSERVA-SE QUE APÓS A ADIÇÃO DE TAREFA DE FLUÊNCIA VERBAL CERTAMENTE PROVOCADO PELA INTERFERÊNCIA COGNITIVO-MOTORA EM TAREFAS MANUAIS EM IDOSOS, HÁ UMA DIMINUIÇÃO NO NÚMERO DE ACERTOS EM TAREFAS MANUAIS. CONCLUSÃO: ESSES RESULTADOS PRELIMINARES AGREGAM MAIS CONHECIMENTO SOBRE A INTERFERÊNCIA DE TAREFAS SIMULTÂNEAS. AS ATIVIDADES MANUAIS MOSTRARAM-SE DE FÁCIL APLICAÇÃO E ENTENDIMENTO PELOS IDOSOS, SIMPLES E, POR ISSO, EXEQUÍVEL. SENDO ASSIM, ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO ESTIMULE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES MANUAIS COM DUPLA TAREFA EM IDOSOS, CONTRIBUINDO PARA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DESSES INDIVÍDUOS.