ESSE ARTIGO RELATA UM ESTUDO DO TIPO PESQUISA PARTICIPANTE, REALIZADO NA PERSPECTIVA DA PSICOPEDAGOGIA, CUJA PROPOSTA É VERIFICAR A INFLUÊNCIA DA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA JUNTO A IDOSOS COM DÉFICIT NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES, DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NA GRANDE JOÃO PESSOA. O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO PODE TER COMO FOCO PRINCIPAL A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES, ESPECIALMENTE À ATENÇÃO E MEMÓRIA, FATORES ESTES SENSIVELMENTE AFETADOS PELA IDADE. OUTRA BENESSE DESSE ESTUDO É QUE ESSE SE PROPÕE TAMBÉM A TRAZER CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, NO SENTIDO QUE ESCLARECE AOS LEITORES FATORES RELEVANTES ACERCA DO ENVELHECIMENTO HUMANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA COGNIÇÃO, RESULTANDO EM COMPROMETIMENTOS NA QUALIDADE DE VIDA. OUTRO FATOR POSITIVO DESSE ESTUDO É DE CUNHO CIENTÍFICO, AO DAR MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO JUNTO A ESSA POPULAÇÃO IDOSA, E NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DESTES. NO CAMPO DE PESQUISA, FIZEMOS UM ESTUDO PARTICIPANTE JUNTO A TRÊS IDOSOS INTERNOS, ACOMETIDOS COM DECLÍNIO NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES. QUANTO AO DELINEAMENTO METODOLÓGICO PARA A COLETA DE DADOS, ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO UM ESTUDO DE CASO DO TIPO PESQUISA PARTICIPANTE, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DO TIPO DESCRITIVO, COM TEMPORALIDADE TRANSVERSAL. EM SUMA ADOTAMOS UMA ABORDAGEM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E INTERVENTIVA DE CUNHO PSICOPEDAGÓGICO. QUANTO A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, ADOTAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. VERIFICAMOS COM AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS UMA CONSIDERÁVEL MELHORA NA MEMÓRIA OPERACIONAL, TAMBÉM CONHECIDA COMO MEMÓRIA DE CURTO PRAZO, E A ATENÇÃO DOS IDOSOS DO GRUPO AMOSTRAL.