AS CIDADES BRASILEIRAS, ESPECIALMENTE AQUELAS DE MÉDIO A GRANDE PORTE, PASSARAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS POR UM CRESCIMENTO CARACTERIZADO NÃO SOMENTE PELAS TRANSFORMAÇÕES VERIFICADAS JUNTO AOS EDIFÍCIOS E ESPAÇOS PÚBLICOS, MAS TAMBÉM PELAS DEMANDAS CADA VEZ MAIORES POR SOLUÇÕES ENVOLVENDO A MOBILIDADE URBANA E O TRANSPORTE PÚBLICO. EM MEIO A ESTAS ÚLTIMAS, ENCONTRA-SE O AUMENTO DO NÚMERO DE VEÍCULOS E OS DESAFIOS DELE DECORRENTES COMO, POR EXEMPLO, A COEXISTÊNCIA ENTRE AUTOMÓVEIS E PEDESTRES, MAXIMIZADOS QUANDO ESTE INDIVÍDUO ALCANÇA A VELHICE, HAJA VISTA A PERDA FUNCIONAL QUE ACOMPANHA O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO - CONDIÇÃO ESTA VISÍVEL, POR EXEMPLO, NA DIMINUIÇÃO DA VELOCIDADE DE MARCHA DA PESSOA IDOSA. AQUI SE INSTALA O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO, QUE CONSISTE EM REALIZAR REFLEXÕES E PONDERAÇÕES ACERCA DA TRAVESSIA DO IDOSO NO CRUZAMENTO ENTRE AS AVENIDAS BARÃO DO RIO BRANCO E PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, NA CIDADE DE JUIZ DE FORA, ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL. COM A ADOÇÃO DA TÉCNICA DA DOCUMENTAÇÃO INDIRETA, PARA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS TEMAS ENVOLVIDOS NO TRABALHO - TERCEIRA IDADE, ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA - E LEVANTAMENTOS - DOS TEMPOS SEMAFÓRICOS E FOTOGRÁFICO - POIS, FOI POSSÍVEL ALCANÇAR IMPORTANTES CONCLUSÕES A RESPEITO DA RELAÇÃO ENTRE A PESSOA IDOSA E O TRÂNSITO NO LOCAL ESTUDADO.