INTRODUÇÃO: EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS MOSTRAM QUE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM GRUPO É UM FATOR CONTRIBUINTE PARA A MELHORA DA SAÚDE E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTOCUIDADO PARA OS INDIVÍDUOS. OBJETIVOS: CONSTRUIR UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. METODOLOGIA: FOI REALIZADO UM ESTUDO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA. OS ENCONTROS ACONTECIAM DUAS VEZES POR SEMANA, COM DURAÇÃO DE UMA HORA, DIVIDIDOS EM QUATRO MOMENTOS: ACOLHIMENTO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PRÁTICAS CORPORAIS E RETOMADA AO TEMA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A PARTIR DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI OBSERVADA UMA BARREIRA CULTURAL NOS MOMENTOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, POR OUTRO LADO, FOI NOTÓRIO QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO GRUPO “BEM VIVER” FORAM MEDIADORAS DE MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO, COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO SOBRE AUTOGERENCIAMENTO E AUTO EFICÁCIA. CONCLUSÃO: AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO GRUPO DE CONVIVÊNCIA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PROMOVERAM MÚTUA TROCA DE SABERES E VIVÊNCIAS, ALÉM DE RESSALTAREM A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DESSE TIPO PARA PROMOVER O CONHECIMENTO CIENTIFICO DE MODO MAIS HORIZONTAL.