Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

Visualizações: 232
A IMPLANTAÇÃO DA “TENDA DO CONTO” COMO PRÁTICA DIALÓGICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, ENVELHECIMENTO, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Comunicação Oral (CO) AT 03: Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas à Pessoa Idosa Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO DESCREVER A IMPLANTAÇÃO DA TENDA DO CONTO COMO PRÁTICA DIALÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE. ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA DESCRITIVA DESENVOLVIDO MEDIANTE A EXPERIÊNCIA DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA DA TENDA DO CONTO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CUIDADO DA PESSOA IDOSA. A INSERÇÃO DA TENDA DO CONTO PROPORCIONOU UMA MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UBS EM QUE O GRUPO SE DESENVOLVEU, ANTES CARACTERIZADAS POR PRÁTICAS EDUCATIVAS VERTICAIS QUE NÃO SURTIAM ADESÃO DOS IDOSOS ÀS ATIVIDADES. COMO ALTERNATIVA ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS TRADICIONAIS, A TENDA DO CONTO REUNIA MENSALMENTE UM GRUPO DE 11 IDOSOS E IDOSAS EM UM ESPAÇO DECORADO COM OBJETOS ANTIGOS E UMA CADEIRA DE BALANÇO EM DESTAQUE. OS OBJETOS TRAZIDOS PELOS PARTICIPANTES TAMBÉM FAZIAM PARTE DA DECORAÇÃO E NO MOMENTO DE SENTAR À CADEIRA, O IDOSO PODERIA PEGAR SEU OBJETO E CONTAR SUA HISTÓRIA. DENTRE AS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM ESTA EXPERIÊNCIA EXITOSA DESTACAM-SE: A HORIZONTALIDADE NA RELAÇÃO PROFISSIONAL-USUÁRIO, A BUSCA DA PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PARTICIPANTES, A NÃO UTILIZAÇÃO DE DISCURSOS ESTEREOTIPADOS SOBRE O ENVELHECIMENTO, O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, O PROTAGONISMO DOS IDOSOS E A PRODUÇÃO DE SAÚDE CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS PARTICIPANTES. CONCLUI-SE QUE A DIFUSÃO DE ESPAÇOS COMO ESTE É NECESSÁRIA PARA A EFETIVAÇÃO DAS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.