PROGRAMA SAÚDE ATIVA UBERABA-MG: EFETIVIDADE DE DUAS INTERVENÇÕES DISTINTAS NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADA À ATIVIDADE FÍSICA DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
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Posto isso, este\r\n estudo objetivou analisar a efetividade de duas intervenções distintas na mudança de\r\n comportamento frente ao nível de AF de participantes do Programa Saúde Ativa Uberaba-MG,\r\n realizado na Atenção Básica de Saúde. Trata-se de um estudo quase-experimental com a\r\n participação de 31 adultos, homens e mulheres, usuários do Sistema Único de Saúde. Os\r\n participantes foram divididos em dois grupos: G1 (Grupo Exercício Físico combinado com\r\n Educação em Saúde, n=19) e G2 (Grupo Educação em Saúde, n=12), com média de idade dos\r\n participantes do G1 foi de 55 ± 9,5 anos e para os participantes do G2, foi de 51,2 ± 11,2. A\r\n intervenção com o G1 consistiu em 40 minutos de exercício físico, e 20 minutos de educação em\r\n saúde - 2 vezes por semana com 60 minutos de duração cada sessão. A intervenção do G2 foi\r\n caracterizada com 40 minutos de educação em saúde – 1 vez por semana com 40 minutos de\r\n duração por sessão. Ambas as intervenções tiveram a duração de 18 semanas. A AF foi avaliada\r\n antes a após as intervenções por meio do questionário IPAQ-versão longa. A análise foi realizada\r\n pelo método de Equações de Estimações Generalizadas (comparação das médias pré e pósintervenção intra e intergrupos) com intenção de tratar. Além disso, foi realizado o delta da AF\r\n individualmente. Para as comparações das proporções (deltas) entre os grupos utilizou-se o teste\r\n exato de Fisher. Para todas as análises adotou-se p<0,05. Ambos os grupos aumentaram\r\n significativamente o tempo dispendido em AF do contexto de lazer (p=0,006). Não foram\r\n observadas diferenças entre os grupos ou interação, isto é, os dois grupos aumentaram o NAF de\r\n lazer após a intervenção Na análise do Delta, evidentemente apontou-se uma diferença significativa\r\n para proporção de participantes que aumentaram a AF de lazer no G1 (p=0,010) em comparação ao\r\n G2. Porém, ainda que o G2 não possua a intervenção em exercício físico, 44% dos participantes\r\n deste grupo inclinaram-se na melhora neste domínio da AF apenas com a educação em saúde. Com\r\n relação aos outros domínios, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nas\r\n proporções de mudanças no nível de AF, a análise do delta demonstrou aumento de tempo\r\n dispendido nos domínios transporte, atividades domésticas e manutenção na AF de trabalho.\r\n Conclui-se que ambas as intervenções, mesmo que de formas distintas, podem ser efetivas na\r\n mudança de comportamento para aumentar o nível de AF dos usuários da atenção básica de saúde. 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