Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE SPORT EDUCATION E FUTSAL NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPORTIVA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FUTSAL Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52794
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE SPORT EDUCATION E FUTSAL NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Na formaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, especialmente analisando a Área da Licenciatura, os graduandos se deparam com diferentes modelos de ensino e estratÉgias que podem utilizar para implementar os conteÚdos nas aulas dessa disciplina na escola. O Sport Education (SE) É um dos modelos propostos pelas atuais tendÊncias da Pedagogia do Esporte, para o ensino dos esportes, focado nÃo somente na parte prÁtica, mas numa vivÊncia dos diferentes papÉis que compÕem o cenÁrio esportivo, como: tÉcnico, atleta, capitÃo, Árbitro, mesÁrio, equipe de mÍdia, entre outros; fazendo, assim, com que os escolares que participem, possam ter uma visÃo mais completa do que É o esporte como um todo. Num dos projetos de extensÃo do Departamento de EducaÇÃo FÍsica da Unesp de Rio Claro, no ano de 2018, os graduandos participantes tiveram a oportunidade de conhecer, vivenciar e implementar o mÉtodo SE em uma escola de Ensino MÉdio federal da mesma cidade. O projeto foi desenvolvido por meio de reuniÕes semanais e ao longo do segundo semestre ocorreram as implementaÇÕes nas aulas de EducaÇÃo FÍsica de uma turma do 2º ano do Ensino MÉdio, que escolheu o futsal. O objetivo deste trabalho É apresentar como os graduandos participantes avaliaram a contribuiÇÃo do projeto para sua formaÇÃo. Tal avaliaÇÃo ocorreu por meio de um questionÁrio com perguntas abertas e fechadas, que apÓs o final do projeto, foi respondido por 13 participantes que atuaram no projeto de extensÃo. Os principais resultados apontam que sobre o modelo utilizado novas alternativas de como trabalhar o esporte na escola foram aprendidas, oferecendo experiÊncia no ensino de esportes e ensinando a superar eventuais imprevistos. Sobre utilizaÇÃo na carreira, alguns responderam que pretendem aplicar no futuro. Conclui-se que os projetos de extensÃo oferecidos na Universidade sÃo muito importantes para a formaÇÃo dos futuros profissionais, pois permitem que os conhecimentos teÓricos passem por um processo de transposiÇÃo didÁtica e sejam implementados, oferecendo experiÊncias valiosas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPORTIVA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FUTSAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID344_23042019195732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO DELLA TERRA PIETRO BON"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO PIETRO BON"
    "autor_email" => "gustavop300@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP CÂMPUS RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52794
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE SPORT EDUCATION E FUTSAL NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Na formaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, especialmente analisando a Área da Licenciatura, os graduandos se deparam com diferentes modelos de ensino e estratÉgias que podem utilizar para implementar os conteÚdos nas aulas dessa disciplina na escola. O Sport Education (SE) É um dos modelos propostos pelas atuais tendÊncias da Pedagogia do Esporte, para o ensino dos esportes, focado nÃo somente na parte prÁtica, mas numa vivÊncia dos diferentes papÉis que compÕem o cenÁrio esportivo, como: tÉcnico, atleta, capitÃo, Árbitro, mesÁrio, equipe de mÍdia, entre outros; fazendo, assim, com que os escolares que participem, possam ter uma visÃo mais completa do que É o esporte como um todo. Num dos projetos de extensÃo do Departamento de EducaÇÃo FÍsica da Unesp de Rio Claro, no ano de 2018, os graduandos participantes tiveram a oportunidade de conhecer, vivenciar e implementar o mÉtodo SE em uma escola de Ensino MÉdio federal da mesma cidade. O projeto foi desenvolvido por meio de reuniÕes semanais e ao longo do segundo semestre ocorreram as implementaÇÕes nas aulas de EducaÇÃo FÍsica de uma turma do 2º ano do Ensino MÉdio, que escolheu o futsal. O objetivo deste trabalho É apresentar como os graduandos participantes avaliaram a contribuiÇÃo do projeto para sua formaÇÃo. Tal avaliaÇÃo ocorreu por meio de um questionÁrio com perguntas abertas e fechadas, que apÓs o final do projeto, foi respondido por 13 participantes que atuaram no projeto de extensÃo. Os principais resultados apontam que sobre o modelo utilizado novas alternativas de como trabalhar o esporte na escola foram aprendidas, oferecendo experiÊncia no ensino de esportes e ensinando a superar eventuais imprevistos. Sobre utilizaÇÃo na carreira, alguns responderam que pretendem aplicar no futuro. Conclui-se que os projetos de extensÃo oferecidos na Universidade sÃo muito importantes para a formaÇÃo dos futuros profissionais, pois permitem que os conhecimentos teÓricos passem por um processo de transposiÇÃo didÁtica e sejam implementados, oferecendo experiÊncias valiosas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPORTIVA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FUTSAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID344_23042019195732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO DELLA TERRA PIETRO BON"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO PIETRO BON"
    "autor_email" => "gustavop300@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP CÂMPUS RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

Na formaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, especialmente analisando a Área da Licenciatura, os graduandos se deparam com diferentes modelos de ensino e estratÉgias que podem utilizar para implementar os conteÚdos nas aulas dessa disciplina na escola. O Sport Education (SE) É um dos modelos propostos pelas atuais tendÊncias da Pedagogia do Esporte, para o ensino dos esportes, focado nÃo somente na parte prÁtica, mas numa vivÊncia dos diferentes papÉis que compÕem o cenÁrio esportivo, como: tÉcnico, atleta, capitÃo, Árbitro, mesÁrio, equipe de mÍdia, entre outros; fazendo, assim, com que os escolares que participem, possam ter uma visÃo mais completa do que É o esporte como um todo. Num dos projetos de extensÃo do Departamento de EducaÇÃo FÍsica da Unesp de Rio Claro, no ano de 2018, os graduandos participantes tiveram a oportunidade de conhecer, vivenciar e implementar o mÉtodo SE em uma escola de Ensino MÉdio federal da mesma cidade. O projeto foi desenvolvido por meio de reuniÕes semanais e ao longo do segundo semestre ocorreram as implementaÇÕes nas aulas de EducaÇÃo FÍsica de uma turma do 2º ano do Ensino MÉdio, que escolheu o futsal. O objetivo deste trabalho É apresentar como os graduandos participantes avaliaram a contribuiÇÃo do projeto para sua formaÇÃo. Tal avaliaÇÃo ocorreu por meio de um questionÁrio com perguntas abertas e fechadas, que apÓs o final do projeto, foi respondido por 13 participantes que atuaram no projeto de extensÃo. Os principais resultados apontam que sobre o modelo utilizado novas alternativas de como trabalhar o esporte na escola foram aprendidas, oferecendo experiÊncia no ensino de esportes e ensinando a superar eventuais imprevistos. Sobre utilizaÇÃo na carreira, alguns responderam que pretendem aplicar no futuro. Conclui-se que os projetos de extensÃo oferecidos na Universidade sÃo muito importantes para a formaÇÃo dos futuros profissionais, pois permitem que os conhecimentos teÓricos passem por um processo de transposiÇÃo didÁtica e sejam implementados, oferecendo experiÊncias valiosas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.