POR QUE NÃO QUER PARTICIPAR? MOTIVAÇÃO E AS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
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A teoria associa a motivaÇÃo do aluno ao atendimento das necessidades de CompetÊncia, Autonomia e VÍnculos Sociais. O objetivo da investigaÇÃo foi identificar o Índice de satisfaÇÃo das NPB em alunos do ensino mÉdio nas aulas de EducaÇÃo FÍsica (EF). O instrumento foi a Escala de Necessidades PsicolÓgicas BÁsicas para o ExercÍcio, aplicada a 210 alunos, do 1º e 3º ano do Ensino MÉdio, de ambos os sexos, com faixa etÁria entre 14 e 21 anos. A estatÍstica descritiva e comparativa nÃo paramÉtrica foi utilizada para a anÁlise dos dados. A mÉdia geral das NPB foi de 3,1±0,83 para a totalidade da amostra, mantendo-se tambÉm moderada nas necessidades de competÊncia (3,4±1,06) e VÍnculos Sociais (3,4±1,14) e moderada a baixa em Autonomia (2,6±0,93). Manteve-se o padrÃo dos resultados entre o 1º e 3º anos de escolaridade, nÃo apresentando diferenÇas significantes nos Índices gerais nem por NPB. 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Outra importante ilaÇÃo a partir dos resultados É o baixo senso dos alunos em relaÇÃo ao atendimento da sua necessidade de autonomia, denotando perceberem poucas as oportunidades de influenciar o ensino-aprendizagem. Este contexto demanda que o professor equalize as boas prÁticas para meninos e meninas, assim como propicie aos alunos conteÚdos diversificados, preferencialmente, compartilhando com os discentes decisÕes e escolhas sobre conteÚdos, tarefas e avaliaÇÃo, de modo a se sentirem valorizados e protagonistas de suas aprendizagens, tendendo ao maior engajamento nas aulas. Esta teoria tem sido pouco utilizada nos estudos sobre a EF escolar, mas demonstra potencial para explicar a motivaÇÃo do aluno neste contexto, motivo pelo qual recomenda-se a sua utilizaÇÃo de modo extensivo em outros contextos educativos. A pesquisa contou com apoio financeiro da CAPES." 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