ASPECTOS DA GÊNESE DO TE DE OKINAWA AO KARATE DO, DA ARTE MARCIAL A MODALIDADE DE LUTA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52753 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "ASPECTOS DA GÊNESE DO TE DE OKINAWA AO KARATE DO, DA ARTE MARCIAL A MODALIDADE DE LUTA" "resumo" => "O Karatê é uma manifestação corporal de luta, atualmente popularizada como arte marcial. É seguro afirmar que o Karatê recebe fortes influências do continente chinês, principalmente do Wushu (Quán-fǎ). Muitos atribuírem o início desta arte marcial chinesa a Bodhidharma, isso pode não ser a real. Estudos mais recentes não corroboram com esta versão, até este momento da história chinesa não existem evidencias que vinculem os monges a um treinamento militar monástico. No século XIV o arquipélago de Ryūkyū era um estado vassalo do Império chinês, os Heimin que ali residiam vivenciavam uma situação de desespero e exploração, por pagarem “tributos reais” altíssimos a aristocracia. Os Heimin eram constantemente achacados pelos Peichin que invadiam, cobravam e saqueavam as suas plantações, as ações violentas dos Peichin acabaram por estimular os lavradores a criarem maneiras de se prepararem para os combates. Surge ali uma forma de defesa denominada genericamente de Te de Okinawa. A casta dos Peichin, durante o século XV, atravessou momentos difíceis para conter os Heimin revoltosos, com isto, os eles passaram a estudar e assimilar a luta de mãos nuas (Te). Naquele período o reino de Ryūkyū recebia constantes visitas diplomáticas, dos representantes chineses, e em decorrência disto passou a ocorrer uma sistemática apropriação do estilo de luta chinês, o Wushu, pelos Peichin, surgiu então o Tōde. O Te também recebeu contribuições dos samurais Japoneses, que foram exilados em decorrência de confrontos entre clãs, sobretudo nos anos de 1186 e 1609, aproximadamente. Estes episódios de invasão samurai em Okinawa foram importantes para que o Te, sofresse influência da cultura, modo de vida e sistema de lutas destes guerreiros. Um aspecto importante na conformação do Tōde, diz respeito a casta social dos principais responsáveis pelo estilo, sendo que, a grande maioria dos mestres do Tōde pertenciam a classe (Shizoku) de guerreiros (Peichin), que variavam das castas mais inferiores (Chikudun) até a alta (Peekumi), porém, alguns faziam parte dos (Oyakata) Lordes, que eram das classes mais altas e privilegiadas, somente inferior a classe real os (Aji) descendente de um príncipe, ou (Oji) príncipe. Durante sua trajetória histórica o atual Karatê passou por transmutações nas formas, estilos e denominação, tendo nomes diferentes em seu processo evolutivo. Apesar do Te ter surgido a partir dos Heimin foi pelas castas mais elevadas de Okinawa que ele se forjou e se transmutou do Te para o Tōde, depois Karatê e por fim Karatê-Do. O Karatê-Do continuou sua trajetória rumo a expansão no Japão, e posteriormente ganha o mundo. O mestre com maior reconhecimento mundial a partir do início do século XX foi Gichin Funakoshi. Ele é considerado, por muitos, como o pai do karatê-Do moderno e criador do estilo Shotokan, o estilo mais popular do mundo. Mas falar sobre Funkoshi requer um artigo completo" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "TE, TODE, WUSHU, KARATE, KARATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID90_12042019162938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DE MAGALHÃES SASSO SCIASCIO" "autor_nome_curto" => "JORGE SASSO" "autor_email" => "jorgesasso@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52753 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "ASPECTOS DA GÊNESE DO TE DE OKINAWA AO KARATE DO, DA ARTE MARCIAL A MODALIDADE DE LUTA" "resumo" => "O Karatê é uma manifestação corporal de luta, atualmente popularizada como arte marcial. É seguro afirmar que o Karatê recebe fortes influências do continente chinês, principalmente do Wushu (Quán-fǎ). Muitos atribuírem o início desta arte marcial chinesa a Bodhidharma, isso pode não ser a real. Estudos mais recentes não corroboram com esta versão, até este momento da história chinesa não existem evidencias que vinculem os monges a um treinamento militar monástico. No século XIV o arquipélago de Ryūkyū era um estado vassalo do Império chinês, os Heimin que ali residiam vivenciavam uma situação de desespero e exploração, por pagarem “tributos reais” altíssimos a aristocracia. Os Heimin eram constantemente achacados pelos Peichin que invadiam, cobravam e saqueavam as suas plantações, as ações violentas dos Peichin acabaram por estimular os lavradores a criarem maneiras de se prepararem para os combates. Surge ali uma forma de defesa denominada genericamente de Te de Okinawa. A casta dos Peichin, durante o século XV, atravessou momentos difíceis para conter os Heimin revoltosos, com isto, os eles passaram a estudar e assimilar a luta de mãos nuas (Te). Naquele período o reino de Ryūkyū recebia constantes visitas diplomáticas, dos representantes chineses, e em decorrência disto passou a ocorrer uma sistemática apropriação do estilo de luta chinês, o Wushu, pelos Peichin, surgiu então o Tōde. O Te também recebeu contribuições dos samurais Japoneses, que foram exilados em decorrência de confrontos entre clãs, sobretudo nos anos de 1186 e 1609, aproximadamente. Estes episódios de invasão samurai em Okinawa foram importantes para que o Te, sofresse influência da cultura, modo de vida e sistema de lutas destes guerreiros. Um aspecto importante na conformação do Tōde, diz respeito a casta social dos principais responsáveis pelo estilo, sendo que, a grande maioria dos mestres do Tōde pertenciam a classe (Shizoku) de guerreiros (Peichin), que variavam das castas mais inferiores (Chikudun) até a alta (Peekumi), porém, alguns faziam parte dos (Oyakata) Lordes, que eram das classes mais altas e privilegiadas, somente inferior a classe real os (Aji) descendente de um príncipe, ou (Oji) príncipe. Durante sua trajetória histórica o atual Karatê passou por transmutações nas formas, estilos e denominação, tendo nomes diferentes em seu processo evolutivo. Apesar do Te ter surgido a partir dos Heimin foi pelas castas mais elevadas de Okinawa que ele se forjou e se transmutou do Te para o Tōde, depois Karatê e por fim Karatê-Do. O Karatê-Do continuou sua trajetória rumo a expansão no Japão, e posteriormente ganha o mundo. O mestre com maior reconhecimento mundial a partir do início do século XX foi Gichin Funakoshi. Ele é considerado, por muitos, como o pai do karatê-Do moderno e criador do estilo Shotokan, o estilo mais popular do mundo. Mas falar sobre Funkoshi requer um artigo completo" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "TE, TODE, WUSHU, KARATE, KARATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID90_12042019162938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DE MAGALHÃES SASSO SCIASCIO" "autor_nome_curto" => "JORGE SASSO" "autor_email" => "jorgesasso@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }