PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52929 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 437 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA OCORRE POR MEIO DO CURSO DE LICENCIATURA PAUTADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BRASIL, 2002). A FIM DE ATENDER TAMANHA COMPLEXIDADE DE FORMAÇÃO, UM INSTRUMENTO INTERESSANTE É O PROJETO INTEGRADOR (PI) ESTABELECIDO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNINOVE DESENVOLVIDO NOS DOIS PRIMEIROS SEMESTRES SOB A SUPERVISÃO DE UM PROFESSOR ORIENTADOR E SUBSIDIADO PELOS COMPONENTES CURRICULARES DOS RESPECTIVOS PERÍODOS LETIVOS. COMO OBJETIVO DE PESQUISA APRESENTAMOS A VERIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO INTEGRADOR; DISCUSSÃO SOBRE OS DESAFIOS DOS ALUNOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E; ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO. O PROCESSO METODOLÓGICO CONSISTIU NUMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIA A PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA DE 37 QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, DOS 40 ENVIADOS AOS ALUNOS (VIA E-MAIL). OS ALUNOS PARTICIPANTES REALIZARAM AS ATIVIDADES NO ANO DE 2018. INICIALMENTE O PROJETO INTEGRADOR FUNDAMENTOU-SE EM INTERVENÇÕES PRÁTICAS EM ENTIDADES SOCIAIS E/OU ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E, POSTERIORMENTE AMADURECEU PARA O PROJETO DE CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS (CAIXAS DE BRINQUEDOS) A SEREM ENTREGUES À INSTITUIÇÃO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA. OS BRINQUEDOS FORAM PLANEJADOS E CONFECCIONADOS UTILIZANDO MATERIAIS ADAPTADOS E RECICLADOS. OS QUESTIONÁRIOS APRESENTARAM AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE O PI PARA A FORMAÇÃO: APRENDE-SE A ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS DURANTE O SEMESTRE E ELABORAR TRABALHOS DE FORMA COLETIVA. O PROJETO INTEGRADOR PROPICIA A AMPLIAÇÃO DA CONVIVÊNCIA, INTEGRA POSSÍVEIS ALUNOS MENOS PARTICIPATIVOS E COOPERA PARA ENTENDER O COMPLEXO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE UM TRABALHO EM GRUPO. A APRENDIZAGEM É DINÂMICA E EM GRUPO OBSERVAMOS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, DIVISÃO DAS TAREFAS, NOMEAÇÃO DE LIDERANÇA, DEFINIÇÃO DE CALENDÁRIO, ETC. EM RELAÇÃO AOS PONTOS NEGATIVOS, O TEMPO É MUITO CURTO PARA EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO DESSE PORTE; FAZ-SE NECESSÁRIA A PRESENÇA MAIS EFETIVA DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PARA MEDIAÇÃO E INCENTIVO AO PENSAMENTO CRÍTICO. AINDA TEMOS A FALTA DE COMPROMETIMENTO DE ALGUNS ALUNOS E A DIFICULDADE PARA RESOLVERMOS CONFLITOS DURANTE O TRABALHO. INDEPENDENTEMENTE DAS DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS, DE FORMAÇÃO E CONCEPÇÃO SOBRE CURRÍCULO, O TRABALHO EM TORNO DO PROJETO INTEGRADOR TEM SIDO CONSIDERADO SATISFATÓRIO, E APESAR DA COMPLEXIDADE, TORNOU-SE COMPONENTE CURRICULAR DE RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DIGNO DE ELOGIOS POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES. OBVIAMENTE QUE PERMANECEMOS NUM CAMINHO NO QUAL NÃO EXISTEM CERTEZAS, MAS O TRABALHO, O DIÁLOGO, A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA, O RESPEITO PELAS DIFERENÇAS, A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O APREÇO ÀS INSTITUIÇÕES NOS FORTALECEM E CONTRIBUEM PARA ENFRENTARMOS OS PERCALÇOS DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E NOS TORNARMOS PROFISSIONAIS MELHORES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, PROJETO INTEGRADOR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID437_25042019214424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52929 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 437 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA OCORRE POR MEIO DO CURSO DE LICENCIATURA PAUTADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BRASIL, 2002). A FIM DE ATENDER TAMANHA COMPLEXIDADE DE FORMAÇÃO, UM INSTRUMENTO INTERESSANTE É O PROJETO INTEGRADOR (PI) ESTABELECIDO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNINOVE DESENVOLVIDO NOS DOIS PRIMEIROS SEMESTRES SOB A SUPERVISÃO DE UM PROFESSOR ORIENTADOR E SUBSIDIADO PELOS COMPONENTES CURRICULARES DOS RESPECTIVOS PERÍODOS LETIVOS. COMO OBJETIVO DE PESQUISA APRESENTAMOS A VERIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO INTEGRADOR; DISCUSSÃO SOBRE OS DESAFIOS DOS ALUNOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E; ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO. O PROCESSO METODOLÓGICO CONSISTIU NUMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIA A PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA DE 37 QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, DOS 40 ENVIADOS AOS ALUNOS (VIA E-MAIL). OS ALUNOS PARTICIPANTES REALIZARAM AS ATIVIDADES NO ANO DE 2018. INICIALMENTE O PROJETO INTEGRADOR FUNDAMENTOU-SE EM INTERVENÇÕES PRÁTICAS EM ENTIDADES SOCIAIS E/OU ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E, POSTERIORMENTE AMADURECEU PARA O PROJETO DE CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS (CAIXAS DE BRINQUEDOS) A SEREM ENTREGUES À INSTITUIÇÃO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA. OS BRINQUEDOS FORAM PLANEJADOS E CONFECCIONADOS UTILIZANDO MATERIAIS ADAPTADOS E RECICLADOS. OS QUESTIONÁRIOS APRESENTARAM AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE O PI PARA A FORMAÇÃO: APRENDE-SE A ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS DURANTE O SEMESTRE E ELABORAR TRABALHOS DE FORMA COLETIVA. O PROJETO INTEGRADOR PROPICIA A AMPLIAÇÃO DA CONVIVÊNCIA, INTEGRA POSSÍVEIS ALUNOS MENOS PARTICIPATIVOS E COOPERA PARA ENTENDER O COMPLEXO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE UM TRABALHO EM GRUPO. A APRENDIZAGEM É DINÂMICA E EM GRUPO OBSERVAMOS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, DIVISÃO DAS TAREFAS, NOMEAÇÃO DE LIDERANÇA, DEFINIÇÃO DE CALENDÁRIO, ETC. EM RELAÇÃO AOS PONTOS NEGATIVOS, O TEMPO É MUITO CURTO PARA EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO DESSE PORTE; FAZ-SE NECESSÁRIA A PRESENÇA MAIS EFETIVA DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PARA MEDIAÇÃO E INCENTIVO AO PENSAMENTO CRÍTICO. AINDA TEMOS A FALTA DE COMPROMETIMENTO DE ALGUNS ALUNOS E A DIFICULDADE PARA RESOLVERMOS CONFLITOS DURANTE O TRABALHO. INDEPENDENTEMENTE DAS DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS, DE FORMAÇÃO E CONCEPÇÃO SOBRE CURRÍCULO, O TRABALHO EM TORNO DO PROJETO INTEGRADOR TEM SIDO CONSIDERADO SATISFATÓRIO, E APESAR DA COMPLEXIDADE, TORNOU-SE COMPONENTE CURRICULAR DE RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DIGNO DE ELOGIOS POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES. OBVIAMENTE QUE PERMANECEMOS NUM CAMINHO NO QUAL NÃO EXISTEM CERTEZAS, MAS O TRABALHO, O DIÁLOGO, A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA, O RESPEITO PELAS DIFERENÇAS, A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O APREÇO ÀS INSTITUIÇÕES NOS FORTALECEM E CONTRIBUEM PARA ENFRENTARMOS OS PERCALÇOS DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E NOS TORNARMOS PROFISSIONAIS MELHORES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, PROJETO INTEGRADOR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID437_25042019214424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }