Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR

Palavra-chaves: LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
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      NEDOG, F.H.; COSTA, G.A.; MASSINI, D.A.\r\n
      ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO, RIO CLARO – SP, BRASIL\r\n
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      A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA, CARACTERIZANDO ASSIM SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PLENA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. SOBRETUDO, A SEGURANÇA ESTÁ DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DURANTE O PROCESSO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS, VISANDO SEMPRE EVITAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS FÍSICAS E DE RENDIMENTO ESCOLAR AOS ESTUDANTES. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO IDENTIFICOU A INCIDÊNCIA DE LESÕES E IMPACTO DELAS SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 149 ESCOLARES, SENDO 53% MENINAS E 47% MENINOS. OS ESTUDANTES ESTAVAM REGULARMENTE MATRICULADOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE RIO CLARO – SP. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS FECHADAS SOBRE LESÕES DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FORAM OBSERVADAS UM TOTAL DE 185 LESÕES, SENDO 45% ENTORSES, 44% FERIMENTOS, E 11% FRATURAS EM 67 ESTUDANTES. AS ENTORSES CORRESPONDERAM A 83 OCORRÊNCIAS, SENDO 29% NOS PUNHOS, 27% NAS MÃOS, 23% NOS TORNOZELOS E 21% NOS JOELHOS. OS FERIMENTOS FORAM OBSERVADOS EM 81 LESÕES, SENDO 84% ESCORIAÇÕES E 16% CORTES. QUANTO AS FRATURAS, FOI IDENTIFICADO EM 21 DOS REGISTROS. COMO CONSEQUÊNCIA DESSES TRAUMAS, FOI OBSERVADO QUE 15% DOS ESTUDANTES, EM ALGUM MOMENTO DO PERÍODO ESCOLAR, NECESSITARAM AFASTAR-SE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E 11% DE FREQUENTAR A ESCOLA NORMALMENTE. POR FIM, EM 3% DOS CASOS, NECESSITARAM DE INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DECORRENTE DA GRAVIDADE DO TRAUMA SOFRIDO. DIANTE DISSO, VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À SEGURANÇA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (I) TANTO NOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM OS LOCAIS DE SUA PRÁTICA, OU SEJA, QUADRAS E/OU PÁTIOS; (II) COMO TAMBÉM NA QUALIDADE DE MATERIAIS UTILIZADOS E; (III) ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DOS ESTUDANTES, VISANDO COM ISSO A REDUÇÃO DESSAS OCORRÊNCIAS E IMPACTO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR. SOBRETUDO, SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE IDENTIFIQUEM PRECISAMENTE AS CAUSAS DESSAS LESÕES E IMPACTOS DESSES AFASTAMENTOS SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NESSA E DEMAIS FAIXAS ETÁRIAS.\r\n
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Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR NEDOG, F.H.; COSTA, G.A.; MASSINI, D.A. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO, RIO CLARO – SP, BRASIL A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA, CARACTERIZANDO ASSIM SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PLENA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. SOBRETUDO, A SEGURANÇA ESTÁ DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DURANTE O PROCESSO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS, VISANDO SEMPRE EVITAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS FÍSICAS E DE RENDIMENTO ESCOLAR AOS ESTUDANTES. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO IDENTIFICOU A INCIDÊNCIA DE LESÕES E IMPACTO DELAS SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 149 ESCOLARES, SENDO 53% MENINAS E 47% MENINOS. OS ESTUDANTES ESTAVAM REGULARMENTE MATRICULADOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE RIO CLARO – SP. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS FECHADAS SOBRE LESÕES DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FORAM OBSERVADAS UM TOTAL DE 185 LESÕES, SENDO 45% ENTORSES, 44% FERIMENTOS, E 11% FRATURAS EM 67 ESTUDANTES. AS ENTORSES CORRESPONDERAM A 83 OCORRÊNCIAS, SENDO 29% NOS PUNHOS, 27% NAS MÃOS, 23% NOS TORNOZELOS E 21% NOS JOELHOS. OS FERIMENTOS FORAM OBSERVADOS EM 81 LESÕES, SENDO 84% ESCORIAÇÕES E 16% CORTES. QUANTO AS FRATURAS, FOI IDENTIFICADO EM 21 DOS REGISTROS. COMO CONSEQUÊNCIA DESSES TRAUMAS, FOI OBSERVADO QUE 15% DOS ESTUDANTES, EM ALGUM MOMENTO DO PERÍODO ESCOLAR, NECESSITARAM AFASTAR-SE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E 11% DE FREQUENTAR A ESCOLA NORMALMENTE. POR FIM, EM 3% DOS CASOS, NECESSITARAM DE INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DECORRENTE DA GRAVIDADE DO TRAUMA SOFRIDO. DIANTE DISSO, VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À SEGURANÇA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (I) TANTO NOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM OS LOCAIS DE SUA PRÁTICA, OU SEJA, QUADRAS E/OU PÁTIOS; (II) COMO TAMBÉM NA QUALIDADE DE MATERIAIS UTILIZADOS E; (III) ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DOS ESTUDANTES, VISANDO COM ISSO A REDUÇÃO DESSAS OCORRÊNCIAS E IMPACTO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR. SOBRETUDO, SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE IDENTIFIQUEM PRECISAMENTE AS CAUSAS DESSAS LESÕES E IMPACTOS DESSES AFASTAMENTOS SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NESSA E DEMAIS FAIXAS ETÁRIAS. PALAVRAS-CHAVES: LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR E-MAIL: HENRIQUENEDOG@GMAIL.COM

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