Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO MOTORA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, MOVIMENTOS, MOVIMENTOS Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52868
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A GINASTICA ARTÍSTICA (GA) É COMPOSTA POR MOVIMENTOS QUE ENVOLVEM COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, SENDO MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO DA QUALIDADE DE VIDA. A GA FAVORECE O CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO, O APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DE OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE LAZER, INTEGRAÇÃO SOCIAL E MELHORA NA CONFIANÇA E NA AUTOESTIMA. MAS, MESMO COM TODAS AS CONTRIBUIÇÕES CITADAS, NO CONTEXTO ESCOLAR, A GA NÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA. A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, DE UMA FORMA COMPLETA, ADAPTANDO O CONTEÚDO DAS AULAS À INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO E A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTES SE ENCONTRAM. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UFRRJ, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO. AS INTERVENÇÕES ACONTECERAM EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA MESMA REGIÃO GEOGRÁFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR OS MOVIMENTOS DE GA PROPOSTOS PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TRÊS TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO RJ. NA ESCOLA INVESTIGADA O CURRÍCULO DA REDE DE ENSINO PREVIA O DESENVOLVIMENTO DA GA, MAS ESTA NÃO POSSUÍA MUITOS RECURSOS MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. NESSE SENTIDO, OS BOLSISTAS RECORRERAM A TATAMES UTILIZADOS EM UM PROJETO SOCIAL REALIZADO NO CONTRA TURNO ESCOLAR PARA QUE FOSSE POSSÍVEL LECIONAR O CONTEÚDO PROPOSTO. SENDO ASSIM, O PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO GA FOI ELABORADO JUNTO À PROFESSORA COLABORADORA DE EF. O PLANEJAMENTO FOI COMPOSTO DE SEIS AULAS – TRÊS AULAS TEÓRICAS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TRÊS AULAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR MOVIMENTOS. NA PRIMEIRA AULA FORAM DESENVOLVIDOS MOVIMENTOS DE MENOR RISCO (SALTOS E SALTITOS); AS DUAS AULAS SEGUINTES ABRANGERAM ROLAMENTOS FRONTAIS (GRUPADO, CARPADO E AFASTADO); E, POR FIM, DUAS AULAS FORAM DEDICADAS À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS AULAS MINISTRADAS NOS POSSIBILITARAM ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS TURMAS, ALÉM DE PERCEBERMOS A PERDA DA INSEGURANÇA DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, FATO QUE ERA APARENTE NO PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO. DE MANEIRA GERAL, AS TURMAS CONSEGUIRAM EXECUTAR OS MOVIMENTOS NO DECORRER DAS AULAS, NA QUAL CADA TURMA APRESENTOU UM NÍVEL DIFERENTE DE ADAPTAÇÃO. A PRIMEIRA TURMA FOI PREJUDICADA DEVIDO AOS CONSTANTES ATRASOS, A SEGUNDA TURMA MOSTROU-SE MAIS ENTUSIASMADA DURANTE OS EXERCÍCIOS, A TERCEIRA TURMA APRESENTOU UMA MAIOR DIFICULDADE, POIS ALGUNS ALUNOS NÃO DEMONSTRARAM O MESMO ENGAJAMENTO COMPARADO ÀS DEMAIS TURMAS. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS ALUNOS, FICOU NÍTIDA A MUDANÇA DE ATITUDE, DANDO LUGAR À PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS AULAS E A SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR REALIZAR AS PRÁTICAS PROPOSTAS. PORTANTO, EM VIRTUDE DO QUE FOI SUPRACITADO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR OS MOVIMENTOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM REALIZÁ-LOS, VISTO QUE A GA EXIGE ALGUMAS HABILIDADES COMO FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ENERGIA E RESISTÊNCIA. ALÉM DISSO, ESSA EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA PARA OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, POIS PUDERAM VIVENCIAR A DOCÊNCIA APRESENTANDO OS CONTEÚDOS E MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ATENTANDO-SE PARA AS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA ALUNO/TURMA. A EXPERIÊNCIA CONTOU COM APOIO FINANCEIRO DA CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO MOTORA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, MOVIMENTOS, MOVIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID172_25042019223226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS ALEX RODRIGUES ROCHA "
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS RODRIGUES "
    "autor_email" => "do-uglas10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52868
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A GINASTICA ARTÍSTICA (GA) É COMPOSTA POR MOVIMENTOS QUE ENVOLVEM COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, SENDO MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO DA QUALIDADE DE VIDA. A GA FAVORECE O CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO, O APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DE OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE LAZER, INTEGRAÇÃO SOCIAL E MELHORA NA CONFIANÇA E NA AUTOESTIMA. MAS, MESMO COM TODAS AS CONTRIBUIÇÕES CITADAS, NO CONTEXTO ESCOLAR, A GA NÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA. A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, DE UMA FORMA COMPLETA, ADAPTANDO O CONTEÚDO DAS AULAS À INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO E A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTES SE ENCONTRAM. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UFRRJ, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO. AS INTERVENÇÕES ACONTECERAM EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA MESMA REGIÃO GEOGRÁFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR OS MOVIMENTOS DE GA PROPOSTOS PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TRÊS TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO RJ. NA ESCOLA INVESTIGADA O CURRÍCULO DA REDE DE ENSINO PREVIA O DESENVOLVIMENTO DA GA, MAS ESTA NÃO POSSUÍA MUITOS RECURSOS MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. NESSE SENTIDO, OS BOLSISTAS RECORRERAM A TATAMES UTILIZADOS EM UM PROJETO SOCIAL REALIZADO NO CONTRA TURNO ESCOLAR PARA QUE FOSSE POSSÍVEL LECIONAR O CONTEÚDO PROPOSTO. SENDO ASSIM, O PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO GA FOI ELABORADO JUNTO À PROFESSORA COLABORADORA DE EF. O PLANEJAMENTO FOI COMPOSTO DE SEIS AULAS – TRÊS AULAS TEÓRICAS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TRÊS AULAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR MOVIMENTOS. NA PRIMEIRA AULA FORAM DESENVOLVIDOS MOVIMENTOS DE MENOR RISCO (SALTOS E SALTITOS); AS DUAS AULAS SEGUINTES ABRANGERAM ROLAMENTOS FRONTAIS (GRUPADO, CARPADO E AFASTADO); E, POR FIM, DUAS AULAS FORAM DEDICADAS À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS AULAS MINISTRADAS NOS POSSIBILITARAM ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS TURMAS, ALÉM DE PERCEBERMOS A PERDA DA INSEGURANÇA DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, FATO QUE ERA APARENTE NO PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO. DE MANEIRA GERAL, AS TURMAS CONSEGUIRAM EXECUTAR OS MOVIMENTOS NO DECORRER DAS AULAS, NA QUAL CADA TURMA APRESENTOU UM NÍVEL DIFERENTE DE ADAPTAÇÃO. A PRIMEIRA TURMA FOI PREJUDICADA DEVIDO AOS CONSTANTES ATRASOS, A SEGUNDA TURMA MOSTROU-SE MAIS ENTUSIASMADA DURANTE OS EXERCÍCIOS, A TERCEIRA TURMA APRESENTOU UMA MAIOR DIFICULDADE, POIS ALGUNS ALUNOS NÃO DEMONSTRARAM O MESMO ENGAJAMENTO COMPARADO ÀS DEMAIS TURMAS. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS ALUNOS, FICOU NÍTIDA A MUDANÇA DE ATITUDE, DANDO LUGAR À PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS AULAS E A SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR REALIZAR AS PRÁTICAS PROPOSTAS. PORTANTO, EM VIRTUDE DO QUE FOI SUPRACITADO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR OS MOVIMENTOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM REALIZÁ-LOS, VISTO QUE A GA EXIGE ALGUMAS HABILIDADES COMO FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ENERGIA E RESISTÊNCIA. ALÉM DISSO, ESSA EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA PARA OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, POIS PUDERAM VIVENCIAR A DOCÊNCIA APRESENTANDO OS CONTEÚDOS E MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ATENTANDO-SE PARA AS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA ALUNO/TURMA. A EXPERIÊNCIA CONTOU COM APOIO FINANCEIRO DA CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO MOTORA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, MOVIMENTOS, MOVIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID172_25042019223226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS ALEX RODRIGUES ROCHA "
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS RODRIGUES "
    "autor_email" => "do-uglas10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A GINASTICA ARTÍSTICA (GA) É COMPOSTA POR MOVIMENTOS QUE ENVOLVEM COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, SENDO MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO DA QUALIDADE DE VIDA. A GA FAVORECE O CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO, O APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DE OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE LAZER, INTEGRAÇÃO SOCIAL E MELHORA NA CONFIANÇA E NA AUTOESTIMA. MAS, MESMO COM TODAS AS CONTRIBUIÇÕES CITADAS, NO CONTEXTO ESCOLAR, A GA NÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA. A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, DE UMA FORMA COMPLETA, ADAPTANDO O CONTEÚDO DAS AULAS À INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO E A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTES SE ENCONTRAM. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UFRRJ, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO. AS INTERVENÇÕES ACONTECERAM EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA MESMA REGIÃO GEOGRÁFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR OS MOVIMENTOS DE GA PROPOSTOS PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TRÊS TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO RJ. NA ESCOLA INVESTIGADA O CURRÍCULO DA REDE DE ENSINO PREVIA O DESENVOLVIMENTO DA GA, MAS ESTA NÃO POSSUÍA MUITOS RECURSOS MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. NESSE SENTIDO, OS BOLSISTAS RECORRERAM A TATAMES UTILIZADOS EM UM PROJETO SOCIAL REALIZADO NO CONTRA TURNO ESCOLAR PARA QUE FOSSE POSSÍVEL LECIONAR O CONTEÚDO PROPOSTO. SENDO ASSIM, O PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO GA FOI ELABORADO JUNTO À PROFESSORA COLABORADORA DE EF. O PLANEJAMENTO FOI COMPOSTO DE SEIS AULAS – TRÊS AULAS TEÓRICAS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TRÊS AULAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR MOVIMENTOS. NA PRIMEIRA AULA FORAM DESENVOLVIDOS MOVIMENTOS DE MENOR RISCO (SALTOS E SALTITOS); AS DUAS AULAS SEGUINTES ABRANGERAM ROLAMENTOS FRONTAIS (GRUPADO, CARPADO E AFASTADO); E, POR FIM, DUAS AULAS FORAM DEDICADAS À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS AULAS MINISTRADAS NOS POSSIBILITARAM ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS TURMAS, ALÉM DE PERCEBERMOS A PERDA DA INSEGURANÇA DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, FATO QUE ERA APARENTE NO PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO. DE MANEIRA GERAL, AS TURMAS CONSEGUIRAM EXECUTAR OS MOVIMENTOS NO DECORRER DAS AULAS, NA QUAL CADA TURMA APRESENTOU UM NÍVEL DIFERENTE DE ADAPTAÇÃO. A PRIMEIRA TURMA FOI PREJUDICADA DEVIDO AOS CONSTANTES ATRASOS, A SEGUNDA TURMA MOSTROU-SE MAIS ENTUSIASMADA DURANTE OS EXERCÍCIOS, A TERCEIRA TURMA APRESENTOU UMA MAIOR DIFICULDADE, POIS ALGUNS ALUNOS NÃO DEMONSTRARAM O MESMO ENGAJAMENTO COMPARADO ÀS DEMAIS TURMAS. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS ALUNOS, FICOU NÍTIDA A MUDANÇA DE ATITUDE, DANDO LUGAR À PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS AULAS E A SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR REALIZAR AS PRÁTICAS PROPOSTAS. PORTANTO, EM VIRTUDE DO QUE FOI SUPRACITADO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR OS MOVIMENTOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM REALIZÁ-LOS, VISTO QUE A GA EXIGE ALGUMAS HABILIDADES COMO FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ENERGIA E RESISTÊNCIA. ALÉM DISSO, ESSA EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA PARA OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, POIS PUDERAM VIVENCIAR A DOCÊNCIA APRESENTANDO OS CONTEÚDOS E MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ATENTANDO-SE PARA AS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA ALUNO/TURMA. A EXPERIÊNCIA CONTOU COM APOIO FINANCEIRO DA CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.