A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR
CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS,
CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO,
AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE
E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO
CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO,
APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA
FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR.
APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE
DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR
DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM
RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL,
PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES
CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À
DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO”
(SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES
CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM,
ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE
PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE),
CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA
DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO
E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A
CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E
TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM
CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE
DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS
PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS.