Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

ATUAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: DROGAS PSICOATIVAS;, CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA;, ESCOLARES. Relato de Experiência(RE) Saúde Pública
"2014-04-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5271
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 656
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => "ATUAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO - O uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas são apontados como problema de saúde pública, com implicações diretas na qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo. Torna-se preocupante quando o contato com essas substâncias acontece na adolescência, visto que é um momento peculiar do desenvolvimento no qual o indivíduo se encontra vulnerável. Assim, a conduta dos universitários no intuito de minimizar essa condição, exige o necessário aperfeiçoamento profissional e constante atualização para o trabalho na área, vivenciado no Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras drogas-PEPAD. OBJETIVOS - Apresentar as atividades desenvolvidas por universitários no controle da dependência química com os cidadãos do município de Campina Grande-PB. METODOLOGIA – Trata-se de um relato de experiência que visa destacar as intervenções realizadas pelo PEPAD da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) constituído por discentes de vários cursos e docentes, atuantes no referido programa de controle da dependência química. O PEPAD é composto por 10 projetos, desenvolvido no âmbito da pesquisa e extensão, consistindo na integralidade da assistência prestada à comunidade de Campina Grande, Paraíba. O projeto intitulado “prevenção ao uso de drogas em instituições públicas” é desenvolvido a partir de visitas semanais a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, desde agosto de 2013 até a presente data. São assistidos aproximadamente 200 estudantes de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, do turno da manhã, no 1° ano do ensino médio. A intervenção é realizada através de rodas de discussão, palestra com variadas imagens ilustrativas, conversas, sessão de dúvidas e, aplicação de questionários para avaliar o conhecimento dos assistidos sobre o álcool e outras drogas. Assim, acontece a troca de informações de maneira clara e objetiva respeitando a faixa etária dos indivíduos envolvidos. RESULTADOS - O contato com as drogas é cada vez mais precoce entre adolescentes, os fatores de risco declarados e discutidos foram os amigos que oferecem substância psicoativa, filhos de pais que fazem o uso, interesse pessoal, curiosidade em experimentar pela primeira vez; falta de conhecimento dos males e, fatores socioculturais. Chama atenção a citação da mídia, com fácil acesso e falta de fiscalização. Reduzida informação ministrada pela escola e seus educadores, possivelmente não existindo no currículo escolar curso que contemple a matéria dependência química. Campina Grande, assim como outras cidades do Brasil, enfrenta problemas relacionados a essa temática, que reflete no aumento do número de adictos, na geração de co-morbidades e violência. CONCLUSÃO – A atividade realizada com uma equipe multidisciplinar permite observar e desmembrar essa questão social de forma holística, permitindo a formação crítica e reflexiva promovendo melhoria na qualidade de vida. As intervenções em escolas têm papel multiplicador de ideias. Vê-se a importância de dar continuidade ao presente trabalho a fim de promover a reflexão e aprimorar a maneira dos estudantes secundaristas em lidar com a oferta de amigos e midiática de drogas psicoativas. Ressalta-se a necessidade de alertar adolescentes sobre os malefícios das substâncias psicoativas para a saúde e sociedade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Saúde Pública"
    "palavra_chave" => "DROGAS PSICOATIVAS;, CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA;, ESCOLARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_24_03_2014_12_11_20_idinscrito_437_61535042b2b897d0b80dc12ca54ca57f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELANE SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACK SILVA"
    "autor_email" => "jack_laane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5271
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 656
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => "ATUAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO - O uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas são apontados como problema de saúde pública, com implicações diretas na qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo. Torna-se preocupante quando o contato com essas substâncias acontece na adolescência, visto que é um momento peculiar do desenvolvimento no qual o indivíduo se encontra vulnerável. Assim, a conduta dos universitários no intuito de minimizar essa condição, exige o necessário aperfeiçoamento profissional e constante atualização para o trabalho na área, vivenciado no Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras drogas-PEPAD. OBJETIVOS - Apresentar as atividades desenvolvidas por universitários no controle da dependência química com os cidadãos do município de Campina Grande-PB. METODOLOGIA – Trata-se de um relato de experiência que visa destacar as intervenções realizadas pelo PEPAD da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) constituído por discentes de vários cursos e docentes, atuantes no referido programa de controle da dependência química. O PEPAD é composto por 10 projetos, desenvolvido no âmbito da pesquisa e extensão, consistindo na integralidade da assistência prestada à comunidade de Campina Grande, Paraíba. O projeto intitulado “prevenção ao uso de drogas em instituições públicas” é desenvolvido a partir de visitas semanais a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, desde agosto de 2013 até a presente data. São assistidos aproximadamente 200 estudantes de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, do turno da manhã, no 1° ano do ensino médio. A intervenção é realizada através de rodas de discussão, palestra com variadas imagens ilustrativas, conversas, sessão de dúvidas e, aplicação de questionários para avaliar o conhecimento dos assistidos sobre o álcool e outras drogas. Assim, acontece a troca de informações de maneira clara e objetiva respeitando a faixa etária dos indivíduos envolvidos. RESULTADOS - O contato com as drogas é cada vez mais precoce entre adolescentes, os fatores de risco declarados e discutidos foram os amigos que oferecem substância psicoativa, filhos de pais que fazem o uso, interesse pessoal, curiosidade em experimentar pela primeira vez; falta de conhecimento dos males e, fatores socioculturais. Chama atenção a citação da mídia, com fácil acesso e falta de fiscalização. Reduzida informação ministrada pela escola e seus educadores, possivelmente não existindo no currículo escolar curso que contemple a matéria dependência química. Campina Grande, assim como outras cidades do Brasil, enfrenta problemas relacionados a essa temática, que reflete no aumento do número de adictos, na geração de co-morbidades e violência. CONCLUSÃO – A atividade realizada com uma equipe multidisciplinar permite observar e desmembrar essa questão social de forma holística, permitindo a formação crítica e reflexiva promovendo melhoria na qualidade de vida. As intervenções em escolas têm papel multiplicador de ideias. Vê-se a importância de dar continuidade ao presente trabalho a fim de promover a reflexão e aprimorar a maneira dos estudantes secundaristas em lidar com a oferta de amigos e midiática de drogas psicoativas. Ressalta-se a necessidade de alertar adolescentes sobre os malefícios das substâncias psicoativas para a saúde e sociedade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Saúde Pública"
    "palavra_chave" => "DROGAS PSICOATIVAS;, CONTROLE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA;, ESCOLARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_24_03_2014_12_11_20_idinscrito_437_61535042b2b897d0b80dc12ca54ca57f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELANE SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACK SILVA"
    "autor_email" => "jack_laane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO - O uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas são apontados como problema de saúde pública, com implicações diretas na qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo. Torna-se preocupante quando o contato com essas substâncias acontece na adolescência, visto que é um momento peculiar do desenvolvimento no qual o indivíduo se encontra vulnerável. Assim, a conduta dos universitários no intuito de minimizar essa condição, exige o necessário aperfeiçoamento profissional e constante atualização para o trabalho na área, vivenciado no Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras drogas-PEPAD. OBJETIVOS - Apresentar as atividades desenvolvidas por universitários no controle da dependência química com os cidadãos do município de Campina Grande-PB. METODOLOGIA – Trata-se de um relato de experiência que visa destacar as intervenções realizadas pelo PEPAD da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) constituído por discentes de vários cursos e docentes, atuantes no referido programa de controle da dependência química. O PEPAD é composto por 10 projetos, desenvolvido no âmbito da pesquisa e extensão, consistindo na integralidade da assistência prestada à comunidade de Campina Grande, Paraíba. O projeto intitulado “prevenção ao uso de drogas em instituições públicas” é desenvolvido a partir de visitas semanais a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, desde agosto de 2013 até a presente data. São assistidos aproximadamente 200 estudantes de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, do turno da manhã, no 1° ano do ensino médio. A intervenção é realizada através de rodas de discussão, palestra com variadas imagens ilustrativas, conversas, sessão de dúvidas e, aplicação de questionários para avaliar o conhecimento dos assistidos sobre o álcool e outras drogas. Assim, acontece a troca de informações de maneira clara e objetiva respeitando a faixa etária dos indivíduos envolvidos. RESULTADOS - O contato com as drogas é cada vez mais precoce entre adolescentes, os fatores de risco declarados e discutidos foram os amigos que oferecem substância psicoativa, filhos de pais que fazem o uso, interesse pessoal, curiosidade em experimentar pela primeira vez; falta de conhecimento dos males e, fatores socioculturais. Chama atenção a citação da mídia, com fácil acesso e falta de fiscalização. Reduzida informação ministrada pela escola e seus educadores, possivelmente não existindo no currículo escolar curso que contemple a matéria dependência química. Campina Grande, assim como outras cidades do Brasil, enfrenta problemas relacionados a essa temática, que reflete no aumento do número de adictos, na geração de co-morbidades e violência. CONCLUSÃO – A atividade realizada com uma equipe multidisciplinar permite observar e desmembrar essa questão social de forma holística, permitindo a formação crítica e reflexiva promovendo melhoria na qualidade de vida. As intervenções em escolas têm papel multiplicador de ideias. Vê-se a importância de dar continuidade ao presente trabalho a fim de promover a reflexão e aprimorar a maneira dos estudantes secundaristas em lidar com a oferta de amigos e midiática de drogas psicoativas. Ressalta-se a necessidade de alertar adolescentes sobre os malefícios das substâncias psicoativas para a saúde e sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.