Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZANDO A TECNOLOGIA EM FAVOR DA APRENDIZAGEM EFETIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO

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O ensino híbridoé umametodologia de ensino-aprendizagemque se caracteriza por misturar dois modos de aprendizagem online e offline, por exemplo. Assim, em suas variedades,o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas online que podem ainda guardar dados individuais dos alunos sobre características gerais do seu momento de estudo como acertos, erros, correções automáticas de suas atividades, tempo total de estudo, conteúdo estudado, entre outros. Nas aulas presenciais o aluno estuda em grupo, com o professor e/ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo, fortalecendo as relações interpessoais, isso se dá aos fato de que cada vez mais a sala de aula convencional tem a necessidade de se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O ensino híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente virtual e presencial, buscando que os alunos aprendam ainda mais. O ensino híbrido pode ser definido basicamente como a combinação do aprendizado online com o off-line, as tecnologias digitais colaboram com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente, pois não basta apenas colocar os alunos na frente de computadores na escola e deixá-los sem qualquer orientação irá resolver. A adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola e a mediação docente.Valente (2014) fundamentado em Staker e Horn (2012) destaca que no ensino hibrido: o conteúdo e as instruções devem ser elaborados especificamente para a disciplina ao invés de usar qualquer material que o aluno acessa na internet. Além disso, a parte presencial deve necessariamente contar com a supervisão do professor, valorizar as interações interpessoais e ser complementar às atividades on-line, proporcionado um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente, interessante e personalizado. Para esta pesquisa realizou-se a pesquisa descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica. Para alcançarmos os resultados e objetivos constantes neste trabalho, foi realizado seleção de referências bibliográficas nos seguintes autores: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de; GERALDINI, A. F. S.(2017); ESPÍNDOLA, R. (2017); ANDRADE, M.C.F de, SOUZA DE, P. F, (2016); BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (2015); BACICH,L; MORAN, J. (2015); CHRISTENSEN, C.M.; HORN, M.B; STAKER, H. (2013); CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. (2012); FILATRO, A. (2009); ALMEIDA, P. N., (2009); MORAES, M. C. (2002). Que tratam a respeito do Ensino Híbrido.Essa revisão da literatura visou a busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento, afim de elucidar quais os benéficos que os Ensino Híbrido traz para o processo de ensino aprendizagem constando através de relatos contidos no material estudado se realmente tem esses benefícios tem ocorrido. Tem-se como resultado a necessidade de interação do professor com cada um de seus alunos é fundamental para que a aprendizagem efetiva ocorra, pois com isso os alunos terão uma atenção, mediação individualizada suprindo suas expectativas, essas expectativas muitas vezes sobre carregam o professor, que, para tentar atendê-las, precisa dedicar muitas horas a este trabalho, e que muitas vezes é criticado por não conseguir satisfazer às necessidades de sua turma. Entretanto no material estudado foi possível constatar a existência de alunos que atuam como mediadores na interação com seus pares na parte online do ensino híbrido, essa mediação se dá nos fóruns de discussões tanto presenciais como nos realizados online, isso condiz com a proposta da EAD de incentivar a interação e o fortalecimento das relações interpessoais.Neste sentido é importante ressaltar que na modalidade de ensino híbrido, o tempo de aula é otimizado tendo em vista que os alunos possuem conhecimento prévio da lição por meio do material fornecido com antecedência pelo professor, portanto, o uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os alunos, como o auxilia na agilidade de diversos processos. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino Híbrido, Professor, Mediador. Referências ANDRADE, M.C.F de, SOUZA DE, P. F. Modelos de Rotação do Ensino Híbrido: Estações de trabalho e sala de aula invertida. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: Acesso em: 16 set.2018. ALMEIDA, P. N. Educação lúdica. Técnicas em jogos pedagógicos; São Paulo: Loyola, 2009. BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. BACICH,L; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-focona-educacao-hibrida.aspx, acesso em 17 de Set. de 2018. CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Editora Bookman, 2012. CHRISTENSEN, C.M.; HORN, M.B; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos, 2013. Disponível em:< http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5379833311485520096.pdf> Acesso em: 12 set. 2018. ESPÍNDOLA, R. Como implementar o ensino híbrido na sua instituição de ensino?, 2017. Disponível em https: Acesso em:17 set. 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O início do século XXI vem exigindo que professores reflitam, reelaborem e avaliem a prática pedagógica, quer seja pelo perfil do aluno deste período, ou pelo avanço dasTecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS). Faz-se necessário considerar o aluno o centro do processo de ensino-aprendizagem. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de métodos de ensino que levem o aluno a desenvolver as competências e habilidades de acordo com as exigências do século XXI, oferecendo mais empoderamento na aprendizagem por meio de resolução de problemas presentes no cotidiano. Desta forma, objetiva-se considerar o ensino híbrido possível uma metodologia que atenda ao exposto anteriormente. Esta modalidade pode ser entendida pelas denominações que podem ter pelo menos dois sentidos distintos. Um sentido mais estrito (mais especificamente online) e um outro como mediador entre o ensino presencial e o ensino a distância. 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Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente virtual e presencial, buscando que os alunos aprendam ainda mais. O ensino híbrido pode ser definido basicamente como a combinação do aprendizado online com o off-line, as tecnologias digitais colaboram com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente, pois não basta apenas colocar os alunos na frente de computadores na escola e deixá-los sem qualquer orientação irá resolver. A adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola e a mediação docente.Valente (2014) fundamentado em Staker e Horn (2012) destaca que no ensino hibrido: o conteúdo e as instruções devem ser elaborados especificamente para a disciplina ao invés de usar qualquer material que o aluno acessa na internet. Além disso, a parte presencial deve necessariamente contar com a supervisão do professor, valorizar as interações interpessoais e ser complementar às atividades on-line, proporcionado um processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente, interessante e personalizado. Para esta pesquisa realizou-se a pesquisa descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica. Para alcançarmos os resultados e objetivos constantes neste trabalho, foi realizado seleção de referências bibliográficas nos seguintes autores: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de; GERALDINI, A. F. S.(2017); ESPÍNDOLA, R. (2017); ANDRADE, M.C.F de, SOUZA DE, P. F, (2016); BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (2015); BACICH,L; MORAN, J. (2015); CHRISTENSEN, C.M.; HORN, M.B; STAKER, H. (2013); CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. (2012); FILATRO, A. (2009); ALMEIDA, P. N., (2009); MORAES, M. C. (2002). 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