Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52603
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 55650
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => " RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE Autor A: Raquel Alvitos Pereira/raquelalvitos@predialnet.com.br/UFRRJ Autor B: Sara Araújo Brito Fazollo/sarafazollo@gmail.com/UFRRJ Eixo Temático: Políticas Públicas e identidade docente - com ênfase em referenciais políticos e epistemológicos sobre carreira e valorização dos professores. Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação brasileira, atualmente, tem se preocupado de forma muito efetiva com a formação dos professores, com isso, vem implementando vários programas educacionais como políticas públicas que vão se desenvolvendo gradualmente no âmbito do ensino superior e da educação básica. Nesse contexto, a UFRRJ vem, também, participando e implementando os programas que o governo disponibiliza para as instituições de ensino. Como exemplo dessa participação, queremos apresentar a proposta do trabalho do Programa Residência Pedagógica na UFRRJ. Esse programa tem como um dos seus objetivos articular os saberes e conhecimentos discutidos na universidade com a vivência do cotidiano das escolas de educação básica. Para tanto, o programa atua com os alunos residentes que são os licenciandos e os preceptores que são os professores das escolas da rede pública de ensino que interagem com o docente orientador a fim de planejar, elaborar, discutir atividades de práticas inovadoras a serem desenvolvidas nas escolas conveniadas. Tais atividades têm como propósito diagnosticar as especificidades de cada área de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas a fim de promover a construção de um sujeito cidadão consciente de seu papel social como professor na sociedade em que atua. Pretende-se, a partir de uma pequena mostra, apresentar experiências interativas desenvolvidas em variados espaços formativos nas diversas áreas do conhecimento das Licenciaturas da UFRRJ. Para fundamentar nossa argumentação, alinhamo-nos às concepções teóricas de autores como Cuche (2002), em que trata a questão da cultura e afirma que todo homem é um ser social, Freire (1996) nas questões da valorização do magistério em que apresenta a boniteza de ser professor, Hall (2005), em que o autor fala da ideia do sujeito integrado, com identidade múltipla e heterogênea, Gimenez (2005), que fala dos desafios contemporâneos na formação dos professores. Sob esses aspectos teóricos, sabemos que as sociedades modernas, desde o final do século XX, estão passando por transformações de ordem estrutural. Estas mudanças, segundo Hall (2005) estão atingindo as nossas identidades pessoais, além das culturas de classe, gênero, sexualidade, etnia e nacionalidade, confrontando, assim, a ideia de sujeito integrado. Nessa perspectiva, os objetivos, de um modo geral, do Projeto Institucional da UFRRJ, em consonância com o Edital 06/2018-CAPES, parte de uma abordagem centrada na questão das interações entre os sujeitos, nas experiências constituintes dos professores e na preocupação com a produção de conhecimentos. Sendo assim, tomamos por base o exercício da transposição didática, de acordo com Chevallard (1991), na tradição dos saberes práticos e científicos de Tardiff, Lessard e Lahaye (1991) e Perrenoud (1999) como elementos fundamentais na constituição da identidade e competências profissionais. Para tanto, o que se pretende é uma interlocução direta dos protagonistas da universidade com a escola e seus professores, a fim de estimular a constituição, em diálogo com as redes de ensino da Educação Básica, de projetos que tomem como parâmetros o exercício da docência, permeados por uma constante e construtiva interação entre as dimensões teórica e prática dos conhecimentos. Além disso, promover efetivos mecanismos de consolidação e aperfeiçoamento didático-pedagógico dos discentes universitários, tomando como lugar para inscrição desse movimento o estágio supervisionado. Dessa forma, objetiva-se construir, também, uma relação de mútuo comprometimento, entre escolas e universidade, que culmine numa proposta de reformulação deste estágio, em consonância com o diálogo crítico com a BNCC, a adequação dos currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. O projeto Residência Pedagógica na UFRRJ representa uma das políticas públicas da universidade que promove a valorização do professor e contribui para a (re)construção da identidade docente demonstrando, assim, através de suas práticas de sala de aula e da elaboração das atividades, uma atuação prática orientada, de modo a permitir que os licenciandos tornem-se sujeitos ativos no processo de construção de seus saberes docentes, a partir de uma releitura e orientação crítica do processo do fazer docente. Palavras-chave: Formação docente, Identidade docente, Formação de professores, Políticas Públicas Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural Orientação Sexual. 3. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental, 2001. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Conhecimentos de Espanhol. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 127-164. CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sábio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIMENEZ, Telma. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da linguística aplicada. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. ______. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B.C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Editora Entorno, 2011. TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação n.04, Porto Alegre: Pannônica, 1991. UFRRJ. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica. CAPES. Coordenação Institucional por PEREIRA, Raquel Alvitos. RJ, Seropédica: 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55650-30112018-205049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ALVITOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52603
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 55650
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => " RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE Autor A: Raquel Alvitos Pereira/raquelalvitos@predialnet.com.br/UFRRJ Autor B: Sara Araújo Brito Fazollo/sarafazollo@gmail.com/UFRRJ Eixo Temático: Políticas Públicas e identidade docente - com ênfase em referenciais políticos e epistemológicos sobre carreira e valorização dos professores. Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação brasileira, atualmente, tem se preocupado de forma muito efetiva com a formação dos professores, com isso, vem implementando vários programas educacionais como políticas públicas que vão se desenvolvendo gradualmente no âmbito do ensino superior e da educação básica. Nesse contexto, a UFRRJ vem, também, participando e implementando os programas que o governo disponibiliza para as instituições de ensino. Como exemplo dessa participação, queremos apresentar a proposta do trabalho do Programa Residência Pedagógica na UFRRJ. Esse programa tem como um dos seus objetivos articular os saberes e conhecimentos discutidos na universidade com a vivência do cotidiano das escolas de educação básica. Para tanto, o programa atua com os alunos residentes que são os licenciandos e os preceptores que são os professores das escolas da rede pública de ensino que interagem com o docente orientador a fim de planejar, elaborar, discutir atividades de práticas inovadoras a serem desenvolvidas nas escolas conveniadas. Tais atividades têm como propósito diagnosticar as especificidades de cada área de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas a fim de promover a construção de um sujeito cidadão consciente de seu papel social como professor na sociedade em que atua. Pretende-se, a partir de uma pequena mostra, apresentar experiências interativas desenvolvidas em variados espaços formativos nas diversas áreas do conhecimento das Licenciaturas da UFRRJ. Para fundamentar nossa argumentação, alinhamo-nos às concepções teóricas de autores como Cuche (2002), em que trata a questão da cultura e afirma que todo homem é um ser social, Freire (1996) nas questões da valorização do magistério em que apresenta a boniteza de ser professor, Hall (2005), em que o autor fala da ideia do sujeito integrado, com identidade múltipla e heterogênea, Gimenez (2005), que fala dos desafios contemporâneos na formação dos professores. Sob esses aspectos teóricos, sabemos que as sociedades modernas, desde o final do século XX, estão passando por transformações de ordem estrutural. Estas mudanças, segundo Hall (2005) estão atingindo as nossas identidades pessoais, além das culturas de classe, gênero, sexualidade, etnia e nacionalidade, confrontando, assim, a ideia de sujeito integrado. Nessa perspectiva, os objetivos, de um modo geral, do Projeto Institucional da UFRRJ, em consonância com o Edital 06/2018-CAPES, parte de uma abordagem centrada na questão das interações entre os sujeitos, nas experiências constituintes dos professores e na preocupação com a produção de conhecimentos. Sendo assim, tomamos por base o exercício da transposição didática, de acordo com Chevallard (1991), na tradição dos saberes práticos e científicos de Tardiff, Lessard e Lahaye (1991) e Perrenoud (1999) como elementos fundamentais na constituição da identidade e competências profissionais. Para tanto, o que se pretende é uma interlocução direta dos protagonistas da universidade com a escola e seus professores, a fim de estimular a constituição, em diálogo com as redes de ensino da Educação Básica, de projetos que tomem como parâmetros o exercício da docência, permeados por uma constante e construtiva interação entre as dimensões teórica e prática dos conhecimentos. Além disso, promover efetivos mecanismos de consolidação e aperfeiçoamento didático-pedagógico dos discentes universitários, tomando como lugar para inscrição desse movimento o estágio supervisionado. Dessa forma, objetiva-se construir, também, uma relação de mútuo comprometimento, entre escolas e universidade, que culmine numa proposta de reformulação deste estágio, em consonância com o diálogo crítico com a BNCC, a adequação dos currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. O projeto Residência Pedagógica na UFRRJ representa uma das políticas públicas da universidade que promove a valorização do professor e contribui para a (re)construção da identidade docente demonstrando, assim, através de suas práticas de sala de aula e da elaboração das atividades, uma atuação prática orientada, de modo a permitir que os licenciandos tornem-se sujeitos ativos no processo de construção de seus saberes docentes, a partir de uma releitura e orientação crítica do processo do fazer docente. Palavras-chave: Formação docente, Identidade docente, Formação de professores, Políticas Públicas Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural Orientação Sexual. 3. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental, 2001. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Conhecimentos de Espanhol. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 127-164. CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sábio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIMENEZ, Telma. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da linguística aplicada. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. ______. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B.C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Editora Entorno, 2011. TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação n.04, Porto Alegre: Pannônica, 1991. UFRRJ. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica. CAPES. Coordenação Institucional por PEREIRA, Raquel Alvitos. RJ, Seropédica: 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55650-30112018-205049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ALVITOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE Autor A: Raquel Alvitos Pereira/raquelalvitos@predialnet.com.br/UFRRJ Autor B: Sara Araújo Brito Fazollo/sarafazollo@gmail.com/UFRRJ Eixo Temático: Políticas Públicas e identidade docente - com ênfase em referenciais políticos e epistemológicos sobre carreira e valorização dos professores. Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação brasileira, atualmente, tem se preocupado de forma muito efetiva com a formação dos professores, com isso, vem implementando vários programas educacionais como políticas públicas que vão se desenvolvendo gradualmente no âmbito do ensino superior e da educação básica. Nesse contexto, a UFRRJ vem, também, participando e implementando os programas que o governo disponibiliza para as instituições de ensino. Como exemplo dessa participação, queremos apresentar a proposta do trabalho do Programa Residência Pedagógica na UFRRJ. Esse programa tem como um dos seus objetivos articular os saberes e conhecimentos discutidos na universidade com a vivência do cotidiano das escolas de educação básica. Para tanto, o programa atua com os alunos residentes que são os licenciandos e os preceptores que são os professores das escolas da rede pública de ensino que interagem com o docente orientador a fim de planejar, elaborar, discutir atividades de práticas inovadoras a serem desenvolvidas nas escolas conveniadas. Tais atividades têm como propósito diagnosticar as especificidades de cada área de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas a fim de promover a construção de um sujeito cidadão consciente de seu papel social como professor na sociedade em que atua. Pretende-se, a partir de uma pequena mostra, apresentar experiências interativas desenvolvidas em variados espaços formativos nas diversas áreas do conhecimento das Licenciaturas da UFRRJ. Para fundamentar nossa argumentação, alinhamo-nos às concepções teóricas de autores como Cuche (2002), em que trata a questão da cultura e afirma que todo homem é um ser social, Freire (1996) nas questões da valorização do magistério em que apresenta a boniteza de ser professor, Hall (2005), em que o autor fala da ideia do sujeito integrado, com identidade múltipla e heterogênea, Gimenez (2005), que fala dos desafios contemporâneos na formação dos professores. Sob esses aspectos teóricos, sabemos que as sociedades modernas, desde o final do século XX, estão passando por transformações de ordem estrutural. Estas mudanças, segundo Hall (2005) estão atingindo as nossas identidades pessoais, além das culturas de classe, gênero, sexualidade, etnia e nacionalidade, confrontando, assim, a ideia de sujeito integrado. Nessa perspectiva, os objetivos, de um modo geral, do Projeto Institucional da UFRRJ, em consonância com o Edital 06/2018-CAPES, parte de uma abordagem centrada na questão das interações entre os sujeitos, nas experiências constituintes dos professores e na preocupação com a produção de conhecimentos. Sendo assim, tomamos por base o exercício da transposição didática, de acordo com Chevallard (1991), na tradição dos saberes práticos e científicos de Tardiff, Lessard e Lahaye (1991) e Perrenoud (1999) como elementos fundamentais na constituição da identidade e competências profissionais. Para tanto, o que se pretende é uma interlocução direta dos protagonistas da universidade com a escola e seus professores, a fim de estimular a constituição, em diálogo com as redes de ensino da Educação Básica, de projetos que tomem como parâmetros o exercício da docência, permeados por uma constante e construtiva interação entre as dimensões teórica e prática dos conhecimentos. Além disso, promover efetivos mecanismos de consolidação e aperfeiçoamento didático-pedagógico dos discentes universitários, tomando como lugar para inscrição desse movimento o estágio supervisionado. Dessa forma, objetiva-se construir, também, uma relação de mútuo comprometimento, entre escolas e universidade, que culmine numa proposta de reformulação deste estágio, em consonância com o diálogo crítico com a BNCC, a adequação dos currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. O projeto Residência Pedagógica na UFRRJ representa uma das políticas públicas da universidade que promove a valorização do professor e contribui para a (re)construção da identidade docente demonstrando, assim, através de suas práticas de sala de aula e da elaboração das atividades, uma atuação prática orientada, de modo a permitir que os licenciandos tornem-se sujeitos ativos no processo de construção de seus saberes docentes, a partir de uma releitura e orientação crítica do processo do fazer docente. Palavras-chave: Formação docente, Identidade docente, Formação de professores, Políticas Públicas Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural Orientação Sexual. 3. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental, 2001. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Conhecimentos de Espanhol. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 127-164. CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sábio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIMENEZ, Telma. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da linguística aplicada. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. ______. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B.C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Editora Entorno, 2011. TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação n.04, Porto Alegre: Pannônica, 1991. UFRRJ. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica. CAPES. Coordenação Institucional por PEREIRA, Raquel Alvitos. RJ, Seropédica: 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.