LOPES, Marina Da Silva. Recontando camocim em quadrinhos. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52568>. Acesso em: 25/12/2024 12:06
Recontando Camocim em Quadrinhos [1]Marina da Silva Lopes. E-mail: marynalopes10@gmail.com Instituto Federal do Ceará - Campus Camocim Marília do Nascimento Brito Pessoa[2] E-mail: marilianascimento37@gmail.com Instituto Federal do Ceará - Campus Camocim Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O projeto a ser apresentado parte das reflexões surgidas durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) acerca dos desafios dos futuros professores de Português e Inglês do Instituto Federal do Ceará - campus Camocim, no que diz respeito à necessidade de inserção de novas práticas didáticas que visam despertar o interesse dos alunos sobre a riqueza da história e da literatura camocinence. Diante disso, partimos da concepção de língua e de texto segundo Koch e Elias (2007, p. 10, apud SILVA, FARIA e BOUZADA, 2013), em que "os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que - dialogicamente - se constroem e são construídos no texto". Com base nesse princípio, o trabalho tem como objetivo principal estimular a curiosidade e expandir o conhecimento sobre a história de Camocim através da retextualização de crônicas de escritores locais para as Histórias em Quadrinhos (HQs), buscando incentivar dessa forma o engajamento socio-discursivo dos discentes do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês. Santos (2017) afirma em seu livro didático, "Historiando Camocim", que "Nosso lugar é rico de histórias, contadas ao longo do tempo pelos moradores mais antigos, pelos escritores, historiadores, memorialistas, jornalistas, enfim, todos sempre têm algo a dizer sobre a nossa terra", sendo assim, buscaremos a partir dos dois gêneros, crônicas e Histórias em Quadrinhos, expor toda essa riqueza. Sobre as crônicas, é válido ressaltar que esse gênero não deixa a desejar no seu uso didático pois não só trata de temas do cotidiano de forma descontraída, como também crítica, focando principalmente no humor e nas situações corriqueiras do homem contemporâneo, segundo Rebeschini (2013). Já a respeito das Histórias em Quadrinhos, um dos motivos que norteiam a escolha desse gênero a ser produzido na atividade de retextualização, está o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), criado em 1997, que revolucionou o método de leitura tradicional ao anexar em sua lista em 2006, as Histórias em Quadrinhos como recurso paradidático. Ademais, Assis e Marinho (2016, p. 123) advogam que "as histórias em quadrinhos têm muito a oferecer [...] devido à riqueza de seu texto, alcançada pelo amplo uso de linguagem verbal e não-verbal e aspectos composicionais que refletem o modo como as pessoas se organizam, pensam e vivem". Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a mais recente BNCC (Base Nacional Comum Curricular) refletem que as HQs são recomendadas para incentivar a leitura sendo fonte histórica e de pesquisa sociológica, além de discutirem aspectos da realidade social o que permite que o professor faça uso desse gênero em sua prática pedagógica ( BRASIL, 1997; BRASIL 2016, apud LACERDA, 2017). A respeito dos procedimentos metodológicos, esses serão divididos em três momentos. O primeiro é a revisão da literatura acerca do uso das HQs na sala de aula, além do levantamento das principais características formais e conceituais desse gênero. Em paralelo, será feita uma investigação sobre a história de Camocim, bem como seleção de crônicas de escritores da terra. O segundo momento, será a formação de oficinas para instrumentalizar os graduandos(as) sobre o processo de construção dos quadrinhos para que futuramente eles possam atuar como mediadores dessa atividade complementar nas escolas de ensino básico. Por fim, o terceiro momento, de cunho prático, será a construção e ilustração dos quadrinhos das crônicas que forem selecionadas. Espera-se a partir da retextualização de textos locais, alcançar os objetivos supracitados, bem como conduzir os futuros docentes a novos horizontes de possibilidades do uso das HQs, para que estes, como sujeitos mediadores do conhecimento, possam produzir de forma eficiente e atrativa novos materiais de apoio didático de maneira contextualizada, lúdica, criativa e acima de tudo, significativa. Palavras-Chave: Histórias em Quadrinhos, Retextualização, Camocim, Resgate histórico-literário. Referências: ASSIS, Lúcia Maria de; MARINHO, Elyssa Soares; "História em quadrinhos: um gênero para sala de aula", p. 115 -126. In: Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática. São Paulo: Blucher, 2016. BOUZADA, Cristiane DE PAULA, at al. A retextualização como recurso didático para a produção textual. The ESPecialist, vol. 34, no 1 (45-68) 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília : MEC, 1997. Camocim Pote de História. Disponível em: http://camocimpotedehistorias.blogspot.com/p/o-autor.html. Acesso em: 22/09/2018 GÊNERO TEXTUAL CRÕNICA COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA. Disponível em: acesso em: 22/09/2018 LACERDA. Caroline Cortês. Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores. Disponível em < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/38294/pdf> acesso em 26/10/2018. NETO, Elydio dos Santos. Histórias em quadrinhos poético-filosóficas e gestão do currículo no trabalho docente: uma aproximação possível. Trabalho apresentado em 5as Jornadas Internacionais de História em Quadrinhos, São Paulo, 2011. SANTOS. Carlos Augusto Pereira dos. FREITAS, Gleiciane. Historiando Camocim. Sobral: UVA/Global Gráfica, 2016. Universidade Federal da Paraíba. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em acesso em: 20/06/2018. [1] Graduanda do 5º semestre no curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Ceará - Campus Avançado Camocim. [2] Graduanda do 4º semestre no curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Ceará - Campus Avançado Camocim.