Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

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De acordo com Stanzani (2012) o programa de iniciação à docência proporciona ao estudante sentir-se parte integrante do mundo acadêmico, adquirindo experiência e estabelecendo uma relação entre o objeto de estudo e a realidade escolar. Observar como se desenvolve o trabalho do professor permite vislumbrar como será atuar profissionalmente e para além disso, conforme Pimenta (2004) ter essa experiência de campo na formação inicial oferece subsídios importantes que auxiliam na construção da identidade docente, que se adquiri de maneira contínua ao longo dos anos e através das experiências. Os bolsistas de iniciação à docência através de vivencias antecipadas dentro do ambiente escolar desde os anos iniciais do curso, tem a possibilidade de articular os objetivos do programa com as atividades desenvolvidas, o que contribui para a formação inicial. A construção da identidade docente não se dá apenas na formação inicial, mas também através de valores, histórias, conceitos, significados que perpassam e estão fixados social e culturamente nas experiências de vida e principalmente, as escolares, que possui uma representação muito forte na vivência do licenciando. Todo professor deixa uma marca na vida do aluno, seja ela boa ou ruim, todas trazem aspectos relevantes para formação do ser professor. Geralmente é na trajetória escolar que o aluno começa a se interessar em se tornar um professor, ocorrendo uma ressignificação social, pessoal, relacionando o sujeito com a sociedade, construindo assim sua identidade docente. (COSTA; BEJA; REZENDE, 2014). A partir da experiência vivenciada como bolsista e do relato de colegas integrantes do programa observou-se que a experiência possibilitou estreitar laços com o cotidiano da escola e diante disto surgiu a ideia de fazer um estudo a respeito da relevância do mesmo para construção da identidade docente. Tendo em vista a necessidade de ampliar pesquisas relacionadas a programas institucionais que valorizam a formação inicial. O presente estudo tem por objetivo identificar elementos que possibilitam ao PIBID fornecer subsídios para a preparação e formação de pósteros profissionais da educação. A opção teórica metodológica utilizada foi uma pesquisa bibliográfica constituída obras na língua portuguesa publicadas entre os anos de 2005 a 2017, incluindo artigos e dissertações disponíveis nas bases de dados Google acadêmico, a qual foi utilizada os descritores "PIBID", "formação" e "docência". O estudo apresenta caráter qualitativo que segundo Teixeira (2006) tal perspectiva aproxima os elementos práticos e teóricos, fazendo com que os fenômenos de estudo sejam compreendidos de forma clara. Como protocolo de pesquisa realizou-se uma análise descritiva qualitativa, onde identificamos as informações direcionadas ao nosso objeto de estudo. Após leitura das obras pode-se analisar que o PIBID é uma estratégia que oportuniza ao educando familiarizar-se a uma etapa importante a ser traçada durante a graduação, que é o processo do aprender a ser professor através de desafios que a profissão possui. A experiência adquirida proporciona ao aluno aproximar-se do campo profissional e que a partir daí o mesmo seja capaz de sistematizar os conteúdos apreendidos durante a formação e consiga fazer uma junção entre o que se aprende e a aplicação desses saberes no dia-a-dia. Atuar na área de estudo de forma orientada, oportuniza a ampliação de possibilidades e a desconstrução de paradigmas que por vezes são criados durante o período da graduação. Além de trazer benefícios ao futuro professor, as escolas que os acolhem são comtempladas com o conhecimento que os estudantes apresentam, nesse processo ocorrem trocas que auxiliam para ambos o desenvolvimento de novas possibilidades. Palavras chave: PIBID; formação; docência; identidade docente; aprendizagem. Referências TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. LOPES, Carlos; LISBOA, Joel; LIMA, Lilia; YAMAMOTO, Márcio; OLIVEIRA, Vitalino. A importância do Povo e na formação acadêmica dos graduandos em Letras Inglês- Uma experiência modificadora. Jataí. volume 12, 2016. OBARA, Clássica; BROIETTI, Fabiele; PASSOS, Marinez. Contribuições do PIBID para construção da identidade docente do professor de Química. Bauru, SP. v 23, 2017. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PIBID: contribuições para formação docente Glêice Barreto Lessa [1] /gleicelessa566@gmail.com/Universidade Estadual de Feira de Santana Vanessa Santos Pereira [2]/ vanessaengal@hotmail.com/Universidade Estadual de Feira de Santana Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), criado em 2007, tem a finalidade de aproximar, aprimorar e também de valorizar a prática docente no âmbito escolar. O PIBID é um meio de preparo, e possibilita a primeira relação com a realidade do "ser professor" na escola. Na maioria das vezes, este primeiro contato com área de atuação ocorre após a formação ou por meio dos estágios, que em geral são realizados sem orientação para se articular em sala de aula. De acordo com Stanzani (2012) o programa de iniciação à docência proporciona ao estudante sentir-se parte integrante do mundo acadêmico, adquirindo experiência e estabelecendo uma relação entre o objeto de estudo e a realidade escolar. Observar como se desenvolve o trabalho do professor permite vislumbrar como será atuar profissionalmente e para além disso, conforme Pimenta (2004) ter essa experiência de campo na formação inicial oferece subsídios importantes que auxiliam na construção da identidade docente, que se adquiri de maneira contínua ao longo dos anos e através das experiências. Os bolsistas de iniciação à docência através de vivencias antecipadas dentro do ambiente escolar desde os anos iniciais do curso, tem a possibilidade de articular os objetivos do programa com as atividades desenvolvidas, o que contribui para a formação inicial. 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O estudo apresenta caráter qualitativo que segundo Teixeira (2006) tal perspectiva aproxima os elementos práticos e teóricos, fazendo com que os fenômenos de estudo sejam compreendidos de forma clara. Como protocolo de pesquisa realizou-se uma análise descritiva qualitativa, onde identificamos as informações direcionadas ao nosso objeto de estudo. Após leitura das obras pode-se analisar que o PIBID é uma estratégia que oportuniza ao educando familiarizar-se a uma etapa importante a ser traçada durante a graduação, que é o processo do aprender a ser professor através de desafios que a profissão possui. A experiência adquirida proporciona ao aluno aproximar-se do campo profissional e que a partir daí o mesmo seja capaz de sistematizar os conteúdos apreendidos durante a formação e consiga fazer uma junção entre o que se aprende e a aplicação desses saberes no dia-a-dia. 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