INTERVENÇÃO DE BIOLOGIA E ABORDAGEM DA TEMÁTICA DIVISÃO CELULAR
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) voltados para o nível médio, o ensino de Biologia deve promover o desenvolvimento de competências, que possibilite o aluno lidar com as informações, entende-las, elaborá-las, rejeitá-las, quando for o caso, enfim compreender o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos da Biologia e da tecnologia. Visando atender os propósitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tais como, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, fora realizada uma intervenção pedagógica com a temática da divisão celular meiótica - gametogênese, voltada para o processo de ovogênese, onde, Gametogênese é o processo no qual ocorre à formação de gametas, estes podem ser, tanto femininos (óvulos) quanto masculinos (espermatozoides), onde transcorrem nos ovários e testículos, respectivamente. 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A metodologia de ensino abordada foi expositiva dialogada e os métodos avaliativos foram: observação, participação e aplicação de um questionário. A intervenção iniciou com uma dinâmica motivacional, esta teve total aceitação pelos estudantes, pois a mesma envolvia muita animação e atenção, a fim de realizar interação com os discentes e ministrantes, com isso notou-se melhor receptividade dos mesmos com o conteúdo abordado. Em seguida, com o auxilio de slides seguiu a apresentação do conteúdo, iniciando com gametogênese e terminando com a produção de óvulos e menstruação. 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