Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DA LICENÇA? PROJETO IFVEST

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Pelo o que já conhecemos a priori esses sujeitos/alunos do ensino médio, trazem em suas bagagens bastante dificuldades no âmbito da aprendizagem e dos conhecimentos básicos, principalmente, no que se refere a leitura e interpretação dos textos, sem falar nos grandes desafios da aprendizagem dos ensinamentos da física, química e da matemática durante a educação básica. Por outro lado, sabe-se das dificuldades e da complexidade da prática pedagógica na perspectiva de uma prática verdadeiramente reflexiva, além dos inúmeros obstáculos que impedem sua existência no contexto da formação. Nossa principal tarefa é estimular entre os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú, o envolvimento com a docência e, experimentar, discutir, refletir as metodologias de aprendizagem numa dimensão transdisciplinar orientada pelos professores do IFCE/Maracanaú. Pelo o que já conhecemos, a priori é que esses sujeitos/alunos do ensino médio, trazem em suas bagagens bastante dificuldades no âmbito da aprendizagem e dos conhecimentos básicos, principalmente no que se refere a leitura e interpretação dos textos, sem falar nos grandes desafios da aprendizagem dos ensinamentos da física, química e da matemática durante a educação básica. A principal tarefa foi e continua sendo, estimular entre os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú, o envolvimento como a docência e experimentar as metodologias de aprendizagem numa dimensão transdisciplinar orientada pelos professores do IFCE/Maracanaú. O Curso Preparatório para o IFVest/ Maracanaú foi pensado com o propósito inicial de dar oportunidade de estudo direcionado aos interessados em ingressarem nas universidades públicas e para pessoas de classes menos favorecidas, quase sempre, excluídas da possibilidade do ensino superior público. Este, portanto, foi e continua sendo, um dos objetivos do programa e, certamente, os resultados virão, tanto para a comunidade escolar assistida pelo projeto, como para os alunos do curso de licenciatura do IFCE que terão na sua formação mais um incremento da prática associada as ferramentas da didática e do planejamento pedagógico. Nosso maior objetivo foi estimular a prática da docência entre os alunos do curso de Licenciatura em Química de modo experimental, transdisciplinar no processo ensino-aprendizagem, envolver alunos dos cursos de Licenciatura do IFCE, promover estudos sobre os processos ensino aprendizagem e o papel dos professores no contexto da sala de aula e, principalmente, incentivar os alunos do ensino médio das escolas do município de Maracanaú a conquistarem as vagas oferecidas pelo SISU. Segundo Perrenoud (1993), se a prática reflexiva é adquirida e vivenciada desde a formação inicial, ela torna-se parte da identidade profissional do professor. Dessa forma, quando vivenciamos o processo reflexivo, entendido como característica do fazer docente, os seus resultados serão percebidos no processo de formação docente e este passa a se constituir como parte da identidade profissional. O Projeto conta com a participação de 06 professores da licenciatura, 40 alunos das escolas do ensino médio de Maracanaú e é desenvolvido semanalmente, dois encontros, sendo realizadas aulas de dois componentes curriculares por encontro a cada, as aulas foram desenvolvidas por meio de abordagem metodológica interativa e contextualizada, voltadas à resolução de situações-problema, relacionando-as aos fatos da realidade em que se vive, oportuniza-se aos alunos palestras sobre a importância de se preparar para o ENEM, sobre tecnologias da informação, sobre cidadania, sobre temáticas de biologia, química, matemática, relacionadas com as questões mundiais, o projeto oferece aos alunos da licenciatura mais uma forma de aprendizagem e reflexão sobre a prática docente, O Planejamento das ações ocorreu e continua a ocorrer, juntamente com os professores envolvidos para delinear e organizar as fases do projeto, com cada grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE, e em cada encontro se delineia no coletivo, os pontos fortes e fracos da aprendizagem e do desenvolvimento do projeto. Com base nessas anotações, define-se novas ações e novas estratégias de preparação das aulas e organização dos conteúdos a serem ministrados. As aulas são desenvolvidas em forma de palestras expositivas com duração de três horas por cada encontro semanal e quatro horas a cada quinze dias no sábado, onde cada professor, responsável pelas disciplinas orientara seus respectivos alunos sobre as orientações didático-pedagógicas, cada professor, definidos os assuntos a serem trabalhados, encaminharão seus alunos para os respectivos grupos de sala de aula nos horários que foram definidos pela coordenação do projeto, os processos avaliativos ocorrerão no final do semestre, através de questões simuladas utilizando-se exames do Enem nas versões anteriormente aplicadas, serão utilizados os espaços das salas de aula do Campus Maracanaú, as aulas ocorrerão no turno da noite de nos horários de 18:40 as 21:30. O Enem constitui-se na possibilidade de alunos de classes econômicas menos favorecidas terem acesso ao ensino superior, pois podem concorrer a bolsas de estudos. Assim, oportunizar a preparação para esse exame é fundamental. Dessa forma, o projeto Preparação para o Enem IFCE MARACANAÚ, reforça o papel de responsabilidade social da Instituição de ensino, como promotora da ampliação do acesso ao Ensino Superior. Acreditando que a obtenção de sucesso no ENEM pode modificar projetos e trajetórias de vidas pessoais e profissionais. Comprovando a responsabilidade em forma futuros docentes preparados a diversas situações a serem enfrentadas por eles. Palavras Chaves: Aprendizagem, Prática Pedagógica, Interdisciplinaridade. Referências FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 51-76. ____. Formação de professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Porto Editora. 1999. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 9-33. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. ____. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-91. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente projeto nasceu da necessidade de vivenciar a prática da docência junto aos alunos do curso de licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú-Ce. Caracteriza-se como uma complementação de estudos, laboratório, nas mais diversas áreas do conhecimento, através da criação de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM, ofertado a comunidade do município. A proposta visa oferecer aos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú uma aproximação com a prática docente através da instalação e criação de um curso preparatório para o ENEM. A ideia inicial, partiu dos próprios alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Maracanaú, e posteriormente, junto aos professores, viram a possibilidade de organizar, planejar aulas de cunho preparatório e revisional tendo em vista as grandes dificuldades de acesso ao conhecimento na comunidade. 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