Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS:CIÊNCIA E BIOLOGIA

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As políticas públicas para uso das tecnologias na educação, conciliadas com as demandas econômicas de um mercado globalizado, repercutem em programas de formação de professores que dissociam o domínio técnico dos equipamentos das funções didático-pedagógicas. Esta racionalidade instrumental, que separa os meios dos fins, fundamenta a epistemologia do processo formativo de professores desde a formação inicial até a formação continuada específica proposta pelos programas oficiais para as tecnologias na educação. Recentemente, muito se fala na integração da tecnologia em sala de aula a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e despertar o interesse do aluno pelas matérias lecionadas. Pesquisas apontam um melhor aprendizado através das tecnologias, pois são ferramentas metodológicas e lúdicas que são parceiras dos professores durante as aulas. Entretanto, há um longo percurso a ser superado devido à falta de estrutura e materiais das escolas e falta de preparo dos professores acerca da utilização das tecnologias. Tanto o ensino de Ciências quanto o de Biologia apresentam em sua grade curricular conteúdos de difícil entendimento e assimilação, uma vez que apresenta alta complexidade e inúmeros termos, muitas vezes abstratos para os alunos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar a utilização do uso de tecnologias pelos professores de Ciências e Biologia, durante as aulas em instituições estaduais públicas das cidades de União da Vitória (Paraná) e Porto União (Santa Catarina).Esse levantamento faz parte do projeto multidisciplinar de Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Paraná contemplado no Edital do PIBID 2018. Assim, foi realizado uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com 10 questões discursivas e dialético. As perguntas abordaram sobre quais, a qualidade e a frequência da utilização de equipamentos tecnológicos, objetivando a verificação da utilização e as condições dos equipamentos disponíveis nas escolas. Também, foi questionado se o professor sente capacitado em utilizá-las e se concorda em aplicá-las durante suas aulas. Foi entrevistado um total de 10 professores de cinco colégios públicos Colégio Estadual José de Anchieta, Túlio de França, Cid Gonzaga, Lauro Muller e o E.E B Professor Balduíno Cardoso. Os docentes participantes da pesquisa lecionam para turmas que vão do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que 100% das Escolas possuem um espaço físico denominado "sala de informática" ou sala de multimídia Os recursos utilizados incluem na maioria das escolas o uso de televisões, internet, computadores e Data Show. Dos quais 40% dos professores utilizam o Data Show, pela facilidade de instalação e o auxilio para a visualização do conteúdo. 30% dos professores utilizam celulares para fins de pesquisa em sala de aula. 10% dos professores responderam que não utilizam tecnologia em sala de aula. 60% dos professores afirmam não terem dificuldades com o uso de tecnologias, os outros 40% colocaram como maior impedimento a qualidade da internet e o tempo para organizar atividades. Sendo que os recursos podem não estar disponíveis em número suficientes ou não funcionam de maneira adequada. 20% dos professores vão além da sala de aula, como criar um blog para compartilhar materiais utilizados e mandar tarefas pelo WhatsApp. Todos concordam com as tecnologias de comunicação, e as demais que ainda estão por vir. "Acredito que o uso de algumas tecnologias possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, isso contribui para o interesse do aluno", "é uma ótima estratégia de engajamento dos alunos com os temas da matéria". Os alunos demonstram-se bastantes satisfeitos com o uso de novas tecnologias de comunicação. Pois estando os recursos disponíveis, os conteúdos a serem aplicados se fazem mais compreensíveis tornando também as aulas mais dinâmicas e receptivas. Diante disso, podemos afirmar que a tecnologia se bem utilizada pode beneficiar o trabalho pedagógico na escola, com propostas dinamizadoras do conhecimento e, para além disso, como processo de comunicação e construção do saber escolar por alunos e professores. Entretanto a falta de equipamentos e o sucateamento dos mesmos é um fator negativo para ser usados por professores. Apesar dos desafios, as tecnologias digitais ainda sãoempregadas continuamente, cabendo ao professor esquivar-se dos problemas e achar outros meios para superá-lo. Palavras chaves: Aprendizagem, pesquisa, tecnologias digitais Referências PEIXOTO, J.; CARVALHO, R.S.M.A.Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública. Educativa, 17(2): 577-603, 2014 MAGALHÃES, V. B. Tecnologia e educação: o uso de tecnologias de mídia no ambiente escolar. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educação a distância, Maranhão, 2018. RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em debate, 2(1), 2012. SILVA, M. C. Formação docente para usar o computador em sala de aula: Possibilidades e desafios. Disponivelem: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_01_11_2014_16_35_36_idinscrito_560_cb8f09bfd3280161b37079fe957f51f1.pdf. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS:CIÊNCIAS E BIOLOGIA Larissa Lechinovski/larilechinovski@gmail.com/Universidade Estadual do Paraná Patrícia Barbosa/Universidade Estadual do Paraná Clóvis Roberto Gurski/Universidade Estadual do Paraná Carla Andreia Lorscheider/Universidade Estadual do Paraná Eixo Temático: (Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Agência financiadora: Capes Resumo A sociedade atual é marcada pelos avanços tecnológicos em que a comunicação e a informação acontecem de forma rápida e convencional, que permitem apoiar novos padrões sociais. A educação é uma das áreas impactadas pela sociedade tecnológica e mutante, e para acompanhar as mudanças sociais, a Escola precisa constantemente se (re)inventar. 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As perguntas abordaram sobre quais, a qualidade e a frequência da utilização de equipamentos tecnológicos, objetivando a verificação da utilização e as condições dos equipamentos disponíveis nas escolas. Também, foi questionado se o professor sente capacitado em utilizá-las e se concorda em aplicá-las durante suas aulas. Foi entrevistado um total de 10 professores de cinco colégios públicos Colégio Estadual José de Anchieta, Túlio de França, Cid Gonzaga, Lauro Muller e o E.E B Professor Balduíno Cardoso. Os docentes participantes da pesquisa lecionam para turmas que vão do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que 100% das Escolas possuem um espaço físico denominado "sala de informática" ou sala de multimídia Os recursos utilizados incluem na maioria das escolas o uso de televisões, internet, computadores e Data Show. 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Acesso em 28/09/2018.

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