LECHINOVSKI, Larissa. A utilização de tecnologias digitais:ciência e biologia. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51939>. Acesso em: 24/12/2024 23:43
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS:CIÊNCIAS E BIOLOGIA Larissa Lechinovski/larilechinovski@gmail.com/Universidade Estadual do Paraná Patrícia Barbosa/Universidade Estadual do Paraná Clóvis Roberto Gurski/Universidade Estadual do Paraná Carla Andreia Lorscheider/Universidade Estadual do Paraná Eixo Temático: (Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Agência financiadora: Capes Resumo A sociedade atual é marcada pelos avanços tecnológicos em que a comunicação e a informação acontecem de forma rápida e convencional, que permitem apoiar novos padrões sociais. A educação é uma das áreas impactadas pela sociedade tecnológica e mutante, e para acompanhar as mudanças sociais, a Escola precisa constantemente se (re)inventar. As políticas públicas para uso das tecnologias na educação, conciliadas com as demandas econômicas de um mercado globalizado, repercutem em programas de formação de professores que dissociam o domínio técnico dos equipamentos das funções didático-pedagógicas. Esta racionalidade instrumental, que separa os meios dos fins, fundamenta a epistemologia do processo formativo de professores desde a formação inicial até a formação continuada específica proposta pelos programas oficiais para as tecnologias na educação. Recentemente, muito se fala na integração da tecnologia em sala de aula a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e despertar o interesse do aluno pelas matérias lecionadas. Pesquisas apontam um melhor aprendizado através das tecnologias, pois são ferramentas metodológicas e lúdicas que são parceiras dos professores durante as aulas. Entretanto, há um longo percurso a ser superado devido à falta de estrutura e materiais das escolas e falta de preparo dos professores acerca da utilização das tecnologias. Tanto o ensino de Ciências quanto o de Biologia apresentam em sua grade curricular conteúdos de difícil entendimento e assimilação, uma vez que apresenta alta complexidade e inúmeros termos, muitas vezes abstratos para os alunos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar a utilização do uso de tecnologias pelos professores de Ciências e Biologia, durante as aulas em instituições estaduais públicas das cidades de União da Vitória (Paraná) e Porto União (Santa Catarina).Esse levantamento faz parte do projeto multidisciplinar de Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Paraná contemplado no Edital do PIBID 2018. Assim, foi realizado uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com 10 questões discursivas e dialético. As perguntas abordaram sobre quais, a qualidade e a frequência da utilização de equipamentos tecnológicos, objetivando a verificação da utilização e as condições dos equipamentos disponíveis nas escolas. Também, foi questionado se o professor sente capacitado em utilizá-las e se concorda em aplicá-las durante suas aulas. Foi entrevistado um total de 10 professores de cinco colégios públicos Colégio Estadual José de Anchieta, Túlio de França, Cid Gonzaga, Lauro Muller e o E.E B Professor Balduíno Cardoso. Os docentes participantes da pesquisa lecionam para turmas que vão do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que 100% das Escolas possuem um espaço físico denominado "sala de informática" ou sala de multimídia Os recursos utilizados incluem na maioria das escolas o uso de televisões, internet, computadores e Data Show. Dos quais 40% dos professores utilizam o Data Show, pela facilidade de instalação e o auxilio para a visualização do conteúdo. 30% dos professores utilizam celulares para fins de pesquisa em sala de aula. 10% dos professores responderam que não utilizam tecnologia em sala de aula. 60% dos professores afirmam não terem dificuldades com o uso de tecnologias, os outros 40% colocaram como maior impedimento a qualidade da internet e o tempo para organizar atividades. Sendo que os recursos podem não estar disponíveis em número suficientes ou não funcionam de maneira adequada. 20% dos professores vão além da sala de aula, como criar um blog para compartilhar materiais utilizados e mandar tarefas pelo WhatsApp. Todos concordam com as tecnologias de comunicação, e as demais que ainda estão por vir. "Acredito que o uso de algumas tecnologias possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, isso contribui para o interesse do aluno", "é uma ótima estratégia de engajamento dos alunos com os temas da matéria". Os alunos demonstram-se bastantes satisfeitos com o uso de novas tecnologias de comunicação. Pois estando os recursos disponíveis, os conteúdos a serem aplicados se fazem mais compreensíveis tornando também as aulas mais dinâmicas e receptivas. Diante disso, podemos afirmar que a tecnologia se bem utilizada pode beneficiar o trabalho pedagógico na escola, com propostas dinamizadoras do conhecimento e, para além disso, como processo de comunicação e construção do saber escolar por alunos e professores. Entretanto a falta de equipamentos e o sucateamento dos mesmos é um fator negativo para ser usados por professores. Apesar dos desafios, as tecnologias digitais ainda sãoempregadas continuamente, cabendo ao professor esquivar-se dos problemas e achar outros meios para superá-lo. Palavras chaves: Aprendizagem, pesquisa, tecnologias digitais Referências PEIXOTO, J.; CARVALHO, R.S.M.A.Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública. Educativa, 17(2): 577-603, 2014 MAGALHÃES, V. B. Tecnologia e educação: o uso de tecnologias de mídia no ambiente escolar. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educação a distância, Maranhão, 2018. RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em debate, 2(1), 2012. SILVA, M. C. Formação docente para usar o computador em sala de aula: Possibilidades e desafios. Disponivelem: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_01_11_2014_16_35_36_idinscrito_560_cb8f09bfd3280161b37079fe957f51f1.pdf. Acesso em 28/09/2018.