ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E METACOGNITIVAS E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
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Resumo A aprendizagem é um processo constante que ocorre durante toda a vida. Pode ser definida como a "modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento" (CAMPOS, 2013, p. 30). De acordo com Simão e Frison, (2013), há diferenças individuais relacionadas às estratégias que cada um utiliza para regular a própria aprendizagem, denominadas de cognitivas e metacognitivas. Segundo Campos (2013) as estratégias cognitivas estão relacionadas a elementos de natureza intelectual: percepção, atenção, raciocínio, memória, avaliação. Já as estratégias metacognitivas envolvem a tomada de consciência do aprendiz sobre o próprio conhecimento e estão relacionadas com o planejamento e com a avaliação do seu pensamento quando se resolvem problemas ou quando se pensa sobre o próprio pensamento tentando comunicá-lo a alguém (FINO, 2001). De acordo com Assunção (2013) há quatro tipos de estratégias cognitivas: 1. 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BEBER, B.; SILVA, E. da; BONFIGLIO, S. U. Metacognição como processo da aprendizagem. Revista Psicopedagogia. vol.31 no.95, São Paulo, 2014. CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem. 40. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação [en linea] 2001, 14 [Fecha de consulta: 27 de mayo de 2018] Disponible en: ISSN 0871-9187 JOU, G. I. de; SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p.177-185, 2006." 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