Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUIMICA: JOGO DE CARTAS PARA EXERCITAR CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Equilíbrio químico é um dos conteúdos mais abordados do ensino médio, porém com uma visão crítica dos alunos, por isso buscam-se alternativas que facilitem o aprendizado pois se trata de um tema de natureza abstrata que demanda o domínio de um grande número de conceitos subordinados (QUÍLEZ-PARDO E SOLAZ-PORTOLES, 1995). A partir dessa visão crítica a um assunto importante para o aprendizado de química, surgiu a necessidade de criar algum tipo de intervenção para que os alunos pudessem deixar de possuir um preconceito em relação ao assunto de equilíbrio. Através de pesquisas, análises e problemas retratados por outros autores como citados anteriormente, surgiu à necessidade de verificar como a falta de aplicações dinâmicas na sala de aula tem influenciado na compreensão/exercício do conceito de equilíbrio químico. A partir dessa questão, nosso objetivo foi criar um jogo de cartas, com perguntas e respostas, para exercitar a aplicação de equilíbrio químico. Com isso, buscamos abordar conteúdos importantes do ensino de química para o Ensino Médio, tal como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Compreender os códigos e símbolos próprios da química atual e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico-empírica). Para analisarmos quantitativamente aplicações de jogos no ensino de química, em especial de equilíbrio químico, fizemos uma pesquisa no site da revista QNEsc, onde encontramos 14 artigos que propõem um método de ensino lúdico, entre 2010 e 2017 , com diferentes temáticas dentro da química e variadas atividades lúdicas para o ensino. Os números de artigos publicados envolvendo atividades lúdicas não são muito altos, mas possuem propostas bem interessantes para o ensino da química, apresentando jogos de cartas, tabuleiros, palavra cruzada. A utilidade dessas atividades é muita na área da química, partindo de fundamentos até Inorgânica. Com esses resultados vimos que a utilização de jogos no ensino de química estava um pouco defasada, por isso buscamos a criação de um jogo de cartas no ensino de equilíbrio químico, pois, os jogos mostram-se uma excelente alternativa, gerando motivação nos alunos, promovendo situações de ensino-aprendizagem, aumentando a construção do conhecimento e introduzindo atividades lúdicas. (RIBEIRO, 65ª Reunião Anual da SBPC). Um dos instrumentos que escolhemos para avaliar o estado dos alunos antes e depois do jogo foi um questionário com quatro questões, a escolha desse método deve-se ao fato de ser de fácil aplicação e trazer informações importantes a serem observadas. Além do mais apresenta inúmeras vantagens, entre as quais, garantir o anonimato das respostas, permitir que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente, além de não esporem os pesquisados à influência das opiniões (ROCHA, 2015). Com base nas pesquisas realizadas, a possível aplicação do jogo seria de uma viabilidade muito boa, partindo do pressuposto de que a aplicação de jogos na área de química não está sendo muito alta, principalmente na área especifica de equilíbrio químico, fazendo com que os alunos tenham dificuldades com assuntos futuros e com a química em si. Sendo assim é de grande importância a elaboração de atividades lúdicas para o ensino, na tentativa de motivar e ajudar no aprendizado e os familiarizar com o trabalho em equipe.

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