Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS PRÁTICAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VIVÊNCIA DO PROGRAMA PIBID NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UDESC/FAED

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Por isso é tão importante investir a pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência." As práticas vivenciadas no contato com a educação básica, durante o processo de formação, ajudam no amadurecimento dos futuros professores, e contribuem na articulação de saberes que ocorre dentro desses espaços. Isso reforça a necessidade da aproximação entre a escola e a universidade. "A aproximação entre a teoria e a prática é foco de discussão de muitos estudiosos, que defendem uma maior articulação e integração entre universidade e escola, já que ambas estão imbuídas de saberes igualmente importantes e complementares. Cada vez mais argumenta-se sobre o papel fundamental que o exercício da profissão tem na construção de um conhecimento prático-profissional, que nem sempre está pronto nas teorias existentes." (POLADIAN, 2014). Por conta disso, é muito importante a existência de programas e políticas públicas que buscam incentivar e qualificar a formação dos futuros professores, como acontece com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID), que através do Ministério da Educação (MEC), implantado e coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca proporcionar aos licenciados uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, elevando a qualidade da formação e promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica. Na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, FAED/UDESC, no curso de Geografia Licenciatura, no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO), tivemos nos anos de 2011 a 2017 um projeto PIBID com doze bolsistas. Foi um espaço importante de aprendizagem de iniciação a docência em escolas públicas da grande Florianópolis/SC. Tendo em vista a importância desse programa, o presente trabalho tem por objetivo socializar práticas realizadas no projeto PIBID durante o primeiro semestre de 2017, em uma turma de 8º ano, de uma escola pública, localizada em Florianópolis/SC por uma das autoras do trabalho. A primeira atividade foi elaborada inspirada na série televisiva Game Of Thrones, onde quatro continentes são disputados por sete diferentes reinos. A mesma foi baseada no estudo do mapa político, dentro do conteúdo de Estado, Nação e Território, onde buscou-se explorar, junto com os estudantes, as geografias reais em mundos inventados, que teve como objetivo a criação de nações e seus respectivos territórios, bem como sua forma de governo, religiões dominantes e demais aspectos selecionados pelos grupos definidos, onde tornou-se possível discutir os conflitos territoriais que acontecem no mundo e por quais motivos ocorrem. Uma outra prática foi inspirada em um projeto intitulado "O meu lugar", desenvolvido a partir do estudo dos conceitos básicos da geografia, que propôs combinar geografia, música e fotografia, numa perspectiva interdisciplinar, com temas de interesse dos alunos, que enriqueceu a forma de se trabalhar conceitos como lugar, paisagem e território, reconhecendo o lugar de vivência dos estudantes. As experiências vividas pelos bolsistas durante o PIBID possibilitaram aproximar os conhecimentos da geografia acadêmica com os conhecimentos da geografia escolar. Palavras-chave: Formação docente, Práticas escolares, PIBID, Relato de experiência Referências CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 23 de setembro de 2018. MARTINS, R. E. M. W. PIBID geografia da FAED/UDESC: experimentações na iniciação à docência. In: MARTINS, R. M. W. Organizadores... [et al.]. Reflexões sobre as experiências do PIBID na UDESC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015. MEIRELES, Débora Mares; FONSECA, Marco Aurélio Meira; MENDES, Aldemi Ferreira. Contribuições do Pibid na formação inicial docente: visões e reflexões dos bolsistas licenciados do IFNMG-CAMPUS Salinas. In: Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2, Santa Maria, 2014. Anais. Santa Maria: Escola de Inverno de Educação Matemática. NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. Universidade de Lisboa. P.13, 1992. POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o programa de residência pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre universidade e escola. São Paulo: 2014. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Cada vez mais se percebe que, dentro do campo de atuação docente, é necessário mais do que dominar as teorias aprendidas durante o processo de formação inicial, é pertinente saber como e de que forma essas teorias podem contribuir para qualificar as práticas da profissão nos diferentes espaços de ensino. É no caminho trilhado na graduação que se inicia o processo de construção da identidade docente e profissional do futuro professor, porém, para que essa formação seja sólida é fundamental que o estudante tenha experiências da prática profissional no percurso da graduação. São estas experiências que contribuem para aprofundar os conhecimentos e para construção dos saberes práticos da docência. De acordo com Nóvoa (1992, p. 13), "a formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. 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