SALES, Ana Raquel Maia. Conto do pibid. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51360>. Acesso em: 24/12/2024 23:53
CONTO DO PIBID Ana Raquel Maia Sales, Raquelzinhasales13@hotmail.com, UERN1 Janeilson Batista Braga, UERN2 Leandro César Câmara, UERN3 Clarice Caroba de Souza, UERN4 Eixo-Temático: O PIBID como ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem. RESUMO O estudo da matemática tem se mostrado ao longo da história de difícil compreensão por parte dos alunos, sejam eles da educação básica fundamental, de ensino médio ou até mesmo da educação superior. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática no ensino fundamental estão pautados por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos (PCN 1997, p 15). Esses debates, bem como essas práticas, devem ser implantados, também nos ensinos médio e superior para que os alunos possam ter o melhor aproveitamento dos conteúdos estudados, não apenas âmbito escolar ou acadêmico, mas também, para que possam fazer uso desse aprendizado em toda sua história de vida. Muitos jovens terminam o ensino fundamental sem terem aprendido o real sentido da matemática em nossa existência. Muitos, se quer, dominam as quatro operações básicas da matemática. Culpa dos professores? Ou culpa do sistema de ensino que não assegura uma educação qualificada, para que nossos alunos não venham ingressar no ensino médio com tanta deficiência? Este artigo tem como objetivo relatar sobre o papel desempenhado pele Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas escolas públicas nas quais ele é desenvolvido. Este trabalho relata as principais atividades desempenhadas pelo grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura plena em Matemática, os quais integram o Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado de Patu (CAP). Relatamos, aqui, experiências vivenciadas pelos bolsistas que integram os grupos de Reforço de ensino médio, o grupo da OBMEP, e ainda, os do grupo de Pré-vestibulandos do ENEM, em parceria com seus supervisores, professores efetivos da rede estadual de ensino. Palavras-chave: Educação matemática. PIBID. Conto. Experiências. Referências BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.BRASIL. Lei de Diretrizes e Base de Educação Nacional N° 9394, de 20 de dezembro de 1996.BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.TV ESCOLA, Portal do Professor: disponível em TécnicaAula.html?Aula=25513. Acesso em: 24/02/2016.DANTE, Luiz Roberto, Matemática. São Paulo: Ática, 2005. (volume único).GIOVANNI JUNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: 6º ano. São Paulo: FTD, 2002. (Coleção a conquista da matemática).