Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PIBID tem como proposito incitar o futuro professor a inaugura a docência, contribuindo para a qualidade da formação de docente nos cursos de licenciatura, propiciando oportunidade de criação para novas experiência metodológicas, tecnológicas e interdisciplinar, tendo em vista inserir esses profissionais no dia a dia das escolas da rede pública de educação. A alfabetização é um processo de valor sociocultural pelo qual o indivíduo passa a envolver-se nas práticas sociais da leitura, da escrita e do domínio da língua materna. Aprender a ler e a escrever amplia os horizontes do conhecimento e da visão psicológica, transformando o indivíduo a um outro estado com condição sob os vários aspectos social, cultural, cognitivo e linguístico. Num entanto a realidade da educação no Brasil e principalmente no estado de alagoas é bem diferente, dando divulgado pelo IBGE mostra que a educação não é prioridade do governo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 19,4% dos jovens com 15 anos ou mais em Alagoas eram analfabetos em 2016. A taxa de analfabetismo de jovens pretos ou pardos em Alagoas (0,7% foi maior que a de jovens brancos 14,9%. Levantamento apontou que a taxa de analfabetismo é ainda maior entre as pessoas de mais idade. A taxa de analfabetos em Alagoas com 60 anos ou mais foi de 46,1%. A de pessoas com 40 anos ou mais foi de 33%. Entre as com 25 anos ou mais a taxa cai para 24,6%, diminuindo ainda mais entre as com 18 anos ou mais 20,9%. O ensino da leitura e da escrita se tornou um desafio para os professores alfabetizadores já que ensinar a ler e a escrever não é uma tarefa fácil, e exige muito preparo por parte do docente, paciência e técnicas de ensino. A inserção da criança no processo de alfabetização nem sempre é bem-sucedida, alfabetizar as crianças não é uma tarefa fácil. Será que é possível explicar os motivos pelos quais alguns alunos das séries iniciais apresentam um déficit na absorção dos conteúdos. Foram levantados alguns questionamentos sobre a alfabetização e o letramento, então surgiu à problemática: é a importância de alfabetizar letrado o objetivo geral é identificar qual a importância de alfabetizar letrado. Os específicos são: Conceituar a teoria sobre a alfabetização e o letramento; apontar os métodos utilizados no processo de alfabetização. Justificativa; O presente artigo constitui-se em um relato de experiência feito durante a experiência no PIBID - IFAL em uma escola pública no interior de Alagoas. Constituiu a análise do diagnóstico feito na escola, no qual percebemos algumas dificuldades dos alunos com a escrita e leitura. O relato do projeto aplicado na escola nos meses iniciais de nossa vivência no PIBID. Durante o diagnóstico, sentiu-se a necessidade de ajudar os discentes e a escola a desenvolver o projeto de interversão com os alunos que observamos, pois existe um grande abismo na aprendizagem da língua materna no aluno da escola observada, pois há alunos que, nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda não estão alfabetizados. Diante dessa realidade, temos como objetivo cooperar no processo de alfabetização e letramento dos alunos, através de atividades lúdicas que contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita. A alfabetiza uma criança é uma das questões que são bastante discutidas na educação, como quais serão os métodos utilizados ou em qual fundamento teórico de tantos que se tem vão se apoiar, dessa maneira traremos alguns conceitos de alfabetização e letramento nas diferentes visões de autores diferentes que estudam sobre o tema em que trabalhamos. Se com isso Oliveira (2002, p. 25) aponta que: "alfabetizar significa saber identificar sons e letras, ler o que está escrito, escrever o que foi lido ou falado e compreender o sentido do que foi lido e escrito". Está maneira reforça que há uma necessidade de compreensão no processo de alfabetização. Como mostra Soares (1998, p. 40) que, "o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita". Para isso, utilizamos as ideias de Kleiman (2008) e Rojo (2009) para elaborar atividades lúdicas que respeitem as características individuais dos alunos e possibilitem a alfabetização e o letramento destes. Assim, sabemos que o estudo pode ser relevante e que contribuirá para um ambiente letrado, o qual permite ao aluno desenvolver conceitos e atribuições relacionadas à leitura e à escrita, para que estes se tornem letrados. Metodologia o presente projeto abordara táticas para alfabetizar os alunos, realizando atividades com foco no sistema de escrita criando momentos de desafio para os alunos ler e escreve, realizar atividade com foco na pratica de linguagem ajudando os mesmo a entender como os textos se organizam e quais são seus aspectos específicos da linguagem e escrita. Trabalha corretamente o uso do processo de silabação, evitando o principal erro da alfabetização na Língua Portuguesa, os métodos utilizados nesse projeto são de pesquisa feita via internet e livro sobre quais são as melhores formas de alfabetiza aplicando aos alunos receptivos método para ver com qual se adapta para que possam favorece - lós nos resultados finais. Palavras-chaves: Alunos, Alfabetização, Letramento.