SILVA, Maria Eduarda Freitas. Semana da sociologia: o estágio para além da sala de aula. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51655>. Acesso em: 23/11/2024 08:05
SEMANA DA SOCIOLOGIA: O ESTÁGIO PARA ALÉM DA SALA DE AULA Maria Eduarda Freitas Silva/ freitasunilab@gmail.com / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) João Paulo Freitas Gomes/ paullo_freitas_historia@yahoo.com.br /E. E. M. Dr. Brunilo Jacó Estelany Silveira Soares/esteclec@hotmail.com / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) 1. Eixo Temático: 8. Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora:Capes Resumo O presente trabalho tem por intuito apresentar e divulgar uma atividade realizada como momento interventivo dentro do estágio dos licenciados de Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó no município de Redenção - CE. A atividade justificou-se pela necessidade de trabalhar mais a fundo as questões da Sociologia dentro do ensino médio partindo do próprio ambiente escolar, criando um tempo/espaço que vai além das aulas de 50 min da disciplina ofertadas na escola. Um tempo/espaço construído entre os agentes da escola, os alunos e os graduandos do curso de Licenciatura em Sociologia. Uma ação conjunta entre universidade e escola.Visando estas questões, foi incluído no calendário letivo da escola a Semana da Sociologia, a partir das percepções da direção da escola, dos professores e dos próprios estagiários do curso de Licenciatura em Sociologia que detectaram as grandes limitações que os alunos apresentavam no tocante a compreensão dos estudos da Sociologia, principalmente os alunos do 1º ano, pois os mesmos são recém-chegados no Ensino Médio e nunca tiveram contato com a referida disciplina. Vale salientar que no Ensino Fundamental, estes tiveram escassos contatosdiretos na formação de valores pautados na construção da sociedade contemporânea, dificultando assim a compreensão de debates mais complexos. A análise dessa ação foi embasada nos estudossobre escola e democracia de Dermerval Saviani (1999) que discorre sobre as teorias educacionais e sobre a marginalidade, nos fazendo refletir sobre como essas teorias estão presentes nas práticas docentes atuais e como elas influenciam na formação dos estudantes, principalmente os do ensino médio.Partindo de Saviani (1999), seguimos para as teorias sobre juventude e ensino médio de Juarez Dayrell (2010) que tratam sobre os questionamentos e desafios no ensino da Sociologia e no fazer docente do Sociólogo, que precisa assumir uma postura não apenas pedagógica, mas também de pesquisador. Para tanto, fizemos uso de processos metodológicos de cunho qualitativo, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental como forma de entendermos os processos teóricos que atravessam o fazer docente e o espaço escolar, além da leitura do projeto inicial da própria atividade. Em seguida, foram realizadas coletas de relatos dos alunos que participaram da atividade, de forma a identificarmos o alcance e a importância dela na formação dos estudantes. A partir dessa análise, foi possível perceber as intenções e objetivos que nortearam a implementação dessa atividade na escola, como a intenção dos seus agentes em participar na intervenção e na ampliação de possibilidades e horizontes norteadores para um futuro de perspectivas positivas como o incentivo ao ingresso na universidade. Essetempo/espaço da Semana da Sociologia foi criado para que de forma crítica e objetiva todos os alunos e professores do Ensino Médio conjuntamente com os graduandos e professores da Universidade, pudessem debater de forma consciente, critica e democrática, assuntos pertinentes ao estudo da Sociologia no Ensino Médio. As primeiras edições da Semana da Sociologia aconteceram nos anos de 2017 e 2018 e tiveram como temáticas norteadoras: a reforma do Ensino Médio; a Base Nacional Comum Curricular; a instabilidade da Democracia no Brasil; Identidade de Gênero e sexualidade dentro do ambiente escolar; Violência e Juventude na escola; o mito da Democracia racial no Brasil e os desafios da Inclusão Social na sociedade, assuntos atuais e pertinentes, que precisam ser debatidos em sala de aula. Partindo desse resgate das edições anteriores e do próprio projeto da atividade, foi possível perceber como resultados da pesquisa, a dimensão dessa ação, seus objetivos e como ela surge dentro do contexto do estágio da Sociologia, como forma de fortalecer a aprendizagem dos alunos, mas também de fortalecer a parceria entre escola e universidade. Construindo-se como espaço fixo dentro da escola, independente da rotatividade da direção, dos professores e até mesmo dos estagiários. Uma atividade que amplia a atuação dos graduandos dentro da escola, alargando assim também, seus conhecimentos formativos e ainda, trazendo novas percepções para os alunos acerca dos conhecimentos referentes à Sociologia. Palavras-chave: Sociologia, estágio, ensino médio, escola Referências DAYRELL, Juarez. A juventude no contexto do ensino da sociologia: questões e desafios. In: MORAES, Amaury. Coleção Explorando o Ensino- Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 p.(Coleção Explorando o Ensino; v. 15) SAVIANI, Dermeval. Teorias da Educação e o Problema da Marginalidade (pp. 15- 45). In: Escola e Democracia- Polêmicas do Nosso Tempo. São Paulo: Autores Associados, 1999. ___________. A Teoria da Curvatura da Vara. (pp. 47-67) In: Escola e Democracia- Polêmicas do Nosso Tempo. São Paulo: Autores Associados, 1999.