Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

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Cabe ao professor buscar novas metodologias que tornem as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas para os alunos, e assim os alunos vão se sentir mais estimulados para estudar a disciplina. Dente várias ferramentas que o professor de Matemática pode usar como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem de Matemática, iremos destacar aqui os recursos computacionais, pois esses recursos trazem experiências para os alunos que seriam quase impossíveis de alcançar usando o quadro e giz. Neste trabalho iremos ficar restrito ao uso de um software de geometria dinâmica chamado Geogebra. A escolha desse software se deu por diversos fatores como: fácil manipulação, a visualização dos gráficos é bastante simples, as ferramentas disponíveis no software são autoexplicativas, entre outras. Sabemos que diversos conteúdos matemáticos "assustam" os alunos, para nosso trabalho escolhemos as funções trigonométricas seno, cosseno e tangente. 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Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de C.; ARAÚJO, Jussara de L. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2004. BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática in Anais do I Simpósio de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Eixo Temático: Processo de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: (caso a proposta não tenha financiador, este item deverá ser suprimido) Resumo Não é necessário ser da educação para reconhecer que existe dificuldade no processo de ensino aprendizagem de matemática. Consequentemente, o número de alunos com rendimento abaixo da média na disciplina de matemática é enorme em todos os níveis de ensino, ou seja, fundamental, médio e superior. O fato é que tanto os alunos quanto os professores têm culpa para esse cenário com relação ao ensino de matemática. O fato é que muitos professores de Matemática fazem uso apenas da metodologia tradicional de ensino, aquela metodologia onde o professor é o detentor de todo conhecimento e o "senhor" de toda verdade, por outro lado, os alunos são apenas meros receptores das informações que o professor transmiti durante a aula. 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