Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NÚCLEO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE UNIÃO DOS PALMARES/AL

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Onde o estágio será uma grande mola propulsora para os futuros docentes que poderão (...) observar, participar, problematizar, questionar a prática vivenciada, utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do currículo (PIMENTA, 2012, p.165) Com isso, o subprojeto intitulado "Territorialidade e Resistência-entreolhares para formação docente e a prática pedagógica no município de União dos Palmares-AL" foi o enviado como proposta do NRP, o mesmo foi construído conforme normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), edital 6/2018. O programa tem vários pré-requisitos para a participação tanto de docentes como discentes, aqui pondero requisitos para a efetiva participação dos discentes: precisam estarem regulamente matriculados na área do subprojeto, nesse caso no de geografia; ser aprovado em processo seletivo; ter cursado o mínimo 50% ou estar cursando a partir do 5º período; declarar que possui disponibilidade de 440 horas para realização das atividades do NRP, e firmar termo de compromisso. O NRP é formado pelos discentes, identificados como residentes, e os professores como preceptores. Esses dois sujeitos, serão os atores dessa fantástica proposta, onde os mesmos na escola-campo serão o fio condutor para dialogar com diferentes conhecimentos, agregando uma visão ampla embasada em processos de ensino e aprendizagem voltados à formação de competências. As escolas selecionadas foram a Escola Municipal Pedro Candido da Silvia, localizada no Assentamento Sitio Cavaco, Escola Municipal João Costa de Oliveira e a Escola Municipal Laura Pereira da Silva. A escolha das escolas foram devidas as mesmas serem carentes de projetos extensionais por parte dos órgãos gestores municipais. O Projeto Residência Pedagógica possui uma visão interdisciplinar que permite ao licenciando mobilizar conhecimentos que conduzam a uma reflexão mais profunda acerca da realidade, além de capacitá-lo no enfrentamento dos possíveis dilemas encontrados no dia a dia da sala de aula. A partir desta compreensão, as atividade propostas no subprojeto buscarão estabelecer um diálogo permanente com os saberes referentes ao componente curricular geografia, sem contudo negligenciar a interligação entre os diferentes saberes presentes nas estruturas curriculares da escola. Neste sentido as atividades do Núcleo de Residência, foram embasados nas orientações dispostas BNCC para o componente Geografia, sendo divididas a seguinte forma: 1.CURSO DE FORMAÇÃO DE PERCEPTORES E RESIDENTES: Com duração de dois meses, nesta etapa será proporcionado o conhecimento sobre a realidade local, bem como a troca de apreensões entre preceptores e residentes. 2. ORIENTAÇÃO CONJUNTA: Nesta etapa será o início da ambientação do residente na escola, onde será possível ao licenciando imergir na realidade local, vivenciando o cotidiano das escolas campesinas. Será realizado a elaboração do Plano de Atividade Residente. Esta fase terá duração de 04 meses (60 horas). 3. IMERSÃO NA ESCOLA: Esta etapa constitui um total de 10 meses, contabilizando 320 horas. No decorrer deste período o residente irá se dedicar a aplicação das atividades, a partir das orientações teóricas-metodológicas desenvolvidas para cada etapa do ensino fundamental. Vale salientar que as escolas que compõe esta proposta oferecem o ensino fundamental II. Diante disto, as atividades aqui descritas foram embasadas na Base Nacional Comum Curricular nas diretrizes para o componente geografia, na busca de desenvolver o pensamento espacial do aluno, estimulando o raciocínio geográfico, respeitando os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. Estes princípios possibilitarão aos residentes mobilizar os principais conceitos geográficos, como lugar, paisagem, território, região, espaço geográfico em sala de aula, aproximando a teoria com a prática. Ação que vai de encontro a mera descrição da realidade, pois permite aprofundar a discussão por meio da compreensão da realidade de forma ampla e critica. As atividades serão divididas de acordo com as séries que compõe o ensino fundamental, respeitando as unidades temáticas propostas para o ensino da geografia em cada uma das etapas (6º ao 9º ano), que são: a) O sujeito e seu lugar no mundo; b) Conexões e escalas; c) Mundo do trabalho; d) Formas de representação e pensamento espacial; e, e) Natureza, ambientes e qualidade de vida. Esta proposta nos possibilita engajar os licenciados em atividades tradicionais do município, favorecendo um mergulho nas tradições do povo palmarino, além do diálogo com os conteúdos do componente História. Ampliar o espaço de ação do futuro residente possibilita a este criar laços de afetividade com sua realidade local, valorizando a dimensão humanística, técnica, cientifica, política e social. Desta forma, escola e universidade colaboram no desenvolvimento humano do aluno, seja este residente ou estudante da escola, valorizando ações criativas e solidárias que dialoguem com os componentes curriculares estruturantes de sua formação acadêmica. Frente aos relatos expostos até aqui, acredita-se que uma universidade fincada no seio dessas tradições, como a Universidade Estadual de Alagoas, localizada no município de União dos Palmares, necessita ter a sensibilidade ao propor projetos que visem dar visibilidade e valorizem a rica gama de saberes que por longos períodos foi renegada, silenciada por anos de expropriação. Buscando cotidianamente resgatar os valores culturais, traçando uma relação constante com a teoria, desenvolvendo por meio da prática consciente da realidade, onde o residente imerso na realidade local não apenas aprenda, mas possa contribuir na melhoria da educação, através de uma formação concisa e comprometida com o social."
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As escolas selecionadas foram a Escola Municipal Pedro Candido da Silvia, localizada no Assentamento Sitio Cavaco, Escola Municipal João Costa de Oliveira e a Escola Municipal Laura Pereira da Silva. A escolha das escolas foram devidas as mesmas serem carentes de projetos extensionais por parte dos órgãos gestores municipais. O Projeto Residência Pedagógica possui uma visão interdisciplinar que permite ao licenciando mobilizar conhecimentos que conduzam a uma reflexão mais profunda acerca da realidade, além de capacitá-lo no enfrentamento dos possíveis dilemas encontrados no dia a dia da sala de aula. A partir desta compreensão, as atividade propostas no subprojeto buscarão estabelecer um diálogo permanente com os saberes referentes ao componente curricular geografia, sem contudo negligenciar a interligação entre os diferentes saberes presentes nas estruturas curriculares da escola. Neste sentido as atividades do Núcleo de Residência, foram embasados nas orientações dispostas BNCC para o componente Geografia, sendo divididas a seguinte forma: 1.CURSO DE FORMAÇÃO DE PERCEPTORES E RESIDENTES: Com duração de dois meses, nesta etapa será proporcionado o conhecimento sobre a realidade local, bem como a troca de apreensões entre preceptores e residentes. 2. ORIENTAÇÃO CONJUNTA: Nesta etapa será o início da ambientação do residente na escola, onde será possível ao licenciando imergir na realidade local, vivenciando o cotidiano das escolas campesinas. Será realizado a elaboração do Plano de Atividade Residente. Esta fase terá duração de 04 meses (60 horas). 3. IMERSÃO NA ESCOLA: Esta etapa constitui um total de 10 meses, contabilizando 320 horas. No decorrer deste período o residente irá se dedicar a aplicação das atividades, a partir das orientações teóricas-metodológicas desenvolvidas para cada etapa do ensino fundamental. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Esta pesquisa é uma prévia do andamento do Núcleo Residência Pedagógica (NRP) do curso de geografia do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas no município de União dos Palmares. O programa se caracteriza por ter uma propositura de alinhamento a Base nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, bem ainda contribuir com os estágios supervisionados curriculares, onde a compreensão perpassa da teoria à prática como eixo privilegiado de formação docente, bem ainda um momento de articulação entre a academia e ensino na educação básica. 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O programa tem vários pré-requisitos para a participação tanto de docentes como discentes, aqui pondero requisitos para a efetiva participação dos discentes: precisam estarem regulamente matriculados na área do subprojeto, nesse caso no de geografia; ser aprovado em processo seletivo; ter cursado o mínimo 50% ou estar cursando a partir do 5º período; declarar que possui disponibilidade de 440 horas para realização das atividades do NRP, e firmar termo de compromisso. O NRP é formado pelos discentes, identificados como residentes, e os professores como preceptores. Esses dois sujeitos, serão os atores dessa fantástica proposta, onde os mesmos na escola-campo serão o fio condutor para dialogar com diferentes conhecimentos, agregando uma visão ampla embasada em processos de ensino e aprendizagem voltados à formação de competências. As escolas selecionadas foram a Escola Municipal Pedro Candido da Silvia, localizada no Assentamento Sitio Cavaco, Escola Municipal João Costa de Oliveira e a Escola Municipal Laura Pereira da Silva. A escolha das escolas foram devidas as mesmas serem carentes de projetos extensionais por parte dos órgãos gestores municipais. O Projeto Residência Pedagógica possui uma visão interdisciplinar que permite ao licenciando mobilizar conhecimentos que conduzam a uma reflexão mais profunda acerca da realidade, além de capacitá-lo no enfrentamento dos possíveis dilemas encontrados no dia a dia da sala de aula. A partir desta compreensão, as atividade propostas no subprojeto buscarão estabelecer um diálogo permanente com os saberes referentes ao componente curricular geografia, sem contudo negligenciar a interligação entre os diferentes saberes presentes nas estruturas curriculares da escola. Neste sentido as atividades do Núcleo de Residência, foram embasados nas orientações dispostas BNCC para o componente Geografia, sendo divididas a seguinte forma: 1.CURSO DE FORMAÇÃO DE PERCEPTORES E RESIDENTES: Com duração de dois meses, nesta etapa será proporcionado o conhecimento sobre a realidade local, bem como a troca de apreensões entre preceptores e residentes. 2. ORIENTAÇÃO CONJUNTA: Nesta etapa será o início da ambientação do residente na escola, onde será possível ao licenciando imergir na realidade local, vivenciando o cotidiano das escolas campesinas. Será realizado a elaboração do Plano de Atividade Residente. Esta fase terá duração de 04 meses (60 horas). 3. IMERSÃO NA ESCOLA: Esta etapa constitui um total de 10 meses, contabilizando 320 horas. No decorrer deste período o residente irá se dedicar a aplicação das atividades, a partir das orientações teóricas-metodológicas desenvolvidas para cada etapa do ensino fundamental. Vale salientar que as escolas que compõe esta proposta oferecem o ensino fundamental II. Diante disto, as atividades aqui descritas foram embasadas na Base Nacional Comum Curricular nas diretrizes para o componente geografia, na busca de desenvolver o pensamento espacial do aluno, estimulando o raciocínio geográfico, respeitando os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. Estes princípios possibilitarão aos residentes mobilizar os principais conceitos geográficos, como lugar, paisagem, território, região, espaço geográfico em sala de aula, aproximando a teoria com a prática. Ação que vai de encontro a mera descrição da realidade, pois permite aprofundar a discussão por meio da compreensão da realidade de forma ampla e critica. As atividades serão divididas de acordo com as séries que compõe o ensino fundamental, respeitando as unidades temáticas propostas para o ensino da geografia em cada uma das etapas (6º ao 9º ano), que são: a) O sujeito e seu lugar no mundo; b) Conexões e escalas; c) Mundo do trabalho; d) Formas de representação e pensamento espacial; e, e) Natureza, ambientes e qualidade de vida. Esta proposta nos possibilita engajar os licenciados em atividades tradicionais do município, favorecendo um mergulho nas tradições do povo palmarino, além do diálogo com os conteúdos do componente História. Ampliar o espaço de ação do futuro residente possibilita a este criar laços de afetividade com sua realidade local, valorizando a dimensão humanística, técnica, cientifica, política e social. 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