Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO INICIAL NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS

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Portanto, o objeto da investigação se constituiu-se pelas expectativas e desafios pautados por um grupo de residentes do PRP. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar as discussões, produções e reflexões acerca do PRP em âmbito nacional e estadual, uma vez que o programa está finalizando a primeira etapa destinada à formação dos preceptores e dos estudantes, ao realizarem pesquisas para subsidiar o embasamento teórico das ações iniciais do programa constatamos a escassez de publicação necessitando ampliação e divulgação das produções científicas sobre essa temática, asseverando a necessidade de divulgar as ações e experiências vivenciadas no PRP vinculadas à formação docente. Diante desses aspectos, o objetivo central da investigação foi compreender a formação inicial dos residentes pautadas nas apreensões e expectativas em relação ao programa residência pedagógica. O referencial teórico básico se constitui a partir dos escritos de Nóvoa (1995b) Pimenta e Lima (2012), Pimenta e Anastasiou (2002) Tardif (2009), Gauthier (1998) Farias (2014), dentre outros. A metodologia pautada em uma abordagem qualitativa, de cunho transversal orientada pela interpretação da realidade do PRP, considerando os residentes como sujeitos produtores de significados, aportou-se na pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em livros e artigos científicos, documental recorrendo ao edital n° 06/2018 da CAPES e de campo ao buscarmos as indicações dos residentes. Os sujeitos foram bolsistas residentes do PRP em Educação Física e como lócus investigativos escolhemos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Para a coleta de dados, utilizamos um questionário on line elaborado no google forms contendo 04 questões subjetivas, onde o mesmo foi disponibilizado aos 30 residentes por link enviado pelo e-mail. A análise dos dados foi feita por meio de uma leitura crítica com base no paradigma interpretativista organizada em quatro categorias. Os aspectos éticos foram respeitados com base na resolução 506/2016 do CNS mediante a assinatura do TCLE. Os resultados foram organizados nas quatro categorias da investigação: motivações; aspectos relevantes para a formação docente; contribuições do PRP para a formação e desafios que possam ser enfrentados com a inserção no PRP. Em relação à primeira categoria, as motivações de ingresso dos residentes foram a busca por novas experiências, a qualificação profissional e a oportunidade de vivenciar a práxis pedagógica e a vinculação com a escola tiveram destaque, além de quererem um acompanhamento mais de perto por parte do docente orientador para lhes dar suporte na perspectiva de gerar aprendizado. Sobre a segunda categoria, ao serem questionados sobre os aspectos que consideram relevantes para a formação docente no contexto atual, os mesmos disseram que seria o acompanhamento de perto pelos preceptores e da coordenação das escolas-campo, que o PRP é um programa que traz a inovação para a vivência do estágio e possuí caráter colaborativo entre a escola que passa a ser um ambiente de formação no intuito de atingirem uma boa formação profissional, o contato com a realidade escolar é importante para a reflexão sobre o papel do professor na escola bem como possibilita identificar possíveis dificuldades/fragilidades no atual cenário escolar. Para a terceira categoria, os residentes destacaram que as contribuições para a formação deles estava relacionada a experiência, a uma formação abrangente, assim como a vivência em diversos aspectos dentro das escolas e em realidades diferentes, a formação como educador e não apenas como auxiliar da escola, dando autonomia na formação como docente, além da troca de experiências entre residente, preceptor e orientador e a articulação entre a teoria e a prática. Na quarta categoria, os residentes apontaram que os desafios a serem enfrentados são as vivências com novas turmas, novas realidades, dificuldades relacionadas a metodologia de ensino do residente que pode em algumas circunstâncias deixar de ir ao encontro das expectativas dos alunos da educação básica, situações referente ao comportamento dos alunos, outro desafios pauto do foi a promoção de atividades atrativas aos estudantes dialogando com os professores mais experientes e assim criando uma base prática com os alunos esperando minimizar e sanar essas dificuldades através do diálogo com todos os envolvidos no programa residência pedagógica. Diante dos quatro aspectos descritos pelos respondentes que apontaram a oportunidade de formação profissional pautada nas experiências teóricas e práticas acreditando que o programa contribuirá para uma formação abrangente possibilitando o desenvolvimento de estratégias de ensino que incentivem o diálogo, a aprendizagem. Sabemos que no PRP ainda temos uma caminhada formativa extensa, uma vez que as atividades do programa iniciaram em agosto do ano de 2018 e estão previstas para serem concluídas em janeiro de 2020. As respostas desse grupo de residentes incentivam a reflexão de que a formação docente requer investigação, análises, críticas e a proposição de estratégias diferenciadas evitando o "receituário" ou o enfoque prático, meramente do "fazer", uma vez, que a educação é um fenômeno humano e epistemológico constituído por sujeitos e contextos diversos. Palavras-chave: Formação Inicial, Educação Física, Residência Pedagógica, Referências BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Edital Nº 6/2018. Brasília, 2018. GAUTHIER, Clermont (et. al), Tradução Francisco Pereira. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente - Coleção Fronteiras da Educação. Ijui: Ed.UNIJUÍ, 1998. NÓVOA, Antonio. (org). Os Professores e sua Formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995b. PIMENTA, S. G. & ANASTASIOU, L. G. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez Ed, 2002: 279p. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A partir da promulgação da LDB nº 9394/96 expandiram as políticas educacionais atinentes para a formação docente, seja inicial ofertada no decorrer dos cursos de licenciatura, ou continuada destinada aos professores que desenvolvem as atividades profissionais na educação básica. Vinculando-se a política nacional de formação de professores no ano de 2018 o Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Ni9vel Superior (CAPES) inicia o Programa Residência Pedagógica (PRP) ofertando 45.000 bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura das instituições de Ensino Superior Públicas e privadas, assim como, apresentando a indicação de licenciandos bolsistas e voluntário no programa objetivando o aperfeiçoamento da formação dos discentes nos cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional, bem como a indução de reformulação dos estágios supervisionados nas licenciaturas, tendo por base a experiência do PRP na perspectiva de fortalecimento, ampliação e consolidação da relação IES e a escolas incentivando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores na intencionalidade de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, o objeto da investigação se constituiu-se pelas expectativas e desafios pautados por um grupo de residentes do PRP. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar as discussões, produções e reflexões acerca do PRP em âmbito nacional e estadual, uma vez que o programa está finalizando a primeira etapa destinada à formação dos preceptores e dos estudantes, ao realizarem pesquisas para subsidiar o embasamento teórico das ações iniciais do programa constatamos a escassez de publicação necessitando ampliação e divulgação das produções científicas sobre essa temática, asseverando a necessidade de divulgar as ações e experiências vivenciadas no PRP vinculadas à formação docente. Diante desses aspectos, o objetivo central da investigação foi compreender a formação inicial dos residentes pautadas nas apreensões e expectativas em relação ao programa residência pedagógica. O referencial teórico básico se constitui a partir dos escritos de Nóvoa (1995b) Pimenta e Lima (2012), Pimenta e Anastasiou (2002) Tardif (2009), Gauthier (1998) Farias (2014), dentre outros. A metodologia pautada em uma abordagem qualitativa, de cunho transversal orientada pela interpretação da realidade do PRP, considerando os residentes como sujeitos produtores de significados, aportou-se na pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em livros e artigos científicos, documental recorrendo ao edital n° 06/2018 da CAPES e de campo ao buscarmos as indicações dos residentes. Os sujeitos foram bolsistas residentes do PRP em Educação Física e como lócus investigativos escolhemos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Para a coleta de dados, utilizamos um questionário on line elaborado no google forms contendo 04 questões subjetivas, onde o mesmo foi disponibilizado aos 30 residentes por link enviado pelo e-mail. A análise dos dados foi feita por meio de uma leitura crítica com base no paradigma interpretativista organizada em quatro categorias. Os aspectos éticos foram respeitados com base na resolução 506/2016 do CNS mediante a assinatura do TCLE. Os resultados foram organizados nas quatro categorias da investigação: motivações; aspectos relevantes para a formação docente; contribuições do PRP para a formação e desafios que possam ser enfrentados com a inserção no PRP. Em relação à primeira categoria, as motivações de ingresso dos residentes foram a busca por novas experiências, a qualificação profissional e a oportunidade de vivenciar a práxis pedagógica e a vinculação com a escola tiveram destaque, além de quererem um acompanhamento mais de perto por parte do docente orientador para lhes dar suporte na perspectiva de gerar aprendizado. 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