AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS EM CLASSE MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ: A CONTRIBUIÇÃO DOS PIBIDANOS NA ESCOLA PÚBLICA
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O texto apresenta alguns resultados das experiências desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Edital 060/2016 - Universidade do Estado do Pará/UEPA vinculado ao curso de Pedagogia - UEPA que funciona no Campus X / Igarapé Açu/PA onde desenvolveu suas ações em uma escola pública multisseriada na zona rural, levando a campo 12 acadêmicos/bolsistas, acompanhados pelas professoras supervisoras da escola e pela coordenadora do subprojeto. A proposta do Programa teve o intuito de contribuir junto aos professores e alunos neste espaço, no que diz respeito, às propostas de atividades pedagógicas diferenciadas, numa perspectiva lúdica. A partir de um diagnóstico da realidade das escolas localizadas na zona rural do referido Município e que trabalham com turmas multisseriadas feito pelos acadêmicos/bolsistas, foi possível perceber a necessidade de se desenvolver ações que possibilitassem um processo de ensino e aprendizagem dos alunos de diferentes níveis de ensino com base em jogos, brincadeiras e estratégias que facilitassem a construção do conhecimento dos sujeitos nesse contexto. Nesse sentido, inicialmente foram discutidos textos que abordaram temas como o lúdico, a formação do professor, a educação do campo, focalizando os espaços da multissérie, no intuito de subsidiar os acadêmicos em suas ações propostas no Projeto. A partir desses debates teóricos, planejamos coletivamente com os professores da escola selecionada, todas as ações que iriam ser desenvolvidas durante o ano letivo. 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Percebe-se, pois, que jogo, brinquedo e brincadeira tem conceitos distintos, todavia estão imbricados; ao passo que o lúdico abarca todas eles. Assim, a inclusão do lúdico nas ações educativas trabalhadas na escola multisseriada, tem como base um conceito educacional que agregue muito mais do que aprender por métodos já conhecidos e pré-estabelecidos, mas numa perspectiva de que a criança por si só crie cognitivamente sistemas de aprendizagens. Para que esta ação seja possível é necessário que os profissionais que atuam nesses espaços tenham domínio de como inserir a ludicidade no seu fazer pedagógico, de modo que apresente concretamente a relação entre o brincar e a construção do conhecimento. Para Carneiro e Dodge (2007, p. 91) para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instruído para refletir e alterar suas práticas. Envolve, para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho. Sabemos que desenvolver atividades lúdicas e diferenciadas em classes multisseriadas é um desafio na docência do professor, mas não é um fator impeditivo. É necessário comprometimento, criatividade e vontade de transformar uma realidade que é difícil, é precária, mas também representa uma oportunidade de fazer o diferente, de oferecer condições para que as crianças da escola cresçam como sujeitos históricos e conhecedores de sua realidade. Outro fator importante a ser considerado nesse processo, é a relevância e a necessidade de estreitar a parceria entre a Universidade e a educação básica, uma vez que oportunizou aos alunos do Curso de Pedagogia, envolvidos no PIBID, uma inserção no cotidiano da escola pública e num espaço diferenciado como a escola da zona rural. 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