Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A RELEVÂNCIA DO PIBID NA GRADUAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

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Os Pibidianos desenvolvem várias atividades, as quais os submetem aos desafios da carreira docente, de forma que, assim, aprendam a superá-los, tornando-os aptos para solucionar problemas do cotidiano escolar uma vez imersos no mercado de trabalho. Desafios esses que não se resumem apenas aos aspectos específicos da Ciências Biológicas, como também aos aspectos que envolvem as relações humanas da educação através do desenvolvimento de habilidades como a empatia, o respeito, a tolerância e a ética profissional, dentro do âmbito escolar. Segundo Almeida (2014), apenas o conhecimento adquirido em sala de aula sem que seja levado à práticas vivenciadas, não tem resultados significativos. Portanto, é de imenso valor que o futuro profissional de educação tenha a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e trabalhar metodologias inovadoras na educação básica, concretizando e aperfeiçoando então seus aprendizados no ensino superior. Além disso, o docente deve sempre estar preparado para lidar com as diferenças, visto que o ambiente escolar é um espaço onde ocorrem trocas sociais diversas e múltiplas possibilidades de construção de conhecimento (SOCZEK, 2011). É importante para o Pibidiano ser capaz de enxergar a educação como um processo inclusivo e integrador, garantindo sempre a qualidade do ensino para todos, independentemente de sua etnia, gênero ou nível socioeconômico. A atuação do PIBID nas escolas faz-se de grande importância para a garantia de que o aluno da escola pública tenha acesso à mesma gama de conhecimentos que os alunos provindos do ensino privado. No ano de 2017, diversos projetos, aulas práticas e atividades foram elaboradas na Escola Estadual América em Uberaba/MG pelos Pibidianos, sob supervisão das professoras de ciências da escola. No primeiro semestre deste mesmo ano, a exemplo das atividades elaborou-se um cronograma de trabalho com as turmas de ciências do Ensino Fundamental II. A escolha e flexibilização do conteúdo programático apresentado no livro didático foi primordial para a adequação das atividades à realidade educacional escolar. A falta de materiais no laboratório de ciências e as deficiências na infra-estrutura escolar, levaram os Pibidianos a tarefa de repensar as melhores formas de ensinar, utilizando os recursos disponíveis de maneira proveitosa, eficiente e interativa. As práticas vivenciadas no PIBID foram uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional de todos envolvidos principalmente os Pibidianos. Tais práticas, contribuem sem sombra de dúvidas, para uma melhor formação, ética e responsável, além de propiciar ao discente licenciando, o desenvolvimento de habilidades que o preparam para lidar com as diversas situações inesperadas no processo educacional, mantendo-se atentos às dificuldades e limitações dos alunos. O trabalho com o PIBID, permitiu aos bolsistas, conhecer a realidade escolar com uma visão pedagógica através do enfrentamento com os desafios diários que o educador deve transpor em sua profissão. A partir de uma análise crítica sobre as experiências vivenciadas fica claro que ele é um programa importante para todos que estão envolvidos. Os alunos da educação básica participam de aulas, projetos e atividades na escola que seriam inviáveis levando em consideração a falta de tempo e excesso de trabalho dos professores; os professores supervisores têm o auxílio da comunidade acadêmica para desenvolver novas metodologias de ensino; e os licenciandos aperfeiçoam e aplicam as habilidades didático-pedagógicas aprendidas de forma teórica no ensino superior, além de receberam a bolsa fornecida pela CAPES, a qual cria melhores condições para a sua permanência no ensino superior. O PIBID provou ser um forte aliado ao curso de Licenciatura, sendo um programa indispensável para a formação docente de qualidade, o qual dinamiza os caminhos a serem trilhados pelo licenciando, agregando valor e competência didática em seu currículo, além de estender os conhecimentos acadêmicos à educação básica, contribuindo para um ensino inovador e eficiente. Palavras-chave: PIBID, Formação de professores, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ensino de ciências Referências ALMEIDA, Liliane Oliveira. Relato de experiência: o PIBID e sua contribuição na formação docente. VI FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia. 2014 BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2018 SOCZEK, Daniel. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente, v. 03, n.05, 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2018"
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A RELEVÂNCIA DO PIBID NA GRADUAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA Lucas Mellini Faleiros[1]/lucas.yesterday@gmail.com/IFTM - Campus Uberaba Neide Paula da Silveira[2]/IFTM - Campus Uberaba Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: CAPES Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tem como principal objetivo criar uma ponte entre a educação superior com a educação básica na Rede Pública de Ensino - Estadual e Municipal, propondo o trabalho com metodologias inovadoras de ensino e para além disto, a divulgação de conhecimentos e informações, como subsídio para a formulação e manutenção de políticas públicas educacionais. Os Pibidianos desenvolvem várias atividades, as quais os submetem aos desafios da carreira docente, de forma que, assim, aprendam a superá-los, tornando-os aptos para solucionar problemas do cotidiano escolar uma vez imersos no mercado de trabalho. Desafios esses que não se resumem apenas aos aspectos específicos da Ciências Biológicas, como também aos aspectos que envolvem as relações humanas da educação através do desenvolvimento de habilidades como a empatia, o respeito, a tolerância e a ética profissional, dentro do âmbito escolar. Segundo Almeida (2014), apenas o conhecimento adquirido em sala de aula sem que seja levado à práticas vivenciadas, não tem resultados significativos. Portanto, é de imenso valor que o futuro profissional de educação tenha a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e trabalhar metodologias inovadoras na educação básica, concretizando e aperfeiçoando então seus aprendizados no ensino superior. 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