Artigo Anais II CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

O ASILO, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: A COEDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INTERGERACIONALIDADE

Palavra-chaves: ENVELHECIMENTO, COEDUCAÇÃO, INTERGERACIONALIDADE Comunicação Oral (CO) AT 15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
0 of 0
"2018-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50377 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 497 "titulo" => "O ASILO, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: A COEDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INTERGERACIONALIDADE" "resumo" => "O presente texto relata resultados do projeto de pesquisa realizado no ano de 2017 junto a idosos asilados, crianças de uma escola estadual de Assis e alunos de psicologia do 5º ano da UNESP com o objetivo de analisar os discursos dos relatos produzidos pelas crianças em relação aos encontros com os idosos e os estudantes universitários a fim de compreender aspectos intergeracionais e o papel da coeducação. Nesse sentido a pesquisa realizou-se com caráter qualitativo, com relatos produzidos em sala de aula pelas crianças de uma escola estadual de tempo integral localizada na periferia da cidade de Assis – SP, sob a supervisão da Professora Doutora Mariele Rodrigues Correa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Assis-SP. Os relatos foram elaborados dentro da sala de aula com a ajuda das professoras de português e artes que formularam questionários com respeito à questão do envelhecimento, do contato com os idosos e a universidade, além da avaliação da disciplina resultando numa construção de novas perspectivas em relação ao envelhecimento. A pesquisa revelou-se oportuna para compreender os laços sociais que se formam a partir do encontro entre gerações e permitiu também aprofundar o conhecimento: do asilo, como instituição que propõe-se a amparar e cuidar de idosos; da escola que opera a partir de um novo modelo de tempo integral com disciplinas eletivas com liberdade de escolha pelos alunos e; da universidade, em especial para o curso de psicologia que amplia o conhecimento e a atuação para além da clínica.O presente texto relata resultados do projeto de pesquisa realizado no ano de 2017 junto a idosos asilados, crianças de uma escola estadual de Assis e alunos de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, COEDUCAÇÃO, INTERGERACIONALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA15_ID497_31102018223712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO RIBEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "fkaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50377 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 497 "titulo" => "O ASILO, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: A COEDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INTERGERACIONALIDADE" "resumo" => "O presente texto relata resultados do projeto de pesquisa realizado no ano de 2017 junto a idosos asilados, crianças de uma escola estadual de Assis e alunos de psicologia do 5º ano da UNESP com o objetivo de analisar os discursos dos relatos produzidos pelas crianças em relação aos encontros com os idosos e os estudantes universitários a fim de compreender aspectos intergeracionais e o papel da coeducação. Nesse sentido a pesquisa realizou-se com caráter qualitativo, com relatos produzidos em sala de aula pelas crianças de uma escola estadual de tempo integral localizada na periferia da cidade de Assis – SP, sob a supervisão da Professora Doutora Mariele Rodrigues Correa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Assis-SP. Os relatos foram elaborados dentro da sala de aula com a ajuda das professoras de português e artes que formularam questionários com respeito à questão do envelhecimento, do contato com os idosos e a universidade, além da avaliação da disciplina resultando numa construção de novas perspectivas em relação ao envelhecimento. A pesquisa revelou-se oportuna para compreender os laços sociais que se formam a partir do encontro entre gerações e permitiu também aprofundar o conhecimento: do asilo, como instituição que propõe-se a amparar e cuidar de idosos; da escola que opera a partir de um novo modelo de tempo integral com disciplinas eletivas com liberdade de escolha pelos alunos e; da universidade, em especial para o curso de psicologia que amplia o conhecimento e a atuação para além da clínica.O presente texto relata resultados do projeto de pesquisa realizado no ano de 2017 junto a idosos asilados, crianças de uma escola estadual de Assis e alunos de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, COEDUCAÇÃO, INTERGERACIONALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA15_ID497_31102018223712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO RIBEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "fkaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de novembro de 2018

Resumo

O presente texto relata resultados do projeto de pesquisa realizado no ano de 2017 junto a idosos asilados, crianças de uma escola estadual de Assis e alunos de psicologia do 5º ano da UNESP com o objetivo de analisar os discursos dos relatos produzidos pelas crianças em relação aos encontros com os idosos e os estudantes universitários a fim de compreender aspectos intergeracionais e o papel da coeducação. Nesse sentido a pesquisa realizou-se com caráter qualitativo, com relatos produzidos em sala de aula pelas crianças de uma escola estadual de tempo integral localizada na periferia da cidade de Assis – SP, sob a supervisão da Professora Doutora Mariele Rodrigues Correa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Assis-SP. Os relatos foram elaborados dentro da sala de aula com a ajuda das professoras de português e artes que formularam questionários com respeito à questão do envelhecimento, do contato com os idosos e a universidade, além da avaliação da disciplina resultando numa construção de novas perspectivas em relação ao envelhecimento. A pesquisa revelou-se oportuna para compreender os laços sociais que se formam a partir do encontro entre gerações e permitiu também aprofundar o conhecimento: do asilo, como instituição que propõe-se a amparar e cuidar de idosos; da escola que opera a partir de um novo modelo de tempo integral com disciplinas eletivas com liberdade de escolha pelos alunos e; da universidade, em especial para o curso de psicologia que amplia o conhecimento e a atuação para além da clínica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.