A construção da carga horária de ensino é um problema complexo que ocorre nas instituições educacionais, principalmente, nos inícios de períodos letivos. Atualmente, diversos softwares podem ser utilizados para resolver tal problemática. Entretanto, a maioria desses sistemas, foram elaborados para atender o maior número possível de instituições, deixando, portanto, de atender adequadamente às muitas necessidades específicas de cada uma delas. Partido dessa premissa, surge a necessidade de um sistema que facilite a organização da cadeia de carga horária semanal, sendo esta consistente e atendendo às peculiaridades de cada instituição de ensino, com o máximo de flexibilidade, problema esse, que se enquadra na classe de Timetabling. Dessa maneira, o propósito deste trabalho reside em desenvolver um sistema computacional de apoio à decisão que forneça suporte à formação da grade horária, visando auxiliar na organização das diversas atividades docentes, de forma a melhorar o funcionamento da instituição local. Para tanto, é necessário um levantamento das principais restrições vinculadas à elaboração de horários e analisar os métodos matemáticos associados aos problemas. A princípio, o sistema foi implantado no IFRN - Campus Ipanguaçu e atenderá às especificidades locais e, se possível, será aproveitado por escolas da região, com as devidas adaptações. Nesse viés, o software proposto, SADHI, foi desenvolvido com práticas lógicas de programação, utilizando plataforma Web e tecnologias (HTML5, PHP, JavaScript, CSS3) associadas a elas, como também os frameworks (JQuery, Bootstrap) com a metodologia ágil Extreme Programming, seguindo o modelo de arquitetura organizacional MVC (Model-View-Controller). Partindo disso, foi implementado um algoritmo para automatizar uma opção de horário, o qual baseia-se no teorema de Philip Hall, juntamente com noções de retângulos e quadrados latinos. Em suma, apresenta-se um sistema capaz de resolver diversos problemas que se tinha com grade horária, que anteriormente prejudicava o desempenho da escola. Sucedeu-se, sobretudo, construir uma grade automática e otimizada, que conseguiu satisfazer o corpo docente e discente do IFRN - Campus Ipanguaçu. Todavia, o SADHI está em progresso, e posteriormente estará solucionando outros problemas internos do campus.