Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

PROJETO PASSARINHO VERDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA.

Palavra-chaves: PASSARINHO VERDE, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50096
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "PROJETO PASSARINHO VERDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA."
    "resumo" => "Nosso propósito com o presente trabalho é apresentar, a experiência vivida e adquirida, enquanto docente, no desenvolvimento de pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências. O relato concentra-se na realização do Projeto Passarinho Verde desenvolvido com crianças de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona Norte de Manaus. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a sensibilidade nos alunos para adoção de atitudes voltadas à preservação ambiental e, posteriormente estender o saber adquirido durante o processo de estudo da teoria e desenvolvimento de ações práticas para a sua comunidade. As etapas aqui descritas vão desde a concepção do projeto, sua execução até a apresentação dos resultados. Assim, a partir dos desdobramentos refletir sobre o trabalho e promover discussão do ensino de Ciências na escola. Pensando nas gerações futuras, o trabalho realizado teve seus benefícios para a comunidade com a transformação do ambiente. Para seu desenvolvimento, realizamos observação no local com a intenção de definir estratégias de trabalho na escola e na comunidade, em conjunto com as crianças, além de entrevistas e aplicação de formulários à moradores e comunitários sobre as questões relevantes (modos de vida, situação socioeconômica, consciência ambiental, entre outras) para subsídios na continuidade do projeto. Finalizamos sinalizando a relevância da experiência educativa com os alunos do Ensino Fundamental I e alertamos que este trabalho é inconcluso, cabendo outras possibilidades de pesquisas e estudos. A área do igarapé de 8km, compreendemos ter grande potencial pedagógico para exploração de professores e estudiosos das diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PASSARINHO VERDE, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID406_06082017232814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON CLAY"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50096
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "PROJETO PASSARINHO VERDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA."
    "resumo" => "Nosso propósito com o presente trabalho é apresentar, a experiência vivida e adquirida, enquanto docente, no desenvolvimento de pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências. O relato concentra-se na realização do Projeto Passarinho Verde desenvolvido com crianças de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona Norte de Manaus. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a sensibilidade nos alunos para adoção de atitudes voltadas à preservação ambiental e, posteriormente estender o saber adquirido durante o processo de estudo da teoria e desenvolvimento de ações práticas para a sua comunidade. As etapas aqui descritas vão desde a concepção do projeto, sua execução até a apresentação dos resultados. Assim, a partir dos desdobramentos refletir sobre o trabalho e promover discussão do ensino de Ciências na escola. Pensando nas gerações futuras, o trabalho realizado teve seus benefícios para a comunidade com a transformação do ambiente. Para seu desenvolvimento, realizamos observação no local com a intenção de definir estratégias de trabalho na escola e na comunidade, em conjunto com as crianças, além de entrevistas e aplicação de formulários à moradores e comunitários sobre as questões relevantes (modos de vida, situação socioeconômica, consciência ambiental, entre outras) para subsídios na continuidade do projeto. Finalizamos sinalizando a relevância da experiência educativa com os alunos do Ensino Fundamental I e alertamos que este trabalho é inconcluso, cabendo outras possibilidades de pesquisas e estudos. A área do igarapé de 8km, compreendemos ter grande potencial pedagógico para exploração de professores e estudiosos das diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PASSARINHO VERDE, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIÊNCIA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID406_06082017232814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON CLAY"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Nosso propósito com o presente trabalho é apresentar, a experiência vivida e adquirida, enquanto docente, no desenvolvimento de pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências. O relato concentra-se na realização do Projeto Passarinho Verde desenvolvido com crianças de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona Norte de Manaus. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a sensibilidade nos alunos para adoção de atitudes voltadas à preservação ambiental e, posteriormente estender o saber adquirido durante o processo de estudo da teoria e desenvolvimento de ações práticas para a sua comunidade. As etapas aqui descritas vão desde a concepção do projeto, sua execução até a apresentação dos resultados. Assim, a partir dos desdobramentos refletir sobre o trabalho e promover discussão do ensino de Ciências na escola. Pensando nas gerações futuras, o trabalho realizado teve seus benefícios para a comunidade com a transformação do ambiente. Para seu desenvolvimento, realizamos observação no local com a intenção de definir estratégias de trabalho na escola e na comunidade, em conjunto com as crianças, além de entrevistas e aplicação de formulários à moradores e comunitários sobre as questões relevantes (modos de vida, situação socioeconômica, consciência ambiental, entre outras) para subsídios na continuidade do projeto. Finalizamos sinalizando a relevância da experiência educativa com os alunos do Ensino Fundamental I e alertamos que este trabalho é inconcluso, cabendo outras possibilidades de pesquisas e estudos. A área do igarapé de 8km, compreendemos ter grande potencial pedagógico para exploração de professores e estudiosos das diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.