A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores.