Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNO COM DEFICIÊNCIA, ESCOLA REGULAR Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49720
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 998
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO"
    "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNO COM DEFICIÊNCIA, ESCOLA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID998_12092017094908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA AMORIM"
    "autor_email" => "andyamorym@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49720
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 998
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO"
    "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNO COM DEFICIÊNCIA, ESCOLA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID998_12092017094908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA AMORIM"
    "autor_email" => "andyamorym@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.