Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

POLÍCIA E ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE PARCERIA NA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA.

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A presente exposição é produto de uma pesquisa-ação que está em andamento nas escolas Jornalista Demócrito Dummar e Francisca de Abreu Lima, no Bairro Canindezinho, na Regional V em Fortaleza. Faz parte das ações do projeto de extensão realizado na Universidade Estadual do Ceará (PROEX/UECE), intitulado: “Universidade e escola: articulação de práticas para a compreensão e prevenção do conflito na escola, que se propõe a analisar as questões da indisciplina dentro do contexto escolar” e sua a vinculação com o “Projeto Turminha do Ronda” da polícia militar do Ceará. Seguindo o cronograma do projeto de extensão, inicialmente foram realizados estudos em grupo de referencial teórico pertinente a temática da indisciplina escolar, seguido da escolha das escolas para realização da coleta de dados. A ação na escola iniciou com uma pesquisa diagnóstica com aplicação de questionários, com perguntas abertas, aos coordenadores e professores e posteriormente foi realizada a tabulação dos dados coletados. Com base nas informações obtidas, foram propostas palestras para os docentes e oficinas para os discentes, com a finalidade de trazer aos professores uma análise sobre a relação família e escola e, aos alunos, a viabilidade de adentrar na questão dos seus direitos e deveres com foco na indisciplina. Nessa disposição aliaram-se professores e bolsistas vinculados ao projeto de extensão, os quais são oriundos das Ciências Sociais, Pedagogia e Direito, para num esforço interdisciplinar contribuírem para esta reflexão. Até o momento avançou-se bastante na perspectiva de entender o contexto empírico onde se desenvolve as relações conflituosas, bem como as representações que os gestores e docentes têm destas práticas e como estão agindo para amenizar os conflitos. A coleta e sistematização dos dados empíricos foram relevantes para à luz da teoria propormos ações nas escolas envolvidas no projeto. Por fim, destaca-se que o projeto ainda concluirá as outras etapas propostas, momento em que se poderá refletir com mais precisão acerca dos resultados, considerando que até aqui temos conclusões parciais. Ao final das oficinas e da coleta das impressões da comunidade escolar sobre as ações do projeto de extensão será possível construir uma concepção mais clara sobre a temática.

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