Este estudo tem como objetivo analisar as convicções docentes acerca das formações ofertadas pela Secretária de Educação de Fortaleza (SME) com quatro docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Refere-se a um trabalho da disciplina Estágio Supervisionado/ Pesquisa e Diagnóstico, no curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará e justifica-se pela a importância em se debater a respeito da relação efetiva entre a formação ofertada por um determinado município do Ceará aos seus professores e suas opiniões sobre as articulações incurso neste procedimento formativo. Inicialmente foi feito um estudo bibliográfico sobre à temática Formação de Professores, em continuidade, foi realizada um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de um questionário aberto contendo questões que apoiasse a compreensão da problemática. Após isso, com cuidado analisamos e categorizamos as informações afim de obter reflexões sobre à temática, desta forma enriquecer a pesquisa de acordo com objetivo colocado. A partir desta pesquisa, apreendemos que as formações da SME, em sua maioria, não atendem aquilo que os docentes pensam e precisam para mudar seu fazer pedagógico por falta de nexos com a realidade do professor em sala/formações, sendo preciso buscar melhoramento e enriquecimento de competências, além disso mudanças importantes na formação e na construção da identidade do professor, e sabendo que processo de mudança se passa pela formação continuada. Por tanto, concluímos dizendo que ainda existe um percurso a ser trilhando em busca de qualidade nas formações continuadas que atendam às necessidades dos professores na sua prática pedagógica.