Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO COM FOCO NAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV

Palavra-chaves: ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49981
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO COM FOCO NAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG, que buscou responder a seguinte questão: “como estruturar o ensino aproximando as teorias do Ensino Desenvolvimental de Davydov e do Ensino Problêmico de Majmutov para que o aluno aprenda o conceito de função”? Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito de função por alunos do nível médio tendo por fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. A análise dos dados privilegiou o processo de formação do conceito de função a partir das ações dos alunos e do professor durante o experimento didático. Quanto à elaboração do plano de ensino, inicialmente avaliou-se o conhecimento de função pelos alunos, por meio de um instrumento com situação problema envolvendo esse conceito. Conclui-se que a teoria histórico-cultural merece destaque para o ensino-aprendizagem do conceito função, tendo em vista que o ensino é organizado intencionalmente para estimular o desenvolvimento do pensamento teórico. Os resultados finais mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentam dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA144_ID212_21072017213252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49981
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO COM FOCO NAS TEORIAS DE DAVYDOV E MAJMUTOV"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG, que buscou responder a seguinte questão: “como estruturar o ensino aproximando as teorias do Ensino Desenvolvimental de Davydov e do Ensino Problêmico de Majmutov para que o aluno aprenda o conceito de função”? Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito de função por alunos do nível médio tendo por fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. A análise dos dados privilegiou o processo de formação do conceito de função a partir das ações dos alunos e do professor durante o experimento didático. Quanto à elaboração do plano de ensino, inicialmente avaliou-se o conhecimento de função pelos alunos, por meio de um instrumento com situação problema envolvendo esse conceito. Conclui-se que a teoria histórico-cultural merece destaque para o ensino-aprendizagem do conceito função, tendo em vista que o ensino é organizado intencionalmente para estimular o desenvolvimento do pensamento teórico. Os resultados finais mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentam dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ENSINO POR PROBLEMAS, FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA144_ID212_21072017213252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma tese de doutorado parcialmente financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG, que buscou responder a seguinte questão: “como estruturar o ensino aproximando as teorias do Ensino Desenvolvimental de Davydov e do Ensino Problêmico de Majmutov para que o aluno aprenda o conceito de função”? Nessa oportunidade, exemplificar-se-á a abordagem do conceito de função em duas aulas seguidas com duração total de 90 minutos, por meio das teorias de Davydov e Majmutov. O objetivo geral foi analisar o ensino-aprendizagem do conceito de função por alunos do nível médio tendo por fundamentos essas teorias. Para isso, realizou-se um experimento didático formativo em uma unidade do Instituto Federal de Goiás. A análise dos dados privilegiou o processo de formação do conceito de função a partir das ações dos alunos e do professor durante o experimento didático. Quanto à elaboração do plano de ensino, inicialmente avaliou-se o conhecimento de função pelos alunos, por meio de um instrumento com situação problema envolvendo esse conceito. Conclui-se que a teoria histórico-cultural merece destaque para o ensino-aprendizagem do conceito função, tendo em vista que o ensino é organizado intencionalmente para estimular o desenvolvimento do pensamento teórico. Os resultados finais mostraram que: na organização do ensino, o problema a ser resolvido deve estar associado a uma necessidade dos alunos e envolver contradições; o professor deve conhecer o desenvolvimento lógico-histórico do conceito ensinado; inicialmente os alunos apresentam dificuldade em lidar com o problema, mas logo a superaram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.