Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: CONHECER PARA PRESERVAR

Palavra-chaves: CAATINGA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49723
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 2038
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: CONHECER PARA PRESERVAR"
    "resumo" => "A ação humana tem grande impacto na destruição da caatinga, ainda não foi possível estabelecer uma relação harmônica entre recursos naturais e desenvolvimento econômico. O bioma caatinga é o ecossistema brasileiro mais negligenciado quanto à conservação de sua biodiversidade. A falta de conhecimento, preservação e estudos revitalizam o paradigma de esquecimento dessa paisagem e, desse modo, dificultando a sua preservação, já que não se pode preservar aquilo que não se conhece. Diante disso, a Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de proporcionar aos estudantes uma proximidade com a sua realidade, a fim de que seja despertada sua compreensão e responsabilidade sobre bioma que está inserido. Diante disso, objetivamos nesse trabalho analisar uma experiência de Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga, com alunos de uma escola da rede pública, da cidade de Crateús-CE. O trabalho foi realizado em dois dias, no primeiro foram desenvolvidas as ações educativas/pedagógicas e no segundo, uma aula de campo na Reserva Natural Serra das Almas. No primeiro dia de ação, optou-se por realizar uma dinâmica com o propósito de promover a integração do grupo. Logo em seguida, propusemos um jogo de verdadeiro ou falso que verificou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o bioma caatinga. Logo depois, iniciou-se a exposição oral, com o mesmo assunto, onde os estudantes puderem conhecer e refletir sobre os conhecimentos que apresentavam sobre o bioma. Por fim, no segundo dia de ação, ocorreu à aula de campo na Unidade de Proteção Integral. Em linhas gerais foi observado que os alunos se mostraram bastante interessados e atenciosos junto às atividades realizadas, demonstrando que gostaram das metodologias aplicadas por conta das formas diferenciadas que abordamos o tema. Diante do exposto, acreditamos na superação dos desafios enfrentados atualmente pelo bioma caatinga, e que essa ação pedagógica serviu para orientar esses alunos da rede pública para um futuro com esperança de mudanças, visando sempre o bem comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID2038_15092017234217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THALIS FERREIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THALIS FERREIRA"
    "autor_email" => "thalisferreira@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49723
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 2038
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: CONHECER PARA PRESERVAR"
    "resumo" => "A ação humana tem grande impacto na destruição da caatinga, ainda não foi possível estabelecer uma relação harmônica entre recursos naturais e desenvolvimento econômico. O bioma caatinga é o ecossistema brasileiro mais negligenciado quanto à conservação de sua biodiversidade. A falta de conhecimento, preservação e estudos revitalizam o paradigma de esquecimento dessa paisagem e, desse modo, dificultando a sua preservação, já que não se pode preservar aquilo que não se conhece. Diante disso, a Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de proporcionar aos estudantes uma proximidade com a sua realidade, a fim de que seja despertada sua compreensão e responsabilidade sobre bioma que está inserido. Diante disso, objetivamos nesse trabalho analisar uma experiência de Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga, com alunos de uma escola da rede pública, da cidade de Crateús-CE. O trabalho foi realizado em dois dias, no primeiro foram desenvolvidas as ações educativas/pedagógicas e no segundo, uma aula de campo na Reserva Natural Serra das Almas. No primeiro dia de ação, optou-se por realizar uma dinâmica com o propósito de promover a integração do grupo. Logo em seguida, propusemos um jogo de verdadeiro ou falso que verificou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o bioma caatinga. Logo depois, iniciou-se a exposição oral, com o mesmo assunto, onde os estudantes puderem conhecer e refletir sobre os conhecimentos que apresentavam sobre o bioma. Por fim, no segundo dia de ação, ocorreu à aula de campo na Unidade de Proteção Integral. Em linhas gerais foi observado que os alunos se mostraram bastante interessados e atenciosos junto às atividades realizadas, demonstrando que gostaram das metodologias aplicadas por conta das formas diferenciadas que abordamos o tema. Diante do exposto, acreditamos na superação dos desafios enfrentados atualmente pelo bioma caatinga, e que essa ação pedagógica serviu para orientar esses alunos da rede pública para um futuro com esperança de mudanças, visando sempre o bem comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, PRESERVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID2038_15092017234217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THALIS FERREIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THALIS FERREIRA"
    "autor_email" => "thalisferreira@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A ação humana tem grande impacto na destruição da caatinga, ainda não foi possível estabelecer uma relação harmônica entre recursos naturais e desenvolvimento econômico. O bioma caatinga é o ecossistema brasileiro mais negligenciado quanto à conservação de sua biodiversidade. A falta de conhecimento, preservação e estudos revitalizam o paradigma de esquecimento dessa paisagem e, desse modo, dificultando a sua preservação, já que não se pode preservar aquilo que não se conhece. Diante disso, a Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de proporcionar aos estudantes uma proximidade com a sua realidade, a fim de que seja despertada sua compreensão e responsabilidade sobre bioma que está inserido. Diante disso, objetivamos nesse trabalho analisar uma experiência de Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga, com alunos de uma escola da rede pública, da cidade de Crateús-CE. O trabalho foi realizado em dois dias, no primeiro foram desenvolvidas as ações educativas/pedagógicas e no segundo, uma aula de campo na Reserva Natural Serra das Almas. No primeiro dia de ação, optou-se por realizar uma dinâmica com o propósito de promover a integração do grupo. Logo em seguida, propusemos um jogo de verdadeiro ou falso que verificou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o bioma caatinga. Logo depois, iniciou-se a exposição oral, com o mesmo assunto, onde os estudantes puderem conhecer e refletir sobre os conhecimentos que apresentavam sobre o bioma. Por fim, no segundo dia de ação, ocorreu à aula de campo na Unidade de Proteção Integral. Em linhas gerais foi observado que os alunos se mostraram bastante interessados e atenciosos junto às atividades realizadas, demonstrando que gostaram das metodologias aplicadas por conta das formas diferenciadas que abordamos o tema. Diante do exposto, acreditamos na superação dos desafios enfrentados atualmente pelo bioma caatinga, e que essa ação pedagógica serviu para orientar esses alunos da rede pública para um futuro com esperança de mudanças, visando sempre o bem comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.