Nesta pesquisa, buscamos investigar a abordagem do domínio caatinga no ensino médio por professores de Biologia de escolas estaduais do município de Itapipoca, Ceará. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, e teve como instrumentos utilizados na coleta de dados o questionário. A partir das análises dos questionários, percebemos que as práticas metodológicas empregadas pelos professores de Biologia nem sempre são as mais apropriadas para conceder aos alunos plenas condições para o desenvolvimento de um saber mais amplo e vinculado aos reais cenários encontrados no espaço da caatinga. Diante dos resultados percebe-se que o ensino do domínio caatinga nem sempre é abordado e quando é abordado, em sua maioria é de forma superficial, fator este que está atrelado ao ensino tradicional voltado para a fragmentação dos saberes, e provoca o desinteresse e a fragilização da compreensão, não só dos alunos, mas dos próprios professores. Dessa forma, para contornar esta realidade de ensino acerca do domínio caatinga, faz-se necessário que os professores reconheçam a sua relevância e riqueza, através, por exemplo, de ações que envolvam pesquisas, leituras e participação em cursos de capacitação.