Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA

Palavra-chaves: INICIAÇÃO A PESQUISA, GRUPO DE PESQUISA, REFLEXÃO CRÍTICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49959
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 1132
    "titulo" => "NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é apresentar uma formação diferenciada adquirida na participação no Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC), o grupo visa o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo nas áreas de educação, história e saúde coletiva, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensu e sctrito sensu) e de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina, pedagogia e profissionais de áreas afins, partilhando conhecimentos entre professor pesquisador e os integrantes, no qual valoriza o exercício do diálogo, promovendo a reflexão sobre a pesquisa e oportunizando o conhecimento científico. Os projetos do grupo integram pesquisas históricas, etnográficas e documentais no campo da educação. Sob enfoque metodológico de pesquisa exploratória, no intento de alcançar o objetivo optamos em realizar uma pesquisa bibliográfica, nos aportes teóricos de autores como Demo (2006), Girardello (2008), dentre outros que debatem sobre a definição de pesquisa, sobre a escrita científica, bem como a reflexividade adquirida com o desenvolvimento de pesquisas. No tocante a experiência relatada abordou-se a trajetória do grupo de pesquisa, a fim de apresentar seus objetivos e estudos realizados, discutindo os cuidados e a pessoalidade com a escrita científica, possibilitando assim a aproximação autoral. A partir do desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o grupo de pesquisa, específico, tem se constituído como um espaço formativo promovendo a reflexividade e contribuído para o desenvolvimento de pesquisas, oportunizando a dimensão do saber-fazer, do aprender fazendo e também da oportunidade de refletir criticamente, aprimorando o pensamento e estimulando a busca por soluções para os questionamentos surgidos cotidianamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO A PESQUISA, GRUPO DE PESQUISA, REFLEXÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID1132_15092017212816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA"
    "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49959
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 1132
    "titulo" => "NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é apresentar uma formação diferenciada adquirida na participação no Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC), o grupo visa o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo nas áreas de educação, história e saúde coletiva, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensu e sctrito sensu) e de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina, pedagogia e profissionais de áreas afins, partilhando conhecimentos entre professor pesquisador e os integrantes, no qual valoriza o exercício do diálogo, promovendo a reflexão sobre a pesquisa e oportunizando o conhecimento científico. Os projetos do grupo integram pesquisas históricas, etnográficas e documentais no campo da educação. Sob enfoque metodológico de pesquisa exploratória, no intento de alcançar o objetivo optamos em realizar uma pesquisa bibliográfica, nos aportes teóricos de autores como Demo (2006), Girardello (2008), dentre outros que debatem sobre a definição de pesquisa, sobre a escrita científica, bem como a reflexividade adquirida com o desenvolvimento de pesquisas. No tocante a experiência relatada abordou-se a trajetória do grupo de pesquisa, a fim de apresentar seus objetivos e estudos realizados, discutindo os cuidados e a pessoalidade com a escrita científica, possibilitando assim a aproximação autoral. A partir do desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o grupo de pesquisa, específico, tem se constituído como um espaço formativo promovendo a reflexividade e contribuído para o desenvolvimento de pesquisas, oportunizando a dimensão do saber-fazer, do aprender fazendo e também da oportunidade de refletir criticamente, aprimorando o pensamento e estimulando a busca por soluções para os questionamentos surgidos cotidianamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO A PESQUISA, GRUPO DE PESQUISA, REFLEXÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID1132_15092017212816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA"
    "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é apresentar uma formação diferenciada adquirida na participação no Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC), o grupo visa o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo nas áreas de educação, história e saúde coletiva, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensu e sctrito sensu) e de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina, pedagogia e profissionais de áreas afins, partilhando conhecimentos entre professor pesquisador e os integrantes, no qual valoriza o exercício do diálogo, promovendo a reflexão sobre a pesquisa e oportunizando o conhecimento científico. Os projetos do grupo integram pesquisas históricas, etnográficas e documentais no campo da educação. Sob enfoque metodológico de pesquisa exploratória, no intento de alcançar o objetivo optamos em realizar uma pesquisa bibliográfica, nos aportes teóricos de autores como Demo (2006), Girardello (2008), dentre outros que debatem sobre a definição de pesquisa, sobre a escrita científica, bem como a reflexividade adquirida com o desenvolvimento de pesquisas. No tocante a experiência relatada abordou-se a trajetória do grupo de pesquisa, a fim de apresentar seus objetivos e estudos realizados, discutindo os cuidados e a pessoalidade com a escrita científica, possibilitando assim a aproximação autoral. A partir do desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o grupo de pesquisa, específico, tem se constituído como um espaço formativo promovendo a reflexividade e contribuído para o desenvolvimento de pesquisas, oportunizando a dimensão do saber-fazer, do aprender fazendo e também da oportunidade de refletir criticamente, aprimorando o pensamento e estimulando a busca por soluções para os questionamentos surgidos cotidianamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.